Gestão de Transporte

O comprovante de entrega em papel está com os dias contados

3 minutos de leitura
O comprovante de entrega em papel está com os dias contados
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 6 de dezembro de 2022

Atualmente tem sido comum as empresas optarem pela tecnologia, visando obter melhores resultados com a otimização de processos, minimização de gastos e redução de tempo na execução de diversas atividades.

Dentro do setor de logística, este envolvimento da tecnologia também tem sido muito utilizado pelas empresas de transporte de cargas na busca pela maior eficiência e satisfação de seus clientes. Deste modo, um exemplo comum está na troca dos tradicionais comprovantes de entrega em papel por sistemas automatizados que gerenciam baixas realizadas por motoristas com o uso do celular.

Veja a seguir maiores detalhes sobre esta inovação e saiba como esta tecnologia pode ser vantajosa para sua transportadora.

    Comprovantes de Papel

    Ainda muito utilizado pelas transportadoras, os comprovantes de papel possuem uma alta taxa e inconfiabilidade.

    Além disso, a grande dificuldade das transportadoras que ainda trabalham com este recurso, está na falta de controle sobre as entregas, não sendo possível monitora-las em tempo real.
    Abaixo listamos algumas das principais desvantagens nestes tipos de comprovantes:

    • Custos com papel, impressão e mão de obra;
    • Requer disponibilidade de local para armazenagem dos documentos de comprovação de entrega;
    • Facilidade de extravio;
    • Possibilita ocorrências de avarias (rasgar, molhar, manchar, entre outros);
    • Baixa produtividade com a inserção manual de dados;
    • Baixa confiabilidade das entregas de cargas, pela possibilidade de fraudes em canhotos de Nota Fiscal;
    • Complexidade para gerar relatórios mensais de entregas realizadas;
    • Falta de precisão para registrar data e hora da entrega.

    Soluções inovadoras

    Em meio às diversas desvantagens e dificuldades de gestão com os comprovantes em papel, a tecnologia tem trazido cada vez mais soluções para melhorar a eficiência e controle dos processos logísticos.

    Para a gestão de entregas, atualmente é possível contar com sistemas automatizados de registros, onde a transportadora poderá optar por aplicativos que possibilitam aos motoristas visualizarem os embarques e entregas e até mesmo buscar entregas por meio de códigos de barras em documentos fiscais.

    Outro recurso relevante nestes aplicativos está na possibilidade de confirmar as entregas por meio do envio de fotos, áudios e localização via GPS no ato da entrega, além de oferecer uma comunicação entre a transportadora e o motorista em todo o percurso.

    Para quem pretende implementar esta tecnologia em sua transportadora, vale a pena conhecer algumas das principais vantagens que poderão ser desfrutadas com este recurso.

    Vantagens

    • Facilidade de gestão de entregas;
    • Controle de data e hora exatas em que a entrega foi realizada;
    • Maior produtividade e confiabilidade nas entregas;
    • Isenção de custos com suprimentos (papel, impressão e armazenamento);
    • Monitoramento em tempo real;
    • Facilidade para registro de ocorrências;
    • Otimização de tempo;
    • Comunicação entre empresa e motorista;
    • Registros de entrega por meio de fotos, áudios e coordenadas de GPS, evitando fraudes e demais problemas da entrega;
    • Possibilidade de importação automática de arquivos no sistema.

    Softwares para monitoramento de entregas

    Como o setor logístico possui grande concorrência, as transportadoras que pretendem reduzir custos e tornar seus processos mais eficientes, devem avaliar a possibilidade de implementar softwares de gestão e controle operacional de acordo com cada atividade desempenhada.

    Atualmente é possível contar com diversos sistemas para automatização de cada área da logística, porém destacam-se aqui os softwares para o controle e monitoramento de entregas como sendo um dos principais a serem adquiridos por novas transportadoras ou até por empresas já atuantes no mercado logístico.

    Deste modo, se você busca praticidade e maior controle das entregas de sua transportadora, vale a pena conhecer e adquirir esta tecnologia.

    No texto de hoje foi possível conhecer as vantagens em automatizar os processos de gestão de entregas, optando pela substituição dos comprovantes de entrega em papel por aplicativos.

    Com isso, as transportadoras que desejam ampliar a eficiência de gestão e obter um melhor controle de suas entregas, devem avaliar a possibilidade de adquirir este tipo de tecnologia que garantirá também um melhor custo-benefício comparado aos tradicionais comprovantes em papel.

    Leia também: Seu cliente reclama de entregas fora do prazo? Saiba como resolver esse problema!

    E você? Como gerencia as entregas de sua transportadora? Deixe seu comentário abaixo!