Leis de trânsitoVeículos

Guia RNPC: Entendendo o Registro Nacional Positivo de Condutores

4 minutos de leitura
Guia RNPC: Entendendo o Registro Nacional Positivo de Condutores
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 22 de outubro de 2024

O Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) é um programa que oferece vantagens para motoristas que não cometeram infrações nos últimos 12 meses. Ele foi criado pelo CONTRAN em 4 de maio de 2022.

Mesmo assim, muitos motoristas ainda têm dúvidas. Como funciona esse programa? Quais benefícios ele oferece? Precisa de cadastro? O que é preciso para manter o status positivo?

Neste artigo, vamos esclarecer todas essas questões. Você vai entender o que é o RNPC, como ele funciona, quais são os benefícios e como se inscrever.

No final, também explicaremos o que evitar para não perder seu status no sistema. . Acompanhe a leitura!

    O que é RNPC?

    O Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), conehcido como Cadastro Positivo de Condutores, é um cadastro que reúne motoristas que respeitam as regras e dirigem de forma responsável. Ele foi estabelecido pela Lei 14.071/2020 e criado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para incentivar boas práticas no trânsito e reduzir acidentes.

    O objetivo do programa é oferecer benefícios fiscais e outras vantagens para quem passar 12 meses sem cometer infrações. Assim, a gestão desse RNPC é feita pelo Governo Federal, que compartilha essas informações com os DETRANs de cada estado e empresas privadas envolvidas no projeto.

    Na prática, esse cadastro, além de destacar os motoristas com bom comportamento, reforça a importância de dirigir com cuidado e seguir as leis de trânsito. Dessa forma, os benefícios oferecidos pelo RNPC cria uma cultura de segurança e responsabilidade, mostrando que seguir as normas pode trazer vantagens tanto para os motoristas quanto para toda a sociedade.

    Quando o registro entrou em vigor?

    O Registro Nacional Positivo de Condutores começou a valer em 22 de setembro de 2022, e participar é opcional.

    Os motoristas que quiserem se inscrever podem fazer isso pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo Portal de Serviços da Senatran. Sendo assim, ao se cadastrar, o motorista autoriza que seu nome seja visto como elegível para receber os benefícios do programa.

    Já as empresas que desejarem participar precisam informar seu interesse à Senatran e enviar, por meio de um formulário online, quais benefícios vão oferecer aos motoristas inscritos.

    Na prática, o cadastro positivo de condutores permite que empresas privadas e órgãos públicos ofereçam benefícios a bons condutores.

    A participação dos condutores é obrigatória?

    Não. A participação dos condutores no programa é opcional. Para realizá-la é necessário fazer a inscrição via aplicativo da Carteira Nacional de Trânsito ou no portal de serviços do Senatran.

    Quem pode se inscrever?

    Para participar do programa é preciso que os condutores não tenham registrado violações das normas de trânsito (infrações) nos 12 meses precedentes.

    Além disso, por ser voltado para motoristas, o programa exige que o condutor tenha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida e sem restrições ou suspensões.

    Como fazer o cadastro?

    Para realizar o cadastro no RNPC, basta que o motorista autorize a sua participação através do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo portal da Senatran, pois a inscrição não é automática.

    Com isso, confira o passo a passo abaixo:

    Portal do Senatram

    Acesse o portal do Senatran através do Gov.br

    Clique em Parceiros do Bom Condutor:

    Depois, clique em Consultar Meu Cadastro Positivo:

    Siga para o menu lateral esquerdo, clique em Condutor e depois em consultar meu cadastro positivo para solicitar a autorizar de participação:

    Feito isso, o seu cadastro já estará ativo. Conforme mostra imagem abaixo:

    Via aplicativo da CNH

    Na tela inicial do aplicativo, clique na opção “Condutor”;

    Depois, selecione a opção “Cadastro Positivo” no canto inferior direito;

    Clique na opção “Autorizar Participação” para ler o termo de conscentimento do programa

    Feito isso, você terá o seu cadastro ativo e poderá acessar mais informaçõos de participação do programa Cadastro Positivo de Condutores.

    O que eu ganho com o RNPC?

    Motoristas que autorizarem sua participação no programa e atenderem aos requisitos do Art. 268-A do CTB poderão ter isenções fiscais ou descontos em tarifas e descontos em taxas, além de condições especiais para alugar veículos e contratar seguros, além de vantagens em pedágios e estacionamentos.

    Além disso, outras possibilidades são ofertas de cashback e outros benefícios exclusivos.

    Esses benefícios podem ser oferecidos pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal, pelos Municípios e empresas privadas, que concedem vantagens conforme suas próprias condições.

    Em quais casos o RNPC é excluído?

    O poder público pode excluir o cadastro de motoristas do RNPC nas seguintes situações:

    • for atribuída ao cadastrado pontuação por infração;
    • o cadastrado tiver o direito de dirigir suspenso;
    • a Carteira Nacional de Habilitação do cadastrado estiver cassada ou com validade vencida há mais de trinta dias; ou
    • o cadastrado estiver cumprindo pena privativa de liberdade.

    Em síntese, o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) tem como objetivo promover um trânsito mais seguro, incentivando os motoristas a seguirem as leis e adotarem práticas de direção defensiva.

    Ao premiar quem mantém um bom comportamento no trânsito, o programa busca reduzir infrações e acidentes, preservando vidas e garantindo uma circulação mais segura para todos. Ou seja, além de reforçar a política de tolerância zero com atitudes arriscadas, o RNPC oferece benefícios fiscais e outras vantagens, incentivando motoristas a participarem ativamente.

    Com isso, o sistema se torna uma ferramenta importante para melhorar a segurança nas ruas e rodovias, beneficiando tanto os condutores quanto a sociedade em geral.

    E você? Já participa desse programa? Se achou esse artigo interessante, compartilhe-o com um amigo.