Gestão de TransporteTransportadora

6 motivos para investir em um software de logística em 2017

3 minutos de leitura
6 motivos para investir em um software de logística em 2017
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 25 de março de 2021

Índice

    No começo de 2016, quem costumava ler jornais ou assistir a noticiários na TV sempre se deparava com uma notícia relacionada à recessão econômica do país e seus impactos negativos em diversos setores da economia. Os meses se passaram, o novo chegou ao fim e ainda continuamos sendo bombardeados com as mesmas manchetes, somadas a outras como consumo em baixa, PIB (Produto Interno Bruto) em queda e taxas de juros em alta.

    Este complexo cenário passou a desafiar ainda mais os empreendedores, principalmente os do setor logístico. Embora a solução para estes problemas não possa ser achada através de uma fórmula, já se sabe que a eficiência e a rapidez na entrega serão os fatores determinantes para dribla-los. E para isto, a adoção de um software para logística será crucial para melhorar a qualidade dos serviços de transporte e destacar a transportadoras num mercado que é altamente competitivo.

    A seguir, descubra 6 motivos pelos quais você deve investir em um software de logística em 2017!

    1. Redução de custos operacionais

    Com um software de logística, o gestor consegue reduzir custos operacionais tanto no processo de manejo dos produtos dentro do armazém (por meio de informações precisas para o efetivo controle de armazenagem), como no transporte das mercadorias, através de um sistema de registro de ocorrências que aumenta a produtividade e confiabilidade das entregas. Dessa forma, o gestor consegue se beneficiar da economia de recursos financeiros, o que é fundamental em tempos de crise.

    2. Garantia de controle de estoque

    As tarefas de receber, armazenar, localizar e despachar mercadorias ficam muito mais rápidas e fáceis com um bom software para logística. Com ele, os responsáveis pelo armazém podem controlar desde os processos de recebimento até os de reabastecimento de pickings e bloqueio de produtos. Assim, a transportadora consegue identificar avarias mais rapidamente, atender seus clientes com maior agilidade e ganhar vantagens competitivas no mercado.

    3. Agilidade nas tomadas de decisão

    Pelos gestores de transportadoras, já é sabido que a demora nas tomadas de decisão pode gerar inúmeros prejuízos para o negócio. Mas com um TMS (Sistema para Gestão de Transportes), eles podem extrair inúmeras informações estratégicas, tais como a performance de entrega e o prazo médio de recebimento, e analisa-las de forma instantânea. Isto, sem dúvida, aumenta a assertividade das decisões e a rapidez na gestão das operações.

    4. Facilidade da geração de documentos fiscais

    A transportadora também pode contar com softwares logísticos para fazer a emissão do CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico) e do MDFe (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais). As melhores soluções de emissão do mercado, além de serem estruturadas de acordo com os padrões técnicos estipulados pelos órgãos fiscais, ainda facilitam a operação de emissão e permitem o envio automático dos documentos para o e-mail dos envolvidos.

    5. Integração de pessoas, sistemas e processos

    Todos os processos logísticos da transportadora são configurados dentro do software logístico, que indica aos colaboradores o fluxo mais adequado para os processos de armazenagem, transporte e expedição de mercadorias. Com estes três elementos interligados por meio do software, os gestores da empresa passam a ter uma maior visibilidade da cadeia de transporte, podendo assim identificar problemas mais rapidamente e melhorar o fluxo logístico.

    6. Tranquilidade frente ao aumento da burocracia

    Logo no início de 2016, as transportadoras e as empresas de varejo do Brasil foram pegas de surpresa com o aumento da burocracia tributária e com a partilha do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) entre os Estados. Neste cenário, recorrer à adoção de um software de logística é inevitável, já que ele permite às transportadoras otimizarem seus processos, reduzirem custos e, assim, driblarem os entraves burocráticos impostos pelo Governo.

    E então, percebeu como é importante adotar um software logístico para a sua operações e começar 2017 na frente? Para conhecer as melhores soluções para sua transportadora, conte com a Hivecloud! E caso tenha ficado alguma dúvida relacionada ao funcionamento desta solução, aproveite para deixá-la nos comentários ou entrar em contato conosco!

    Índice

      Artigos relacionados

      Indústria 4.0 e os Benefícios na Gestão de Transporte Terceirizado
      Gestão de Transporte

      Indústria 4.0 e os Benefícios na Gestão de Transporte Terceirizado

      Ler conteúdo
      Os prós e contras da terceirização no transporte de cargas
      Transportadora

      Os prós e contras da terceirização no transporte de cargas

      Ler conteúdo
      Transporte de carga fechada: Conheça as características operacionais
      Gestão de Transporte

      Transporte de carga fechada: Conheça as características operacionais

      Ler conteúdo
      Estrutura da transportadora x Volume de pedidos: como conciliar?
      Gestão de Transporte

      Estrutura da transportadora x Volume de pedidos: como conciliar?

      Ler conteúdo