Documentos Fiscais

Fim do emissor de CTe da Sefaz pode parar suas operações

3 minutos de leitura
Fim do emissor de CTe da Sefaz pode parar suas operações
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 24 de abril de 2023

As mudanças anunciadas em 2016 a respeito da atualização do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) já começaram a ter efeito. Desta vez, chegou ao fim do emissor da Sefaz, que não será mais disponibilizado a partir do dia 04 de agosto deste ano.

Isto significa que todos os transportadores devem procurar meios alternativos para realizar a emissão de seus CT e online para não sofrerem o risco de terem suas atividades paralisadas!

    O que vai mudar?

    Em 2016, a Secretaria da Fazenda anunciou uma nova versão do CTe que irá mudar diversas abordagens no transporte de cargas. Isso fez com que muitos gestores de empresas de transportes ficassem em dúvida se a atualização iria afetar o funcionamento de seu emissor online ou não.

    Apesar da implantação das mudanças só estarem planejadas para o fim do ano, a Sefaz anunciou que não será mais possível fazer o download do aplicativo emissor, o que significa que os gestores não poderão mais utilizá-lo para emitirem seus documentos fiscais obrigatórios para o transporte de cargas.

    Pela importância indispensável do documento, muitas transportadoras podem ser pegas de surpresa com o novo prazo que não havia sido anunciado anteriormente e, por isso, terem suas operações interrompidas por tempo indeterminado. Por isso é importante estar atento aos anunciados para não correr o risco de ser afetado devido às mudanças nos documentos.

    Caso não conheça as mudanças no documento, você também pode conferir nossa postagem para entender melhor todas as mudanças que acompanham a atualização do conhecimento de transporte eletrônico, basta clicar AQUI.

    Ter as operações paralisadas geram problemas como atrasos e vários outros prejuízos que precisam ser sempre evitados independente do cenário do transporte de cargas. Além desses problemas, a emissão de documentos fiscais da maneira errada podem gerar diversas multas que afetariam diretamente o andamento financeiro de sua empresa de transportes.

    Por isso, é importante ficar atento para escolher uma alternativa que seja ideal para substituir o emissor da Sefaz e evitar todos estes problemas.

    Transportadores devem buscar uma solução

    Como dito pelo próprio comunicado oficial da Secretaria da Fazenda, todos os transportadores precisam buscar um emissor para seus documentos fiscais obrigatórios para que não tenham nenhum tipo de problema que afetariam o andamento de suas operações.

    Você sabe como funciona a regulamentação do CTe na prática? Por ser um dos documentos mais importantes no transporte de cargas, entender como aplicar Conhecimento de Transporte deve ser o primeiro passo de qualquer gestor que busca a segurança de suas operações.

    Assista nosso minicurso gratuito do guia prático do CTe agora mesmo e entenda de uma vez por todas como funciona o CT-e!

    A Hivecloud oferece um emissor completo que irá auxiliá-lo a seguir todos os requerimentos exigidos pela SEFAZ para garantir a segurança do funcionamento de suas operações, além de garantir a atualização automática quando o CTe 3.0 entrar em vigor de acordo com as novas regras.

    A plataforma funciona completamente online e foi desenvolvida para levar praticidade e segurança para que os gestores de transportadoras não passem por dor de cabeça na hora de emitirem seus documentos. Com o software, tenha acesso a um suporte 24/7 dias por semana para auxiliá-lo na implantação de seus dados aliado a recursos de autopreenchimento e várias outras facilidades.

    Experimente gratuitamente o sistema utilizado por mais de 3000 empresas em todo o Brasil de emissor cte para realizar sua emissão cte gratuito!

    Ainda tem alguma dúvida sobre a atualização do CTe, sobre o funcionamento de plataformas para sua emissão ou como realizar sua emissão CTe e online? Não deixe de perguntar nos comentários abaixo que estamos a disposição para esclarecê-las!

    Faça sua primeira emissão de CTe grátis

    Experimente agora o emissor de CTe mais rápido do mercado!

    Faça sua primeira emissão de CTe grátis
    *Ao inscrever-se, você aceita nossos Termos de Uso.