Gestão de Transporte

Quais os desafios do operador logístico ao oferecer soluções integradas?

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Quais os desafios do operador logístico ao oferecer soluções integradas?
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 6 de dezembro de 2022

O setor de logística vem registrando uma redução da taxa de rentabilidade apresentada e alguns fatores contribuem fortemente para que isso continue acontecendo. A falta de qualificação e capacidade técnica é um dos fatores internos, mas o grande vilão é a concorrência disputada por empresas de nível global.

A solução será buscar alternativas para desenvolver uma vantagem competitiva que faça a empresa se diferenciar no mercado e buscar o seu posicionamento estratégico.

Conheça os principais desafios enfrentados pelos operadores logísticos que buscam oferecer soluções integradas!

    Desafios e oportunidades na criação de uma estratégia competitiva que ofereça soluções logísticas integradas!

    Os operadores logísticos que buscam oferecer soluções integradas encontraram nessa metodologia uma forma de se posicionarem no mercado com um diferencial competitivo apresentando um pacote completo de soluções logísticas.

    Através da redução da complexidade que os processos logísticos apresentam nas indústrias, a metodologia é direcionada para atender um nicho de mercado ainda inexplorado e promover a excelência operacional.

    Desafios

    Algumas das principais dificuldades que figuram os desafios enfrentados pelos operadores logísticos que buscam oferecer soluções integradas são definidas pela ausência de formação e da especialização da mão de obra.

    Essa barreira impede o desenvolvimento de soluções que poderiam padronizar os serviços com maior eficiência aplicada, através de uma metodologia que atenda diversas modalidades. A falta de profissionais despreparados e desqualificados para a função acaba contribuindo para que as soluções integradas não sejam executadas com o seu potencial máximo e diminuem, consideravelmente, o padrão de serviços oferecidos às empresas e clientes.

    Oportunidades

    Entre as oportunidades que mais se destacam nas soluções logísticas integradas estão à redução do custo logístico total do cliente ao adotar um sistema que trabalhe de forma conjunta para atender diversos modais incluindo movimentações e armazenagens de mercadorias.

    Dessa forma, a empresa também terá benefícios ao expandir o seu portfólio de serviços logísticos oferecidos, integrando funções até hoje realizadas de forma separada e por empresas complementares.

    Outra grande oportunidade identificada é que, com a baixa taxa de contratação de serviços logísticos no mercado, há um espaço enorme para a exploração e, principalmente, da terceirização dos serviços de maior valor agregado como soluções em logística multimodal, gestão da logística reversa e o gerenciamento da cadeia de suprimentos do cliente.

    Estratégia competitiva

    Michael Porter (professor de administração e economia e autor de vários livros sobre estratégias competitivas) definiu a estratégia competitiva como posições que a empresa toma dentro do seu mercado de atuação. Sendo assim, a empresa poderá escolher uma entre duas formas de vantagens competitivas: liderança de custos ou diferenciação e foco.

    Para o nosso setor, que visa oferecer soluções logísticas integradas, uma estratégia competitiva voltada para a diferenciação e foco pode ser a melhor opção. Ela deverá estimular um diferencial competitivo a partir da melhora da eficiência operacional e garantir um melhor posicionamento estratégico da empresa no mercado.

    Diferenciação e foco

    A estratégia competitiva planejada para estabelecer um foco e a diferenciação a partir dele vai exigir um conhecimento muito amplo, tanto do mercado logístico quanto da sua empresa interna. Na elaboração de uma análise SWOT você pode identificar pontos fortes e fracos que a empresa possui para confrontar com as oportunidades e desafios que o mercado impõe e, então, começar a trabalhar em um diferencial competitivo.

    Para ser mais específico, descubra aquilo que a sua empresa faz de melhor e desenvolva isso para ser o seu diferencial no mercado. Geralmente, essas vantagens são apontadas pelos clientes ou podem ser definidas pela ausência dessa qualidade em outras empresas no mercado.

    O foco é a estratégia complementar da diferenciação. A segmentação do público-alvo, além do convencional, será o ponto-chave para que a diferenciação funcione ainda melhor. Imagine que você atenda somente empresas de distribuição por atacado.

    O mercado é grande e muito competitivo, não é mesmo? Agora, imagine que você tenha algumas vantagens: frota de veículos bem conservada, motoristas e ajudantes qualificados e preparados até mesmo para transportarem mercadorias muito frágeis.

    Então, você identifica que muitas transportadoras não aceitam transportar vidros pelo alto risco de prejuízos, mas a sua empresa de logística tem um alto potencial para atender esse mercado. Agora, você terá o foco com uma segmentação maior do mercado e poderá desenvolver a sua vantagem competitiva para se diferenciar do mercado e se especializar no transporte de vidros, por exemplo.

    Esses são apenas alguns exemplos que ajudarão você a descobrir a sua vantagem competitiva em particular, e superar os desafios enfrentados pela maioria dos operadores logísticos que buscam oferecer soluções integradas

    E você, o que achou dos desafios e oportunidades no setor de logística integrada? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião e experiência conosco!