Gestão de Transporte

5 dicas para prospectar clientes para a sua transportadora

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5 dicas para prospectar clientes para a sua transportadora
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 24 de abril de 2023

Toda a ideia de negócio – que possui um plano de negócios -, tem viabilidade quando bem planejado e executado. Você identifica uma demanda, pensa em um conceito de serviço e oferece ao público, em uma relação de procura versus oferta. O segmento de transportadoras não é diferente. Sempre vai existir a demanda, já que pessoas e empresas precisam do serviço, bem como as prestadoras que o oferecem.

A questão é que, hoje em dia, com a concorrência acirrada e a enorme facilidade que o público tem em encontrar fornecedores para suprirem a sua demanda, o que faz a diferença entre fechar ou não um negócio é a estratégia que você adota para a captação de clientes.

Pensando nisso, listamos algumas dicas para você prospectar e atrair os clientes para a sua transportadora. Acompanhe:

    #1. Invista em relacionamento

    Essa é a dica de ouro tanto para a fidelização quanto para a prospecção de novos clientes. Isso porque investir em relacionamento é essencial para garantir a satisfação do público, e, por consequência, ser escolhido em um segundo momento para a prestação de serviços.

    Além dos requisitos básicos, como ter uma tabela de preços competitiva e cumprir os prazos firmados em contrato, a sua transportadora deve oferecer extras que vão atrair e fidelizar os clientes.

    Na aproximação com o público vale de tudo um pouco: descontos progressivos, serviços personalizados e até mesmo ações mais pessoais, como parabenização pelo aniversário ou outra data importante. Lembre-se de que o cliente gosta de se sentir importante, e por isso é papel da sua transportadora superar as suas expectativas.

    Tendo uma cartela de clientes fidelizada, automaticamente você também ganha pontos no quesito prospecção. Isso porque cliente satisfeito e com relacionamento próximo é um propagador da sua empresa, e com certeza vai indicar a sua transportadora a parceiros, pois confia no serviço prestado.

    #2. Analise a concorrência

    Analisar a concorrência não é sinônimo de falta de capacidade na sua gestão, pelo contrário. Para poder ser mais assertivo nas decisões da transportadora, é preciso absorver o máximo de informações sobre o mercado em que a sua empresa atua, e isso inclui também, saber das movimentações do seu concorrente.

    Perceba os pontos fracos e fortes, as ações que estão implementando, aprenda com eles e faça uma análise interna. Adéque os pontos que achar pertinentes e trace suas próprias estratégias.

    #3. Invista em publicidade

    Quem não é visto não é conhecido, portanto é essencial que a sua transportadora tenha um plano de marketing e publicidade. Ao contrário do que possa parecer em um primeiro momento, ele não é um gasto, mas deve, sim, ser considerado um investimento, do qual o retorno é certo, mesmo que não imediatamente.

    Dentre as ações destacam-se as de mídia offline, como banners, outdoors e anúncios, e as digitais, com a presença ativa nas redes sociais e blog, por exemplo. Aproximar a sua marca do público é essencial para poder atrair novos clientes para a sua transportadora.

    #4. Use a tecnologia a seu favor

    De nada adianta você investir alto em publicidade, analisar a concorrência e ter o intuito de personalizar o atendimento para poder construir um relacionamento, se você não consegue cumprir o mínimo esperado pelos seus clientes.

    Para manter a agilidade, é fundamental que a sua transportadora conte com softwares de logística, que vão facilitar os processos burocráticos e auxiliar no dia a dia da sua gestão.

    #5. Busque atualização constante

    Para que você saiba onde estão seus potenciais clientes e como fazer para chegar até eles, é essencial que você busque atualização constante. Isso inclui participar de treinamentos, encontros e fóruns do setor, além de buscar conteúdos sobre as tendências do mercado de transporte.

    Além de ser essencial para a prospecção, a atualização e o conhecimento no setor fazem com que você antecipe as necessidades dos clientes que a sua transportadora já atende, ajudando no relacionamento e na prestação de serviços.

    E você, está empenhado nas ações para atrair clientes para a sua transportadora? Ficou com alguma dúvida sobre as dicas que listamos? Escreva pra gente pelos comentários!