Gestão de TransporteTransportadora

[Parte 1] Como fazer com que sua transportadora não perca clientes?

2 minutos de leitura
[Parte 1] Como fazer com que sua transportadora não perca clientes?
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 24 de abril de 2023

Existem diversas estratégias para a retenção de clientes, mas algumas têm se mostrado mais eficazes no ramo de transporte de carga. Neste primeiro post da série Como fazer com que sua transportadora não perca clientes, apresentaremos uma das ações que sua transportadora pode implementar para trazer resultados muito eficientes na redução do impacto da competitividade na perda de negócios em sua empresa.

    Ação #1 – Integração de Processos

    A primeira ação que você pode implementar em sua transportadora é integrar seus processos com os processos do seu embarcador. Mas como a Integração pode te ajudar a não perder clientes? Vamos analisar uma situação prática.

    Digamos que você é uma transportadora que presta serviços para um embarcador e cobra R$ 10 / kg transportado. O que aconteceria se surgisse outra transportadora cobrando R$ 9 /kg transportado? Se vocês tiverem o mesmo nível de serviço, provavelmente sua transportadora seria substituída.

    Como evitar a substituição?

    Você pode fazer com que a dificuldade para substituir sua transportadora por outra seja grande o suficiente para que pequenas variações de preço não impactem em sua substituição. É aqui que entra a integração de processos entre sua transportadora e os embarcadores.

    A integração eletrônica permite que:

    • Seu embarcador envie para você as notas fiscais que você irá transportar;
    • Você envie para o embarcador eletronicamente os Conhecimentos referentes aos serviços executados;
    • Todas as ocorrências sobre a entrega sejam enviadas ao embarcador;

    E com isso você terá processos de contratação, seleção e auditoria realizados automaticamente. Quando você tem essa integração eletrônica, é difícil que seu embarcador substitua você facilmente por outro transportador.

    Isso tem resultado prático?

    Tem sim! Hoje nós acompanhamos mais de 3.000 transportadores que utilizam nossa tecnologia e um dos principais fatores determinantes para a manutenção de embarcadores por um longo prazo é a integração eletrônica. Nós observamos nos clientes que já têm integração que a ação ajuda bastante a diminuir o impacto da competitividade.

    Isso é algo que você pode implementar facilmente em sua transportadora e que trará resultados grandes evitando a perda de embarcadores.

    Esta é a primeira dica desta série sobre Como fazer com que sua transportadora não perca clientes.

    Acompanhe em breve a sequência destas dicas!