Gestão de Transporte

4 dicas para aumentar a percepção de valor dos clientes de sua transportadora

3 minutos de leitura
4 dicas para aumentar a percepção de valor dos clientes de sua transportadora
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 19 de janeiro de 2024

Com a crescente competitividade no setor de transporte de cargas, oferecer serviços com eficiência e qualidade agregam valores positivos às empresas, ajudando a crescer a cartela de clientes e fidelizá-los. Uma das formas de impulsionar as vendas e tornar seu negócio mais conhecido é ter um bom resultado no Índice de Prestígio da Marca Corporativa – IPCM.

    Mas, o que é o IPCM?

    O Índice de Prestígio da Marca Corporativa é representado pelos atributos que destacam positivamente ou não uma empresa e/ou seus produtos e serviços, e dividem-se basicamente em 5 características principais:

    1. Qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos;
    2. Admiração e confiança que sua empresa e/ou produto tem de seus clientes e potenciais clientes;
      Preocupação com ações de responsabilidade social e ambiental (geração de menos impactos sociais e ambientais);
    3. Capacidade de inovação;
    4. Histórico e evolução da empresa.

    Através da análise do IPCM, é possível traçar o perfil de confiabilidade de uma empresa/produto ou serviço e consequentemente a percepção de valor dos clientes. Esta percepção refere-se ao valor atribuído pelos clientes ao serviço/empresa ou produto baseado no custo vs. benefício.

    Ou seja, mede-se a partir dos benefícios de uso ou a compra, em contrapartida aos custos de aquisição em comparação com a concorrência.

    Uma das formas de você, gestor, entender qual o valor percebido que seus clientes têm de sua transportadora, é verificar ao longo do tempo de relacionamento com aquele cliente, quantas vezes ele voltou a solicitar os serviços da sua prestadora, se ao longo do tempo este cliente aumentou a demanda de pedidos ou passou a optar por serviços mais caros e com operação maior.

    Estes são alguns indícios facilmente perceptíveis a médio e curto prazo, e dão a você a noção de como atender melhor aquele cliente e oferecer outras soluções para fidelizar cada vez mais o seu público alvo.

    É importante ressaltar que este valor percebido pelo seu cliente é variável e se modifica de acordo com o estágio da relação entre ele e sua empresa/produto. Isso significa por exemplo que na pré-venda este valor pode ser menor que na pós-venda.

    Mas se este valor percebido é variável, de que forma uma empresa de transporte de cargas pode mantê-lo favorável? Como reverter esses índices em bons resultados de vendas?

    Pensando no desenvolvimento da sua operação de transportes, separamos 4 dicas de como aumentar a percepção de valor dos seus clientes:

    • Invista em constantes melhorias nos seus serviços e produtos, porque a qualidade do que você oferece será seu grande diferencial. Por exemplo, o uso de softwares que oferecem informações de alta qualidade em tempo real farão toda a diferença no dia a dia dos seus clientes;
    • Destaque seus procedimentos de alta performance como o cumprimento dos prazos de entrega eficiente, e evidencie como sua empresa faz isso (softwares de otimização e gerenciamento, organização diferenciada das equipes de transporte etc);
    • Crie cases de sucesso. Contate seus clientes mais antigos e produza depoimentos ressaltando o porquê da sua empresa se destacar em relação à concorrência;
    • Valorize as ações de otimização, agilidade, exclusividade e eficiência de sua empresa/serviço/produto, utilizando a tecnologia como aliada, como por exemplo sistemas de TMS modernos que ofereçam a possibilidade do seu cliente gerenciar todas as operações sem a necessidade da intervenção de intermediários;
    • Ofereça softwares de rastreamento de carga para que seus clientes possam saber detalhadamente o passo a passo do que está acontecendo com a carga deles;
    • Evidencie o histórico e a evolução da sua transportadora e dos seus serviços, demonstrando as razões pelas quais você pode oferecer a melhor opção para solucionar as demandas de sua clientela.

    Você sabe fazer o cálculo correto do valor do transporte de cargas? Entender todas as tarifas que envolvem as operações de transporte deve ser o primeiro passo de todo gestor que busca otimizar as atividades de sua transportadora com eficiência.

    Para isso, a Hivecloud oferece uma plataforma moderna e com diversas soluções operacionais 100% online para dinamizar os serviços da sua empresa. Conheça agora e tire suas dúvidas na hora.

    Faça sua primeira emissão de CTe grátis

    Experimente agora o emissor de CTe mais rápido do mercado!

    Faça sua primeira emissão de CTe grátis
    *Ao inscrever-se, você aceita nossos Termos de Uso.