Gestão de TransporteTransportadora

Como a Hivecloud está ajudando transportadoras na quarentena

4 minutos de leitura
Como a Hivecloud está ajudando transportadoras na quarentena
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 22 de janeiro de 2024

As últimas semanas não têm sido fáceis para o setor logístico no Brasil, que vem sofrendo cada vez mais com os impactos causados pela Covid-19. Baixa na demanda, guerra de fretes e a necessidade de ter que operar com pouca carga são algumas das dificuldades que as transportadoras na quarentena vêm sentindo.

E, apesar das medidas de isolamento e da recomendação para as pessoas ficarem em casa para conter a transmissão do vírus, o transporte de cargas não parou. Isso porque é um serviço essencial, isto é, responsável pelo abastecimento de mercados, farmácias e outros setores que suprem as necessidades básicas da população nesse momento.

Logo, transportadoras de todo Brasil precisaram começar a trabalhar em casa, com a estrutura que cada uma tem, para evitar a exposição ao vírus. Mas também sabemos que não têm sido uma tarefa fácil gerenciar as operações fora do ambiente de trabalho. A comunicação com a equipe muda e a forma como o gestor de transportadora realiza as suas atividades também acaba sofrendo adaptações.

Por esses motivos, listamos neste artigo as 5 principais formas que a Hivecloud tem ajudado as transportadoras durante a pandemia, permitindo que as empresas do setor continuem suas atividades da melhor forma possível. 

    1. Emissão de documentos fiscais de qualquer lugar

    No território brasileiro são exigidos diferentes documentos fiscais para o transporte de cargas, como é o caso do CTe (Conhecimento de Transporte eletrônico) e do MDFe (Manifesto de Documentos Fiscais eletrônico).

    Essas documentações são importantes para evitar apreensões e multas durante fiscalizações, sendo exigidas no transporte de cargas em todo o território nacional.  Entretanto, nesse período com transportadoras na quarentena, é arriscado sair de casa para emitir os documentos, quando os emissores ficam instalados nas máquinas da empresa.

    Para evitar esse transtorno e o risco de contaminação, é possível emitir as documentações sem deslocamento usando os softwares online da Hivecloud.

    Os sistemas Hivecloud CTe e Hivecloud MDFe podem fazer toda a diferença nesse momento de trabalho à distância, pois incluem:

    • Emissão de CTe e MDFe sem precisar sair de casa;
    • Sistemas 100% online e acessíveis em qualquer computador, não havendo a necessidade de baixar programa;
    • Suporte 24 horas para tirar dúvidas sobre emissão;
    • Sistemas atualizados de acordo com as exigências da lei;
    • Geração do DACTe e DAMDFe, que são versões simplificadas do CTe e do MDFe e obrigatórias durante o transporte de mercadoria, de forma física ou digital.

    2. Gestão de transportadora à distância

    Com as medidas de não aglomeração solicitadas pelo Governo nesse período de pandemia, milhares de empresas estão trabalhando no modo home office. Especialistas apontam que essa foi a primeira grande mudança necessária na gestão logística. Dessa forma, gestores e funcionários estão realizando de casa as atividades administrativas e aproveitando mais do que nunca as ferramentas online que ajudam na produtividade do trabalho.

    Para isso, as transportadoras podem com contar com o Softtware TMS, uma ferramenta para gestão de transporte de cargas totalmente online. Com ela, o gestor de transportadora pode cuidar de todas as operações sem sair de casa, utilizando o sistema em qualquer computador.

    São diversas funcionalidades às transportadoras:

    • Gestão centralizada de todas as operações de transporte;
    • Controle de clientes, motoristas e veículos;
    • Controle e emissão dos documentos de transporte (CTe e MDFe);
    • Acompanhar a carga em tempo real por aplicativo;
    • Realizar o controle financeiro da transportadora;
    • Criar mais de um usuário para funcionários terem acesso simultâneo;
    • Gerar relatórios financeiros e de desempenho;
    • Ter suporte 24 horas.

    Além de tudo isso, você pode realizar a averbação (seguro) de carga e gerar o CIOT. Assim, o tempo que você passaria solicitando esses processos é reduzido e seu trabalho torna-se muito mais prático.

    E atenção sobre a obrigatoriedade da geração do CIOT: devido ao período de pandemia do Coronavírus, a  ANTT desobrigou a emissão do CIOT para todos. Neste período, sua obrigação é apenas na contratação de TAC (Transportador Autônomo de Cargas) ou equiparado.

    3. Venda de fretes online

    Como falamos no início do artigo, uma das consequências dessa pandemia foi a baixa da demanda de fretes. Apesar da diminuição significativa na compra de produtos não essenciais, o transporte de itens de necessidade básica para a população sofreu menos os impactos da crise.

    Esse cenário trouxe para diversas transportadoras o desafio de precisar atender a diferentes mercados e outros efeitos no modo de operacionalizar os transportes, os quais discutimos em nosso último webinar de logística.

    4. Atendimento especializado

    Nesse período que estamos vivenciando, podemos perceber como é importante ter alguém para nos ajudar em momentos difíceis. E é pensando sempre em nossos clientes que a Hivecloud tem um time de suporte 24 horas. Pronto para tirar qualquer dúvida sobre os produtos e sem deixar que nenhum cliente fique sem atendimento.

    E para as transportadoras na quarentena que se preocupam com a capacitação dos seus funcionários, oferecemos treinamentos online de qualquer um dos nossos produtos.

    Por fim, queremos dizer que a Hivecloud também está trabalhando de casa, mas com a qualidade e o ânimo de sempre para te ajudar. Todos os nossos serviços e produtos continuam funcionando normalmente.

    Você pode conhecer qualquer uma das nossas ferramentas se cadastrando em nosso site e ainda tirar suas dúvidas com nosso time de consultores, que estão trabalhando online das suas casas para conversar com você através do chat ou telefone. 

    Saiba que vamos passar por essa crise juntos e estaremos aqui para o que a sua transportadora precisar. Pode contar com a gente!