As últimas semanas não têm sido fáceis para o setor logístico no Brasil, que vem sofrendo cada vez mais com os impactos causados pela Covid-19. Baixa na demanda, guerra de fretes e a necessidade de ter que operar com pouca carga são algumas das dificuldades que as transportadoras na quarentena vêm sentindo.
E, apesar das medidas de isolamento e da recomendação para as pessoas ficarem em casa para conter a transmissão do vírus, o transporte de cargas não parou. Isso porque é um serviço essencial, isto é, responsável pelo abastecimento de mercados, farmácias e outros setores que suprem as necessidades básicas da população nesse momento.
Logo, transportadoras de todo Brasil precisaram começar a trabalhar em casa, com a estrutura que cada uma tem, para evitar a exposição ao vírus. Mas também sabemos que não têm sido uma tarefa fácil gerenciar as operações fora do ambiente de trabalho. A comunicação com a equipe muda e a forma como o gestor de transportadora realiza as suas atividades também acaba sofrendo adaptações.
Por esses motivos, listamos neste artigo as 5 principais formas que a Hivecloud tem ajudado as transportadoras durante a pandemia, permitindo que as empresas do setor continuem suas atividades da melhor forma possível.
1. Emissão de documentos fiscais de qualquer lugar
No território brasileiro são exigidos diferentes documentos fiscais para o transporte de cargas, como é o caso do CTe (Conhecimento de Transporte eletrônico) e do MDFe (Manifesto de Documentos Fiscais eletrônico).
Essas documentações são importantes para evitar apreensões e multas durante fiscalizações, sendo exigidas no transporte de cargas em todo o território nacional. Entretanto, nesse período com transportadoras na quarentena, é arriscado sair de casa para emitir os documentos, quando os emissores ficam instalados nas máquinas da empresa.
Para evitar esse transtorno e o risco de contaminação, é possível emitir as documentações sem deslocamento usando os softwares online da Hivecloud.
Os sistemas Hivecloud CTe e Hivecloud MDFe podem fazer toda a diferença nesse momento de trabalho à distância, pois incluem:
- Emissão de CTe e MDFe sem precisar sair de casa;
- Sistemas 100% online e acessíveis em qualquer computador, não havendo a necessidade de baixar programa;
- Suporte 24 horas para tirar dúvidas sobre emissão;
- Sistemas atualizados de acordo com as exigências da lei;
- Geração do DACTe e DAMDFe, que são versões simplificadas do CTe e do MDFe e obrigatórias durante o transporte de mercadoria, de forma física ou digital.
2. Gestão de transportadora à distância
Com as medidas de não aglomeração solicitadas pelo Governo nesse período de pandemia, milhares de empresas estão trabalhando no modo home office. Especialistas apontam que essa foi a primeira grande mudança necessária na gestão logística. Dessa forma, gestores e funcionários estão realizando de casa as atividades administrativas e aproveitando mais do que nunca as ferramentas online que ajudam na produtividade do trabalho.
Para isso, as transportadoras podem com contar com o Softtware TMS, uma ferramenta para gestão de transporte de cargas totalmente online. Com ela, o gestor de transportadora pode cuidar de todas as operações sem sair de casa, utilizando o sistema em qualquer computador.
São diversas funcionalidades às transportadoras:
- Gestão centralizada de todas as operações de transporte;
- Controle de clientes, motoristas e veículos;
- Controle e emissão dos documentos de transporte (CTe e MDFe);
- Acompanhar a carga em tempo real por aplicativo;
- Realizar o controle financeiro da transportadora;
- Criar mais de um usuário para funcionários terem acesso simultâneo;
- Gerar relatórios financeiros e de desempenho;
- Ter suporte 24 horas.
Além de tudo isso, você pode realizar a averbação (seguro) de carga e gerar o CIOT. Assim, o tempo que você passaria solicitando esses processos é reduzido e seu trabalho torna-se muito mais prático.
E atenção sobre a obrigatoriedade da geração do CIOT: devido ao período de pandemia do Coronavírus, a ANTT desobrigou a emissão do CIOT para todos. Neste período, sua obrigação é apenas na contratação de TAC (Transportador Autônomo de Cargas) ou equiparado.
3. Venda de fretes online
Como falamos no início do artigo, uma das consequências dessa pandemia foi a baixa da demanda de fretes. Apesar da diminuição significativa na compra de produtos não essenciais, o transporte de itens de necessidade básica para a população sofreu menos os impactos da crise.
Esse cenário trouxe para diversas transportadoras o desafio de precisar atender a diferentes mercados e outros efeitos no modo de operacionalizar os transportes, os quais discutimos em nosso último webinar de logística.
4. Atendimento especializado
Nesse período que estamos vivenciando, podemos perceber como é importante ter alguém para nos ajudar em momentos difíceis. E é pensando sempre em nossos clientes que a Hivecloud tem um time de suporte 24 horas. Pronto para tirar qualquer dúvida sobre os produtos e sem deixar que nenhum cliente fique sem atendimento.
E para as transportadoras na quarentena que se preocupam com a capacitação dos seus funcionários, oferecemos treinamentos online de qualquer um dos nossos produtos.
Por fim, queremos dizer que a Hivecloud também está trabalhando de casa, mas com a qualidade e o ânimo de sempre para te ajudar. Todos os nossos serviços e produtos continuam funcionando normalmente.
Você pode conhecer qualquer uma das nossas ferramentas se cadastrando em nosso site e ainda tirar suas dúvidas com nosso time de consultores, que estão trabalhando online das suas casas para conversar com você através do chat ou telefone.