Documentos Fiscais

Notas Técnicas Sefaz – Protocolo TLS 1.2

2 minutos de leitura
Notas Técnicas Sefaz – Protocolo TLS 1.2
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 25 de abril de 2023

A Sefaz anunciou mudanças no protocolo de comunicação com os servidores de alguns de seus serviços. A partir do dia 02/04/2018, o Protocolo de Comunicação com o ambiente de autorização do CT-e, MDF-e, NF-e e NFC-e permitirá conexões unicamente através do protocolo TLS 1.2 ou versão superior.

Isso quer dizer que não será mais permitida a comunicação via protocolo SSL e o seu emissor precisa estar adequado a essa mudança para que você não tenha suas operações prejudicadas.

O motivo desta mudança está amplamente documentado na Internet e se dá pela falta de segurança comprovada no uso do Protocolo SSL.

    Mas o que isso muda para o transportador?

    O transportador precisa se certificar de que o seu software de emissão está completamente adequado a essas novas mudanças pois, caso o emissor não esteja adequado na data da mudança, ele não poderá realizar a emissão de seus documentos fiscais e prejudicará o andamento de suas operações.

    Meu computador precisa de alguma adequação?

    Alguns sistemas operacionais mais antigos não conseguirão funcionar com os novos requisitos do protocolo. Computadores com Windows XP ou Windows Server 2003 não conseguirão funcionar com o novo protocolo. Todas as versões  do Windows posteriores a essas funcionam com o protocolo de segurança TLS 1.2.

    Outro ponto que precisa de atenção é o .NET Framework 3.5 em algumas versões do Windows. Essa versão é incompatível com o TLS 1.2. Por segurança, é importante que os usuários passem a utilizar o .NET Framework 4.6.2 ou versão superior.

    As versões do windows compatíveis com o .NET Framework 4.6.2 são: Windows 7; Windows 8.1; Windows 10; Windows Server 2008 R2 SP1; Windows Server 2012; Windows Server 2012 R2; Windows 2016.

    Clique aqui para baixar a versão do .NET Framework 4.6.2

    Você também precisará atualizar a versão do Java do seu computador. Nós mostramos como fazer isso no vídeo abaixo:

    Clique aqui para baixar a versão mais recente do Java

    A Hivecloud está pronta para essa atualização

    Nossos softwares já estão adequados às mudanças e você não terá problemas para emitir seus documentos fiscais. Além disso, nossa equipe de suporte está pronta para auxiliar nossos clientes caso tenham algum problema.