Blog hivecloud

DAMDFe: o que é? Entenda sua função no transporte de cargas

DAMDFe: o que é? Entenda sua função no transporte de cargas

Autor(a):

(atualizado em 27 de agosto de 2020, às 12:38 pm)

Índice

Assim como muitos outros documentos, o DAMDFe (Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais) faz parte do conjunto de informações que os prestadores de serviço de transporte devem informar na hora de realizarem suas atividades em cenário nacional.

Mas você sabe o que é e para que serve o DAMDFe? Leia o artigo e entenda tudo que precisa saber para não enfrentar nenhum problema em sua transportadora.

O que é DAMDFe?

O Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais é nada mais que uma versão impressa do MDFe. Esse documento acompanha a carga transportada e identifica os conteúdos que nela estão.

Logo, é mais uma forma de apresentar à fiscalização as mercadorias que estão em trânsito de uma forma prática e segura.

Para que serve?

Com o DAMDFe, o processo de verificação das mercadorias transportadas torna-se muito mais ágil. Pois, ele funciona como uma versão impressa e ligada diretamente ao MDFe. Basta a fiscalização solicitar o DAMDFe e através dele consultar o Manifesto Eletrônico no sistema.

Basicamente, todo DAMDFe vem acompanhado por um MDFe correspondente. Por exemplo, em um serviço de frete feito do município A para o C, será necessária a emissão de um único MDFe, portanto, um único DAMDFe.

Mas, se durante esse transporte for necessário realizar uma entrega no ponto B, serão necessários dois Manifestos Eletrônicos. Eles correspondem ao transporte A — B e B — C, onde todos eles devem ser acompanhados por seus respectivos documentos auxiliares.

Quem deve emitir?

Tanto as transportadoras quanto as empresas que transportam carga própria devem emitir MDFe e consequentemente, transportar o DAMDFe em cada viagem. Se a mercadoria é transportadora sem o Documento Auxiliar, a transportadora e até seu cliente podem ser penalizados com multas.

Vale ressaltar que, a partir de setembro de 2020, a emissão do MDFe Intermunicipal torna-se obrigatória em todo Brasil! E para você conferir os detalhes dessa mudança, preparamos um artigo sobre o assunto que você pode se informar clicando aqui.

Como obter o DAMDFe?

Semelhante ao DACTe, o DAMDFe pode ser impresso logo após a emissão do MDFe, diretamente pela mesma plataforma utilizada para emitir o Manifesto. Isso significa que você não precisa contratar ou utilizar sistemas terceirizados ao seu MDFe para realizar a emissão do DAMDFe.

Logo, o DAMDFe pode ser impresso assim que a Sefaz autoriza o MDFe. Se por algum motivo você perdeu o Documento Auxiliar, basta acessar seu sistema emissor e procurar pelo arquivo que estará em PDF. Selecione o DAMDFe que você deseja e ele poderá ser impresso novamente.

modelo de DAMDFe
Modelo de DAMDFe.

Se você quiser saber todo passo a passo para emitir seu MDFe, temos um artigo só com esse conteúdo. Clique aqui e confira!

Sistema emissor de DAMDFe

Embora o MDFe seja um dos documentos mais importantes no transporte de cargas, muitos gestores ainda não entendem seu funcionamento na prática. Além de colocar suas atividades em risco, não saber os procedimentos que envolvem o Manifesto em sua rotina também pode contribuir para atrasos nas entregas.

Por isso, preparamos um conteúdo completamente gratuito: o Guia Prático do MDFe, onde você terá as melhores dicas para tornar a emissão desse documento fiscal muito mais fácil.

E para emitir seu MDFe e ter em mãos o DAMDFe de forma simples e prática, você pode utilizar o Hivecloud MDFe. Nele, você emite seu Manifesto Eletrônico em segundos, depois é só imprimir o Documento Auxiliar e seguir viagem.

Em uma plataforma 100% online, onde você emite MDFe de qualquer lugar, o sistema possui integração com formatos diferentes de arquivos para possibilitar a importação de documentos com muito mais praticidade.

Quer conhecer nosso sistema? Então comece a emitir gratuitamente com a ajuda do nosso suporte 24 horas para tirar qualquer dúvida. Experimente grátis!

Conteúdo relacionado