Gestão de Transporte

Por que informação de entrega em tempo real é essencial para embarcadores?

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Por que informação de entrega em tempo real é essencial para embarcadores?
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 10 de dezembro de 2021

Índice

    Em tempos de troca de informações cada vez mais velozes, empresas prestadoras de serviços também são impactadas pela necessidade da rapidez em suas operações e no repasse das informações e isso faz toda a diferença na hora de agradar ou não sua clientela.

    Pensando nisso, as transportadoras devem se alinhar às demandas de mercado, e sobretudo às exigências dos embarcadores com referente às informações acerca das operações durante o transporte de suas mercadorias.

    Identificar as incoerências, fazer a tratativa dos problemas e manter seus clientes informados do passo a passo de suas atividades é uma das formas de manter o controle e a qualidade dos seus serviços logísticos. Uma carta valiosa na manga dos transportadores é o uso da tecnologia da informação para otimizar suas atividades e manter os embarcadores atualizados acerca do status de suas cargas, evitando possíveis problemas durante as operações.

    Fornecer informações em tempo real aos seus embarcadores é essencial para manter uma boa relação com seus clientes e seus serviços de transporte com qualidade, eficiência e agilidade. A seguir iremos demonstrar através de 4 exemplos, como as informações em tempo real podem auxiliar os transportadores e embarcadores.

    Evitar atrasos de insumos imprescindíveis no transporte inbound e outbound

    Um bom exemplo disso é:  uma indústria de automóveis especializada em fabricação de carros populares de Recife, faz o transporte dos próprios insumos, e necessita de chicotes de freio para concluir a montagem dos veículos e posterior escoamento para venda. No entanto o estoque de  chicotes de freio está praticamente vazio e o carregamento que virá da Alemanha não chegará a tempo. Diante desta situação, o que o Gerente de Supply Chain da indústria pode fazer para não atrasar sua produção de veículos e a entrega dos automóveis nas concessionárias autorizadas? Uma solução rápida e de caráter emergencial seria fazer o pedido dos chicotes de freio a um fornecedor na Paraíba para suprir esta demanda de curto prazo e assim evitar a parada da linha produtiva.

    Tratar inconformidades de pedidos evitando devolução de mercadorias

    Erros nos pedidos é um equívoco muito comum entre os profissionais de atacado e varejo. Isso ocorre muitas vezes pelo volume elevado de pedidos realizados. Por exemplo: uma indústria de celulose fez um pedido de pigmento de cor azul, mas foi faturado e despachado para ela um lote na cor verde. O recebimento desta informação em tempo real pode permitir a ação da equipe comercial da indústria para garantir um desconto promocional para que o cliente receba esta mercadoria sem que haja a necessidade de devolução dos produtos já expedidos.

    Tratar possíveis desvios de mercadoria no ato da entrega

    Em muitos casos, a notificação rápida ao destinatário quando a entrega é realizada permite identificar algum possível desvio no ato da entrega. Empresas que trabalham com entrega porta-a-porta sofrem muito com este problema. A empresa transportadora realiza a entrega para pessoas que não são necessariamente o cliente, como o porteiro do edifício, um vizinho ou funcionário da residência. Quando o destinatário demora a receber uma notificação de que a mercadoria foi entregue e percebe que o produto não foi recebido, o tempo decorrido entre a notificação e esta constatação dificulta a identificação deste desvio. Recebendo as informações em tempo real é possível que o recebedor da carga/destinatário sinalize à transportadora o erro, e a mesma o corrija à tempo, antes que isso gere prejuízos.

    Ajuste no planejamento de expedição

    Informações em tempo real podem ajudar a antecipar soluções antes que um problema se apresente. Por exemplo: um distribuidor tem vários pedidos de clientes que estão dependendo de uma mercadoria que está em falta em seu armazém, porém ele percebe essa falta no estoque e realiza um pedido de compra dos itens faltantes. Com informações atualizadas em tempo real, ele recebe uma notificação que informa que o carregamento está próximo de chegar. Ao invés de expedir os pedidos solicitados pelos clientes com o status de “falta” ele pode aguardar a chegada do carregamento e garantir a inclusão desta mercadoria no embarque.

    Use a tecnologia da informação à seu favor

    Uma solução para o fornecimento dessas informações rápidas é o investimento em um software que atualize o cliente em tempo real sobre o posicionamento das suas mercadorias. Uma solução tecnológica como essa pode suprir a necessidade de comunicação veloz e eficiente entre transportadores e embarcadores, apresentando de forma transparente todas as etapas da operação logística aos clientes.

    Através do uso do software as empresas transportadoras conseguem além de um ganho na celeridade da apresentação das informações aos embarcadores, economia no que tange à contratação de pessoal para o serviço de SAC diminuindo sensivelmente o tempo de espera dos clientes para obter dados sobre o posicionamento das suas mercadorias e consequentemente impactando no tempo de recebimento do valor do frete.

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    Portanto, o envio de informações em tempo real aos embarcadores, é mais uma forma de criar um bom relacionamento com os clientes e por conseguinte, aumentar a qualidade dos serviços prestados e o faturamento da empresa. Saiba as consequências de um rastreamento de entregas ineficiente