IndústriaLogística

O que é cadeia End To End e sua importância na logística

4 minutos de leitura
O que é cadeia End To End e sua importância na logística
Daniel Brasil
Escrito por:
Atualizado em 8 de dezembro de 2021

Índice

    A cadeia end to end ligada à sustentabilidade é um tema e uma necessidade global que está em alta em muitos segmentos do mercado, inclusive no campo logístico de indústrias.

    Além do desejo de baratear os custos e promover mais qualidade nas entregas, há algum tempo as empresas se mobilizam na busca por estratégias que sejam menos onerosas ao meio ambiente e aos seus consumidores.

    Nesse sentido, a cadeia end to end surge como uma alternativa extremamente eficaz e que oferece diversas vantagens para as empresas, por isso ela vem ganhando cada vez mais destaque no que diz respeito à logística sustentável.

    Para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, neste artigo vamos explicar o que é, qual a importância e como funciona o processo de ponta a ponta. 

    Assim, você vai entender como se dá essa relação com o frete terceirizado, bem como outros aspectos que envolvem desde a produção do produto até a entrega final ao consumidor.

    Vamos lá?

    O que é uma cadeia end to end?

    Em primeiro lugar, para facilitar a sua compreensão, é importante entender de onde surgiu esse termo.

    A palavra cadeia diz respeito a um conjunto de atividades integradas, ou seja, que estão interligadas de alguma forma e são essenciais para fazer uma operação funcionar da melhor maneira possível. Já o  “end to end”, expressão originária do inglês, significa o mesmo que “de ponta a ponta” na logística.

    Dessa forma, entende-se que a cadeia end to end é uma estratégia de gestão cujo objetivo é conectar a administração das etapas logísticas desde o primeiro contato com os fornecedores até o momento quando o cliente recebe o produto, a partir de ações que promovam alta eficiência em todas elas.

    Outra característica primordial na construção de um processo end to end é que ele deve responder às boas práticas dentro e fora da empresa, garantindo resultados cada vez mais assertivos e que estejam em conformidade com os princípios sustentáveis.

    Qual a importância da cadeia end to end na logística?

    As cadeias end to end são importantes porque contribuem para modular estrategicamente o ritmo da operação.

    Com isso, os gestores conseguem ter mais controle em relação a todos os estágios de um produto, desde a coleta de insumos até o transporte das mercadorias, o que confere uma série de benefícios para as partes envolvidas nessa atividade.

    Criar uma política de logística sustentável na empresa também envolve um esforço coletivo para entender que, com a mudança de comportamento dos consumidores, adotar esse posicionamento é caminhar de encontro às transformações globais.

    Afinal, o mundo está concentrando energia em investir nas soluções que causam menos impactos sociais e ambientais, com a intenção de estimular as pessoas a terem mais qualidade de vida. 

    Quais são os benefícios de uma cadeia ponta a ponta para a empresa?

    Existem diversas vantagens em adotar um modelo de gestão voltado para a cadeia end to end. Listamos os principais para você entender como ela beneficia não só a empresa, mas também os clientes. Confira abaixo!

    1. Mais eficiência, menos custo

    Com a integração dos processos é possível otimizar a operação, o que vai fazê-la ficar ainda mais produtiva, trazendo retorno financeiro e, ao mesmo tempo, a redução de diversos custos.

    Isto ocorre porque, considerando que se tem um domínio maior sobre o que está acontecendo em cada etapa da cadeia, é mais fácil identificar os pontos onde os recursos devem ter o aproveitamento direcionado de outra forma.

    Nesse sentido, a tendência é que o relacionamento com fornecedores e parceiros fique mais sólido, já que ambos vão seguir as mesmas práticas, gerando uma confiabilidade mais aguçada entre as partes.

    2. Tomada de decisão mais assertiva, visibilidade potencializada

    A partir das informações coletadas em cada estágio do end to end, a empresa consegue construir uma base sólida de dados que serve como uma espécie de guia para entender quais problemas existem ou podem ser evitados durante as etapas que o produto passa.

    Isso ajuda a desenvolver, inclusive, estratégias para resolver potenciais gargalos em tempo hábil. Portanto, entende-se que o gestor terá o arsenal necessário para tomar decisões pertinentes de acordo com o que ele busca solucionar. 

    3. Olhar panorâmico

    Ter a possibilidade de observar como o processo macro desempenha em tempo real, já que o cenário de ponta a ponta permite essa abertura, é uma ótima oportunidade para o negócio e traz grandes chances de que ele alavanque mais rápido.

    À medida que a operação vai acontecendo, quem está na administração logística ganha conhecimento para ir gerenciando as áreas envolvidas de acordo com o que recebe de informação. 

    Como funciona na prática?

    Levando em consideração todos os benefícios apontados até aqui, pode-se dizer que, na prática, a principal função da cadeia end to end é organizar tudo que diz respeito à rotina da empresa. Assim, o serviço se torna muito mais eficaz, o que ajuda a evitar contratempos.

    Dessa maneira, a integração pode ser feita a partir de uma série de metodologias que gerenciam os fornecedores logísticos, como é o caso do modelo 3PL, onde uma empresa terceirizada fica responsável por cuidar das operações do embarcador de carga.

    A sigla 3PL quer dizer Third-party Logistics, que em português quer dizer “terceira parte logística”, a qual se refere à terceirização de processos logísticos.

    Este artigo te ajudou? Então, que tal conhecer melhor o nosso Guia da Terceirização Logística? Nele, reunimos as melhores práticas em gestão logística para você reduzir custos e aumentar a eficiência das transportadoras terceirizadas.