DistribuidoraE-commerceIndústriaTabela de Frete

Entenda como é possível contratar serviço de frete com preço baixo e qualidade

6 minutos de leitura
Entenda como é possível contratar serviço de frete com preço baixo e qualidade
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 23 de março de 2023

No Brasil, o serviço de frete oferecido pelos transportadores vem passando por desafios que atingem o embarcador de forma significativa, tanto na área financeira quanto na qualidade do serviço prestado.

Por esse motivo, muitos gestores logísticos têm buscado meios de continuar contratando o serviço de frete com foco na busca por um preço mais justo. Porém, sem perder o padrão de qualidade que as suas mercadorias necessitam enquanto estão sendo transportadas.

Confira neste artigo como reduzir custos na contratação de transportadoras e contar com um bom serviço de entrega para seus clientes.

    Cenário logístico no Brasil em 2020

    O setor econômico do Brasil passou por uma onda de incertezas no ano de 2020 devido à pandemia causada pela Covid-19. Na área logística, poucos embarcadores obtiveram a oportunidade de continuar lucrando em meio à crise. Na contramão, muitos tiveram seus negócios suspensos (até encerrados) por causa de todas as medidas de quarentena durante a pandemia.

    O agronegócio e o e-commerce, por exemplo, bateram recordes de produção e venda em 2020. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de grãos brasileiros atingiu um número histórico de 257,8 milhões de toneladas entre o ciclo de setembro de 2019 e setembro de 2020. Já o e-commerce no Brasil atingiu um crescimento de vendas em 47% apenas no primeiro semestre, sendo essa a maior alta em 20 anos do setor.

    Por outro lado, as indústrias responsáveis por fornecer insumos para diversos mercados tiveram sua produção prejudicada e isso afetou as transportadoras na hora da compra.

    Além do aumento de 18% no custo de pneus, o preço de veículos novos subiu 20% em comparação ao ano anterior. Consequentemente, os transportadores recorreram para a compra de veículos usados, o que fez aumentar ainda mais os custos de manutenção.

    Diante disso e do aumento das taxas e despesas presentes no transporte, o custo do serviço de frete sobe, restando aos embarcadores duas alternativas. Pagarem por um valor mais alto na hora de fechar negócio ou buscarem soluções que ajudem a reduzir esses custos na contratação de frete.

    Cuidados antes de contratar um serviço de frete

    Não é apenas o preço alto que faz com que os embarcadores busquem por mais transportadoras no mercado. A qualidade do serviço de frete também é um ponto de preocupação entre os gestores. A entrega, como última etapa, pode manchar negativamente a visão que o cliente tem sobre a empresa, seja ela uma indústria, e-commerce ou distribuidora.

    Por isso, é preciso compreender alguns cuidados antes de contratar fornecedores logísticos como uma empresa de transporte, ainda que ela ofereça um preço abaixo do mercado. Vamos analisar alguns pontos.

    1. Capacidade técnica da transportadora

    Envolve as condições técnicas que a transportadora tem para acomodar sua mercadoria. É preciso levantar todas as características do seu produto a fim de verificar se o fornecedor será capaz de atender.

    Se a sua mercadoria faz parte da categoria de produtos perigosos, por exemplo, existe uma série de protocolos que a transportadora precisa atender, tanto ao nível de estrutura dos veículos quanto ao nível de documentação.

    2. Disponibilidade e capacidade de atender aos prazos

    Com o expressivo aumento das vendas online em 2020, o prazo de entrega veio a ser ainda mais crucial na hora de avaliar uma compra pela internet. Por isso é necessário consultar com a transportadora a capacidade de veículos disponíveis para fazer a entrega no tempo estimado.

    Também é válido saber o que ela oferece para que você possa monitorar as mercadorias que estão sendo transportadoras.

    3. Documentação necessária para operar

    Você sabia que a falta de documentos fiscais durante o transporte de cargas pode acarretar multas? Não apenas para a transportadora, mas também para o dono da mercadoria?

