Integração via EDI: Por onde começar?

Você já deve ter ouvido falar sobre o EDI, mesmo que não tenha uma visão mais completa do que se trata e da sua importância na operação de transporte. Para isso, preparamos o conteúdo abaixo a fim de auxiliar os leitores na compreensão dos seus principais impactos no dia a dia de todo e qualquer prestador de serviços. Então, vamos lá:

O que é EDI?

A sigla EDI significa Electronic Data Interchange ou Intercâmbio Eletrônico de Dados. EDI é a troca de informações entre computadores de parceiros. Para que isto seja possível, utiliza-se um formato padrão, de domínio público.
Por exemplo, uma lojinha ou supermercado pode fazer suas compras de abastecimento por EDI. Ou seja, à parte dos métodos convencionais, a Ordem de Compra parte do computador do supermercado, sendo enviada eletronicamente para o computador do parceiro. Esse formato é o mais presente nas operações logísticas de transporte.

E o impacto pode ser grande! Quando enviadas na forma eletrônica, as informações chegam praticamente de forma instantânea ao destino, e podem ser imediatamente processadas por aplicativos que em princípio estão longe do ponto de origem das mensagens.

Isso quer dizer que: quanto os embarcadores enviam a Ordem de Compra para a transportadora, esses documentos podem alimentar diretamente as aplicações que rodam nos computadores do prestador de serviços de transporte, gerando outros documentos no formato interno utilizado por essas empresas ou até mesmo outros documentos-padrão.

Economia de Tempo

Utilizando o EDI, a informação fica muito mais precisa, garantindo os itens abaixo:

  • Redução de estoques;
  • Diminuição do tempo de entrega de mercadorias;
  • Redução de custos administradores;
  • Aumento de competitividade;
  • Melhorar a atuação do marketing;
  • Melhorar a atuação do atendimento ao usuário.

Todas as informações difíceis de se obter por meios convencionais tornam-se visíveis para os responsáveis pela tomada de decisão nas empresas, permitindo atitudes em tempo hábil, sem espera por conta do fluxo de documentos em papel.

Hive.Cloud
Sem Comentários

Deixe um comentário

Comentário
Nome
Email
Website