IndústriaLogística

Logística Industrial: o que é e como é possível otimizá-la?

6 minutos de leitura
Logística Industrial: o que é e como é possível otimizá-la?
Daniel Brasil
Escrito por:
Atualizado em 8 de dezembro de 2021

Índice

    Se engana quem acredita que a logística industrial envolve apenas transportar as mercadorias que saem da fábrica para serem distribuídas em pontos comerciais. Embora, de fato, esse seja um dos seus principais aspectos, existem outras etapas ligadas à logística da indústria.

    Elas precisam funcionar de maneira integrada para que, dessa forma, a operação ocorra como o planejado e não comprometa a entrega. É por isso que, neste artigo, você irá obter todas as informações necessárias para entender o que é a logística industrial, sua importância, desafios logísticos e quais são os processos capazes de otimizá-la.

    Vamos começar!

    O que é logística industrial?

    Como destacamos, ela vai muito além do transporte de mercadorias, pois engloba a gestão dos suprimentos e do estoque de uma empresa, sendo uma área indispensável para o crescimento do negócio.

    Logo, podemos dizer que a logística industrial é um sistema que gerencia estrategicamente tanto a parte de aquisição de insumos, armazenamento e movimentação dos produtos em fase de fabricação, quanto a maneira como ele será distribuído.

    O pleno funcionamento desse sistema é essencial para diminuir gargalos e não comprometer a produtividade das empresas. Isso porque as atividades administrativas, como fazer o controle de inventários, e a execução do fluxo de informações também são etapas que respondem a ele.

    Qual a importância de entender sobre logística industrial?

    A logística em si é um processo extremamente vital para qualquer empresa, principalmente depois que o cenário global acelerou o processo de transformação no comportamento do consumidor.

    As pessoas passaram a usar o digital como meio de compra com muito mais frequência, da mesma maneira que se tornaram mais exigentes em relação aos prazos de entrega e à qualidade dos serviços prestados.

    Portanto, não há como negar que ter o controle do gerenciamento dos suprimentos da companhia, bem como saber operacionalizar o processo até que a mercadoria seja distribuída, deixou de ser opcional e se tornou obrigatório.

    O mesmo é válido para a logística industrial. Como você pôde notar, ela envolve uma série de processos integrados. Essas etapas, quando gerenciadas corretamente, são capazes de otimizar a operação, evitando o desperdício do estoque, reduzindo movimentações excessivas, custos com transportes e influenciando em aspectos como a qualidade dos produtos, o cuidado com as embalagens, a confiabilidade da empresa e outros.    

    Quais são os principais desafios logísticos de uma indústria?

    Por envolver diversas etapas e processos, a logística nesse segmento possui desafios que precisam ser trabalhados, assim como qualquer sistema com alto nível de complexidade. Caso contrário, os prejuízos podem ser inestimáveis.

    Os principais são:

    • Gestão do estoque;
    • Custos operacionais;
    • Mão de obra;
    • Controle de qualidade e boa organização;
    • Transporte de cargas.

    Nesse sentido, o primeiro ponto de observação é a gestão do estoque. É importante dedicar esforços para promover um controle de alta qualidade nessa etapa da logística. Vale considerar que o gerenciamento inadequado dos suprimentos pode comprometer os lucros da empresa. Os motivos são vários: seja porque o estoque ficou parado, pela falta de insumos ou outros motivos tão preocupantes quanto os que foram citados.

    A mesma lógica deve ser aplicada quando se trata dos custos operacionais da empresa e de mão de obra qualificada, que são mais alguns desafios quando o assunto é logística industrial. Como exemplo, vale ressaltar que os gargalos relacionados aos custos operacionais podem ser decorrentes da falta de gestão de estoque, entre outros fatores.

    No caso da mão de obra, entender o custo-benefício de baratear determinados setores é imprescindível. Afinal, a qualificação das pessoas que operacionalizam é determinante para o bom funcionamento dela.

    Todos os fatores destacados acima ressaltam o grande desafio que é manter o controle de qualidade e a boa organização, sendo papel do gestor logístico saber gerenciar a cadeia de suprimentos da fábrica e acompanhar todos os processos.

