Sem categoria

Ordem de coleta de carga: entenda qual é a importância

5 minutos de leitura
Ordem de coleta de carga: entenda qual é a importância
Daniel Brasil
Escrito por:
Atualizado em 14 de dezembro de 2021

Índice

    Dentro do processo logístico envolvendo o serviço de transporte existem diversas transportadoras que fazem a retirada da carga do remetente. Nesse sentido, em muitos casos isso só é possível se o motorista estiver portando um documento chamado ordem de coleta

    Como ele não é obrigatório em todo território nacional, muitos gestores têm dúvidas sobre emiti-lo ou não, mas vale ressaltar que essa ordem facilita a regularidade do transporte de cargas entre o ponto de origem e o centro de distribuição.

    Por causa disso, neste artigo nós separamos as principais informações que você deve conhecer a respeito da ordem de coleta e a importância que ela tem na operação dos serviços prestados pelas transportadoras.

    Então, continue lendo até o final!

    O que é a Ordem de Coleta?

    A Ordem de Coleta (modelo 20) é um documento emitido durante a realização dos serviços de transporte para assegurar a regularidade da carga entre o ponto de coleta até o centro de distribuição da transportadora.

    Para facilitar a compreensão, imagine que um dos seus clientes precisa entregar uma televisão ao consumidor final e, para isso, a sua transportadora precisa buscar essa mercadoria no estoque dele.

    Nesse sentido, a transportadora precisa gerar uma ordem de coleta que vai conter informações como: dados do que será coletado, dados do motorista e dados do veículo.

    Assim, ao chegar no ponto de coleta, o motorista da transportadora apresenta o documento ao responsável que vai lhe entregar o produto e entrega o canhoto do documento assinado por ele mesmo.


    Essa assinatura atesta que o condutor do veículo da transportadora pegou o produto em perfeito estado, facilitando a compreensão do processo logístico caso algum incidente ocorra até o centro de distribuição.

    Ao chegar lá, aí sim o CTe e o MDFe poderão ser emitidos como documentos obrigatórios definitivos do transporte daquela mercadoria.   

    Por que o documento é importante?

    Exemplo de Ordem de Coleta

    Exemplo de Ordem de Coleta, documento importante para assegurar a regularidade

     da carga entre o ponto de origem e o centro de distribuição da transportadora. 

    Como a Ordem de Coleta registra as condições da carga na etapa inicial do transporte, o documento é importante porque serve como registro do estado da mercadoria.

    É por essa razão que emiti-lo acaba se tornando muito importante para o processo logístico, pois através do documento é possível ter uma ideia real do que será transportado e, com isso, a transportadora também evita surpresas desagradáveis. 

    É obrigatório emitir a Ordem de Coleta? 

    A Ordem de Coleta de Carga não é obrigatória em todo o território nacional, porém alguns estados exigem o documento para que o transporte seja realizado, como é o caso de Minas Gerais, Goiás e São Paulo, que possuem legislação própria.

    Nas regiões em que não é obrigatória a emissão do documento, cabe à transportadora decidir se irá gerá-lo. Nesse caso, a Ordem acoberta as prestações de serviços municipais, mas vale reforçar que isso não substitui a emissão do CTe.

    Quais os benefícios de utilizá-la?

    Para que você tenha uma ideia real dos diversos benefícios que envolvem a emissão da ordem de coleta, além, é claro, de já saber que o documento funciona como registro das etapas iniciais do transporte, confira abaixo a lista com as principais vantagens de gerá-lo.

    Fácil integração com outros sistemas

    A Ordem de Coleta é um documento que pode ser gerado facilmente pelos sistemas de gestão da transportadora, pois o software possui um histórico das operações que são realizadas na empresa, como é o caso do Sistema TMS da Hivecloud, que também emite outros documentos fiscais, a exemplo do CTe e MDFe.

    Aumento da produtividade da transportadora

    Com a integração ao sistema emissor, você faz o gerenciamento da sua transportadora em um único lugar. Assim, otimiza a operação logística e, com isso, ganha a possibilidade de aumentar a sua produtividade, tornando o dia a dia mais simples. 

    Reforço da regularidade da operação

    Com a Ordem de Coleta a sua transportadora está assegurando a regularidade da operação, isso não só ajuda para os fins fiscais, como também garante que o seu embarcador sinta mais segurança e confiança na sua empresa.

    Isto porque esse tipo de ação reforça a sua credibilidade, se tornando um diferencial competitivo, já que muitas transportadoras ainda não fazem esse tipo de emissão de documento nos estados em que a Ordem de Coleta não é obrigatória. 

    Como emitir o documento?

    Se você está interessado em realizar corretamente a emissão da Ordem de Coleta, a primeira informação que precisa conhecer é que ela pode ser gerada pelos sistemas de gestão de transporte, como o TMS da Hivecloud que mencionamos anteriormente.

    Um dos principais ganhos de ter um software emissor é que gerar a documentação se torna um processo automatizado, logo, além de ser muito mais fácil ter o documento em mãos, você ainda poupará tempo e minimizará possíveis erros.

    Como é possível perceber, embora não seja obrigatório emitir a Ordem de Coleta, esse documento tem uma função extremamente importante na prestação dos serviços de transporte de carga, garantindo maior eficiência para a sua transportadora.

    Agora que você já está ciente de como este pode ser um diferencial competitivo, sugerimos que continue lendo os nossos artigos para manter-se informado a respeito dos principais temas que podem ajudá-lo a potencializar a sua operação logística.

    Ainda não tem a gestão da sua transportadora automatizada? Faça sua gestão de transporte em um único lugar com nosso software TMS. Nele, você terá como emitir a Ordem de Coleta, CTe, MDFe, tabelas de frete, CIOT, averbação automática, EDI e muito mais! Otimize a operação e aumente a lucratividade da sua transportadora.