CTeDocumentos Fiscais

CTe de subcontratação: quem precisa emitir?

4 minutos de leitura
CTe de subcontratação: quem precisa emitir?
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 30 de novembro de 2023

Será que a sua transportadora realmente precisa emitir um CTe de subcontratação, também conhecido como Contra CTe?

É muito comum as transportadoras optarem por terceirizar suas entregas em alguns casos,  subcontratando outras empresas de transporte para atender certos clientes ou trechos específicos. Dessa forma, se torna viável ampliar o raio de atuação e ainda diminuir os custos de frete, o que é totalmente vantajoso para a operação, certo? 

Embora saibamos que a emissão do CTe seja obrigatória em qualquer circunstância, e nessa situação, a subcontratante também é obrigada a emitir um CTe Normal, ainda resta a dúvida se é obrigatório a empresa subcontratada emitir um CTe de subcontratação. 

Você também tem essa dúvida? Continue lendo esse post para entender:

  • O que é CTe de subcontratação?
  • Quando emitir um Contra CTe?
  • Qual CFOP usar para esse tipo de CTe?
  • Diferenças entre CTe de Subcontratação, Redespacho e Redespacho Intermediário
  • É obrigatório emitir um Contra CTe?
  • Vantagens fiscais desse tipo de CTe
  • Não tenha erros

    O que é CTe de subcontratação?

    CTe é a sigla para Conhecimento de Transporte Eletrônico. Já o CTe de subcontratação é o documento emitido pela transportadora subcontratada para cobrar o frete da transportadora que a subcontratou.

    Dessa forma, neste processo de subcontratação de frete, dois tipos de CTe são emitidos, confira:

    CTe Normal

    A transportadora subcontratante é obrigada a emitir este documento. Assim, o documento inclui o recolhimento de impostos como o ICMS e deve conter a informação de que o serviço será realizado por outra transportadora.

    CTe de subcontratação

    A transportadora subcontratante é a única autorizada a emitir o CTe de subcontratação, embora sua emissão nem sempre seja obrigatória. O documento deve incluir os dados da transportadora subcontratante e não é necessário recolher o ICMS, uma vez que esse procedimento foi realizado no CTe Normal emitido inicialmente.

    Quando emitir um Contra CTe?

    A transportadora terceirizada emite o Contra CTe com a finalidade de especificar a origem e o destino da carga, além de incluir outras informações legais necessárias.

    Mesmo não sendo obrigatório em sua maioria, existem situações em que a transportadora subcontratada precisa emitir esse tipo de CTe, e essa exigência pode ocorrer nos seguintes casos:

    • Quando a transportadora subcontratante exigir este documento para pagar pelo serviço prestado;
    • Quando a empresa subcontratada tiver mais de 3 (três) veículos na frota, caso não tenha a quantidade a emissão do documento se torna opcional;
    • Quando a UF envolvida na prestação de frete exigir este documento.

    Dicas importantes para emissão do CTe

    Qual CFOP usar para CTe de subcontratação?

    Os quatro dígitos que compõem o código CFOP conferem uma identificação específica à nota. Portanto, essa designação é responsável por determinar a tributação das mercadorias transportadas, indicando também, caso ocorra, como essa tributação deverá ocorrer.

    O CFOP para emitir uma CTe de subcontratação deve ser 5360, uma vez que a responsabilidade pelo recolhimento do ICMS do serviço de transporte é atribuída a transportadora subcontratante, conforme o Art. 314 e Anexo V, Decreto 45.490/2000.

    Diferenças entre CTe de Subcontratação, Redespacho e Redespacho Intermediário

    O redespacho se dá quando mais de uma transportadora realiza o transporte de uma carga. Com isso, a transportadora contratada para fazer o serviço realiza apenas uma parte do trajeto e contrata uma outra transportadora para percorrer o restante. 

    O Redespacho Intermediário acontece quando uma terceira transportadora entra no processo. Dessa forma, as empresas de transportes ampliam sua área de atendimento e conquistam mais clientes. 

    A diferença entre eles é que na subcontratação, a transportadora é responsável por todo o trajeto da entrega, da origem até o destino final. Além disso, no redespacho, percorre apenas parte do trajeto.

    É obrigatório emitir Contra CTe?

    Emitir esse CTe é obrigatório por parte do contratante do serviço, mas, quando há subcontratação de uma transportadora, é preciso que a subcontratada emita o CTe para comprovação de receita.

    A transportadora subcontratada, em sua maioria, emite esse tipo de CTe após finalizar a viagem, embora não seja obrigada, com o propósito de justificar sua receita e cobrar o valor adequado pelo serviço prestado.

    Saiba quem deve emitir o CTe 

    Vantagens fiscais desse tipo de CTe

    Faça sua primeira emissão de CTe grátis

    Experimente agora o emissor de CTe mais rápido do mercado!

    Faça sua primeira emissão de CTe grátis
    *Ao inscrever-se, você aceita nossos Termos de Uso.

    Mesmo sua emissão não sendo uma medida obrigatória, fazê-la pode garantir algumas vantagens fiscais para a transportadora, como:

    • Organização interna: Por ter documentado tudo o que foi feito, assim há uma melhor organização interna dos serviços prestados;
    • Maior controle financeiro: Controle de cobrança dos fretes a receber;
    • Dados atualizados:  Possibilidade de gerar relatórios periódicos com dados precisos sobre o desempenho da empresa;
    • Organização fiscal: Documentação que justifique corretamente as entradas de receita no caixa.

    Não tenha erros 

    Em síntese, sabemos que erros podem acontecer a qualquer momento na administração de uma operação, mas implementar um bom sistema de gestão na sua rotina é totalmente recomendável. 

    Te convidamos para conhecer e testar gratuitamente o nosso Emissor de CTe, o mais rápido do mercado, que permite a emissão em menos de 30 segundos.

    Além disso, nosso sistema é 100% completo para emitir qualquer CTe que precise, inclusive, o de subcontratação, além de ter suporte disponível 24h, em caso de qualquer dúvida que possa surgir. 

    Pessoas que confiam em nosso sistema emissor de CTe, confira: 

    Depoimentos

    Sendo assim, se junte às 6 mil empresas que aproveitam nossas soluções, e torne sua gestão mais simples e inteligente. 

    Quero emitir gratuitamente meu CTe com a Hivecloud 

    Este conteúdo te ajudou? Então compartilhe-o com os amigos! Até a próxima!