Blog hivecloud

Como a Hivecloud está ajudando transportadoras na quarentena

Como a Hivecloud está ajudando transportadoras na quarentena

Índice

As últimas semanas não têm sido fáceis para o setor logístico no Brasil, que vem sofrendo cada vez mais com os impactos causados pela Covid-19. Baixa na demanda, guerra de fretes e a necessidade de ter que operar com pouca carga são algumas das dificuldades que as transportadoras na quarentena vêm sentindo.

E, apesar das medidas de isolamento e da recomendação para as pessoas ficarem em casa para conter a transmissão do vírus, o transporte de cargas não parou. Isso porque é um serviço essencial, isto é, responsável pelo abastecimento de mercados, farmácias e outros setores que suprem as necessidades básicas da população nesse momento.

Logo, transportadoras de todo Brasil precisaram começar a trabalhar em casa, com a estrutura que cada uma tem, para evitar a exposição ao vírus. Mas também sabemos que não têm sido uma tarefa fácil gerenciar as operações fora do ambiente de trabalho. A comunicação com a equipe muda e a forma como o gestor de transportadora realiza as suas atividades também acaba sofrendo adaptações.

Por esses motivos, listamos neste artigo as 5 principais formas que a Hivecloud tem ajudado as transportadoras durante a pandemia, permitindo que as empresas do setor continuem suas atividades da melhor forma possível. 

1. Emissão de documentos fiscais de qualquer lugar

No território brasileiro são exigidos diferentes documentos fiscais para o transporte de cargas, como é o caso do CTe (Conhecimento de Transporte eletrônico) e do MDFe (Manifesto de Documentos Fiscais eletrônico).

Essas documentações são importantes para evitar apreensões e multas durante fiscalizações, sendo exigidas no transporte de cargas em todo o território nacional.  Entretanto, nesse período com transportadoras na quarentena, é arriscado sair de casa para emitir os documentos, quando os emissores ficam instalados nas máquinas da empresa.

Para evitar esse transtorno e o risco de contaminação, é possível emitir as documentações sem deslocamento usando os softwares online da Hivecloud.

Os sistemas Hivecloud CTe e Hivecloud MDFe podem fazer toda a diferença nesse momento de trabalho à distância, pois incluem:

  • Emissão de CTe e MDFe sem precisar sair de casa;
  • Sistemas 100% online e acessíveis em qualquer computador, não havendo a necessidade de baixar programa;
  • Suporte 24 horas para tirar dúvidas sobre emissão;
  • Sistemas atualizados de acordo com as exigências da lei;
  • Emissão do DACTe e DAMDFe, que são versões impressas do CTe e do MDFe e obrigatórias durante o transporte de mercadoria.

2. Gestão de transportadora à distância

Com as medidas de não aglomeração solicitadas pelo Governo nesse período de pandemia, milhares de empresas estão trabalhando no modo home office. Especialistas apontam que essa foi a primeira grande mudança necessária na gestão logística. Dessa forma, gestores e funcionários estão realizando de casa as atividades administrativas e aproveitando mais do que nunca as ferramentas online que ajudam na produtividade do trabalho.

Para isso, as transportadoras podem com contar com o Hivecloud TMS, nossa ferramenta para gestão de transporte de cargas totalmente online. Com ela, o gestor de transportadora pode cuidar de todas as operações sem sair de casa, utilizando o sistema em qualquer computador.

O Hivecloud TMS oferece diversas funcionalidades às transportadoras na quarentena, permitindo:

  • Gestão centralizada de todas as operações de transporte;
  • Controle de clientes, motoristas e veículos;
  • Controle e emissão dos documentos de transporte (CTe e MDFe);
  • Acompanhar a carga em tempo real por aplicativo;
  • Realizar o controle financeiro da transportadora;
  • Criar mais de um usuário para funcionários terem acesso simultâneo;
  • Gerar relatórios financeiros e de desempenho;
  • Ter suporte 24 horas.
sistema TMS da Hivecloud
O Hivecloud TMS é um sistema completo para transportadoras que desejam otimizar suas operações e atividades administrativas.