    Não tenha receio de cobrar das transportadoras a apresentação de documentos que comprovem a sua regularidade. Certifique-se também de que ela está levando sua mercadoria acompanhada das versões impressas do CTe (Conhecimento de Transporte eletrônico) e do MDFe (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais).

    4. Reputação da transportadora no mercado

    É muito importante compreender também que a transportadora que terá contato com seu cliente nesta última etapa logística é uma extensão da sua empresa.

    Logo, a avaliação sobre o serviço de transporte também recai sobre embarcador. Por esse motivo, pesquise sobre a transportadora antes de contratá-la e peça opinião de parceiros que já fecharam negócio com essa mesma empresa.

    >> Confira aqui todos os cuidados que você deve ter antes de fechar um frete

    Porque o serviço de frete exige atenção do embarcador

    Como falamos anteriormente, o serviço de frete realizado estará associado muito mais à imagem da sua empresa. Afinal de contas, foi o embarcador que tomou a decisão de contratar determinado fornecedor de entregas.

    Diante disso, é preciso também um olhar dedicado à etapa de contratação do serviço de frete e investir em tecnologia que auxilie nesse processo. Isso vai impactar positivamente tanto nos resultados esperados quanto na obtenção dos melhores preços de mercado. 

    Soluções para contratar serviço de frete e reduzir os custos

    Com o setor avançando a cada ano e com mais operações passando por um processo de digitalização, é quase impossível continuar gerenciando a área logística de uma empresa dependente de processos manuais.

    Por isso, é preciso investir em sistemas criados especialmente para o gerenciamento de fretes contratados a fim de obter resultados satisfatórios no transporte de mercadorias.

    1. Cotação automática do serviço de frete (privada e pública)

    O gestor logístico pode comparar os preços das transportadoras simultaneamente com a funcionalidade de cotação automática de frete. Através dela, é possível analisar a tabela de frete das transportadoras que prestaram um serviço anterior com a tabela de frete de outras empresas.

    Essa função garante ao embarcador a oportunidade de encontrar melhores preços do serviço de frete com base na necessidade técnica da sua mercadoria, já que nos resultados de pesquisa é possível descrever todos os dados da carga e do trajeto. Também proporciona a ele uma análise dos valores que estão sendo cobrados no mercado de transporte para ter uma média de custos.

    2. Auditoria de frete focada na divergência de valores

    Além da cotação automática, a função de auditoria de frete também garante redução de custos com transporte terceirizado, uma vez que o sistema faz a comparação de documentos para encontrar possíveis de divergências de valores. Esse procedimento acontece em três etapas.

    3. Análise de desempenho sobre o serviço de frete realizado

    Uma vez realizando o frete, todos os dados dessa transportadora são encaminhados automaticamente para a funcionalidade de relatório de desempenho do sistema, de maneira que a plataforma transforma essas informações em diagnósticos. Isso proporciona ao embarcador, então, uma visão geral e detalhada da performance de cada transportadora. São métricas como: 

    1. Custos com frete;
    2. Atrasos e não comparecimento no destinatário exibidos em porcentagem;
    3. Indicadores de OTIF (On Time In Full), focados na data, horário e local de entrega acordados previamente com o cliente;
    4. Uma visão geral de análise das entregas, as quais são organizadas por ocorrência, empresa transportadora, status, Estado, prazos e tentativas de entrega.

    Com todas essas informações, o embarcador tem uma entendimento mais detalhado sobre a qualidade do serviço prestado pelas transportadoras, o que serve de base para pensar em novas estratégias logísticas, fidelizar e até mesmo trocar de fornecedor. 

    Gostou do conteúdo? Baixe nosso e-book e aprenda as melhores práticas em gestão logística com foco em redução de custos e aumento da eficiência das transportadoras terceirizadas.