    Por último, mas não menos desafiador, temos o transporte de cargas. O roubo das mercadorias, gastos com a frota, infraestrutura da malha rodoviária, todos esses pontos exigem total atenção do gestor de transportes da indústria para que potenciais danos sejam minimizados.

    É importante avaliar o que vale mais a pena para o negócio: ter frota própria ou terceirizar o transporte? Uma dica para quem utiliza frete terceirizado é contar com software de controle de fretes, a fim de otimizar cada etapa dessa gestão, como veremos na sequência.

    Como otimizar a logística no setor industrial?

    Da mesma maneira que existem desafios que precisam ser combatidos, o mercado vem se especializando na intenção de encontrar formas de solucionar estes problemas.

    É por isso que, agora, vamos elencar os principais pontos de otimização que você pode incluir na sua empresa para otimizar de uma vez por todas a operação logística no setor industrial.

    1. Montar um planejamento logístico

    Toda estratégia precisa partir de um planejamento bem elaborado e na logística industrial, isso não poderia ser diferente. Inclusive, é interessante destacar que hoje existem diferentes recursos tecnológicos prontos para otimizar esse processo. É o caso do software de gestão que mencionamos no tópico anterior.

    Esse sistema, também conhecido como TMS Embarcador, é válido porque automatiza processos passíveis de falha humana e reduz o tempo de diversas atividades, como o controle de viagens e a auditoria de faturas.

    Por ser totalmente online, outra vantagem é que os dados não se perdem e podem ser acessados de qualquer lugar. Assim, a sua logística fica ainda mais eficiente e inteligente.

    2. Dar atenção ao controle de estoque

    Para solucionar o desafio de controlar o estoque, é preciso dar total atenção a ele. Afinal, você já sabe quais consequências podem surgir, não é mesmo? Optar por um sistema de gestão de alta qualidade, além de facilitar na hora de criar um planejamento estratégico, também vai otimizar questões relacionadas ao gerenciamento dos suprimentos na fábrica.

    3. Contar com bons fornecedores de transporte

    Para evitar desgastes e problemas sérios, outro ponto de otimização está relacionado aos serviços e fornecedores logísticos que a sua empresa contrata.

    É fato que a terceirização dos transportes gera uma série de benefícios. Isso porque você terá mais disponibilidade para focar em outras áreas e menos gastos com frota. Entretanto, é importante avaliar esses fornecedores a fim de medir o desempenho do serviço contratado.


    Inclusive, manter o cuidado na hora de contratar uma terceirizada para realizar o transporte de cargas do seu negócio é outro ponto crucial. Se você não analisar uma série de fatores que envolvem esse serviço, pode acabar se prejudicando.

    4. Alinhar a logística inbound e outbound

    Outra maneira excelente de otimizar a logística industrial é alinhar o inbound e o outbound dos processos na fábrica para obter melhores resultados, entre os quais podemos mencionar a redução de custos e o aumento da produtividade.

    Se você nunca ouviu falar nesse processo, saiba que aqui no nosso blog criamos um artigo especial sobre logística inbound e outbound, onde definimos o seu conceito e tiramos diversas dúvidas. Nele, você encontrará mais informações sobre esse alinhamento.

    5. Investir em tecnologia para gestão de fretes (sistema 3PL)

    Mais uma tecnologia que você deve conhecer e utilizar para otimizar a sua operação logística é o sistema 3PL (Third-party Logistics = Terceira Parte Logística), de gestão de fretes, que aumenta o controle sobre os processos de transporte e o desempenho do setor.

    Aliás, você sabia que a Hivecloud possui um guia completo e gratuito sobre terceirização logística, que reúne as melhores práticas em gestão logística com foco em redução de custos e aumento da eficiência das transportadoras terceirizadas?

    Pois é, esse é mais um material que vale a pena você conferir para se manter informado e potencializar ainda mais os processos da logística industrial.

    Este artigo te ajudou? Continue conosco! Confira mais conteúdos como este no nosso blog.