Além de tudo isso, você pode realizar a averbação (seguro) de carga e gerar o CIOT dentro do nosso sistema TMS. Assim, o tempo que você passaria solicitando esses processos é reduzido e seu trabalho torna-se muito mais prático.

E atenção sobre a obrigatoriedade da geração do CIOT: devido ao período de pandemia do Coronavírus, a  ANTT desobrigou a emissão do CIOT para todos. Neste período, sua obrigação é apenas na contratação de TAC (Transportador Autônomo de Cargas) ou equiparado.

3. Venda de fretes online

Como falamos no início do artigo, uma das consequências dessa pandemia foi a baixa da demanda de fretes. Apesar da diminuição significativa na compra de produtos não essenciais, o transporte de itens de necessidade básica para a população sofreu menos os impactos da crise.

Esse cenário trouxe para diversas transportadoras o desafio de precisar atender a diferentes mercados e outros efeitos no modo de operacionalizar os transportes, os quais discutimos em nosso último webinar de logística.

Para as transportadoras que optaram por atender novos mercados, é possível contar com o Hivecloud Fretelink, nossa plataforma que conecta sua transportadora às empresas embarcadoras de todo Brasil. 

Para isso, basta se cadastrar no Fretelink inserindo os dados da transportadora. E quando o embarcador pesquisar por um frete, a sua empresa aparecerá nos resultados de acordo com as informações de transporte solicitadas. Fácil, não é?

E você ainda pode obter mais vantagens contratando funções avançadas da nossa plataforma, como:

  • Destaque nos primeiros resultados de pesquisa;
  • Exibição do seu valor de frete ao lado da sua marca;
  • Página de cotação automática com seus valores para empresas embarcadoras;
  • Integração dos seus dados no Hivecloud 3PL, sistema para gestão de empresas embarcadoras que podem encontrar a sua transportadora além do Fretelink.

Se você se interessou por todas essas vantagens, mostre a sua transportadora para empresas de todo Brasil e consiga mais contratos de frete nesse período de quarentena com o Hivecloud Fretelink. Experimente grátis.

4. Uso de EDI homologado por grandes embarcadores

Outra solução que gera mais oportunidades de frete para transportadoras na quarentena é o EDI (Integração Eletrônica de Dados), uma ferramenta digital que é exigida cada vez mais por embarcadores. Pois, além de facilitar a troca de informações entre transportador e embarcador, evita erros de digitação nos documentos fiscais.

Saiba mais sobre o EDI e porquê ele é tão importante para uma transportadora.

No sistema Hivecloud EDI, você tem acesso aos principais padrões do mercado, como o EDI PROCEDA. E se você tem o interesse de atender a grandes clientes como M. Dias Branco, Claro, Magazine Luiza e Tigre, já temos o EDI dessas empresas homologados. Basta solicitar a integração e começar a compartilhar arquivos.

Não perca a oportunidade de oferecer os seus serviços de transporte a grandes embarcadores. Cadastre-se agora e faça a Integração Eletrônica de Dados com empresas de grande porte.

5. Atendimento especializado

Nesse período que estamos vivenciando, podemos perceber como é importante ter alguém para nos ajudar em momentos difíceis. E é pensando sempre em nossos clientes que a Hivecloud tem um time de suporte 24 horas. Pronto para tirar qualquer dúvida sobre os produtos e sem deixar que nenhum cliente fique sem atendimento.

E para as transportadoras na quarentena que se preocupam com a capacitação dos seus funcionários, oferecemos treinamentos online de qualquer um dos nossos produtos.

Por fim, queremos dizer que a Hivecloud também está trabalhando de casa, mas com a qualidade e o ânimo de sempre para te ajudar. Todos os nossos serviços e produtos continuam funcionando normalmente.

Você pode conhecer qualquer uma das nossas ferramentas se cadastrando em nosso site e ainda tirar suas dúvidas com nosso time de consultores, que estão trabalhando online das suas casas para conversar com você através do chat ou telefone. 

Saiba que vamos passar por essa crise juntos e estaremos aqui para o que a sua transportadora precisar. Pode contar com a gente!

Conteúdo relacionado