Documentos FiscaisMDFe

Você está atualizado com as obrigatoriedades do MDFe?

2 minutos de leitura
Você está atualizado com as obrigatoriedades do MDFe?
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 28 de março de 2023

Quem trabalha no setor de transportes precisa estar se atualizando constantemente, pois todos os anos acontecem mudanças na regulamentação e fiscalização do setor. Uma das últimas alterações aconteceu em abril de 2016 e diz respeito às exigências para emissão de MDFe.

Antes dessa mudança, estavam vigentes as obrigações instituídas pelo ajuste SINIEF 24/2013, que determinava a emissão de Manifesto para transportes interestaduais com mais de uma nota ou conhecimento de transporte.

Porém, como dito, em abril de 2016 o novo ajuste SINIEF 009/2015 alterou as exigências para emissão deste documento. Com a mudança, todos as operações de transporte interestaduais precisam emitir MDFe, mesmo os que levam apenas uma nota fiscal ou um conhecimento de transporte.

Ou seja, se você é:

  • Empresa que possui veículos próprios para o transporte
  •  Contratante de transportadores autônomos
  •  Empresas de transporte de cargas

E contrata e/ou realiza transporte interestadual de cargas com pelo menos um(a):

  • Conhecimento de Transporte
  • Nota fiscal

Precisa assegurar que o Manifesto de Documento Fiscal está sendo transportado em suas operações, sob pena de multa ou apreensão do veículo na ausência do documento.

É válido ressaltar que, no caso do transporte ser feito por transportador autônomo, o responsável pela emissão de MDFe é a empresa emitente da NFe das cargas.

Portanto, se sua empresa ou transportadora se encaixa nos requisitos acima e ainda não emite MDFe, ela está correndo sérios riscos de se prejudicar com multas! Para evitar isso, você pode utilizar o Hivecloud MDFe em suas operações, um emissor 100% online e que oferece suporte 24h na emissão! Experimente grátis nosso software!

    Relembre a finalidade do MDFe

    O Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDFe) é um documento criado para registrar todos os documentos fiscais que estão sendo transportados (CTe, NFe, notas fiscais tradicionais tipo 1 ou 1A).

    Ele foi lançado para substituir o Manifesto de Cargas (modelo 25) e a Capa de Lote Eletrônica (CL-e) e tinha como objetivo melhorar a fiscalização sobre o que foi declarado e o que foi realmente entregue, além de proporcionar mais agilidade para as operações de transporte ao diminuir o tempo de espera nos postos de fiscalização.

    Você ainda tem alguma dúvida sobre as funcionalidades do MDFe? Nós preparamos um conteúdo especial que vai lhe ajudar a entender tudo que precisa para não correr risco de ter suas atividades prejudicadas.

    Acesse agora mesmo material gratuito Guia Prático do MDFe e entenda o funcionamento prático deste documento.

    Faça sua primeira emissão de MDFe grátis

    Experimente agora o emissor de MDFe mais rápido do mercado!

    Faça sua primeira emissão de MDFe grátis
    *Ao inscrever-se, você aceita nossos Termos de Uso.