Gestão de Transporte

Transportador, esteja um passo a frente do problema!

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Transportador, esteja um passo a frente do problema!
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 6 de dezembro de 2022

Problemas são algo comum para quem trabalha com transporte de cargas e eventos como sinistros, avarias, atrasos, quebra de caminhões na estrada etc, se tornam presentes no dia a dia de uma transportadora.

Por esta razão, muitos gestores gastam parte importante de seu tempo tratando desses problemas, e consequentemente deixando suas operações cotidianas mais lentas, visto que poderiam estar se dedicando à outras atividades que o trabalho logístico exige.

Porém ao invés de perder tempo tratando dessas dificuldades, as melhores transportadoras e operadores logísticos investem seu tempo na prevenção, e não na correção dos erros.

    Mas, como fazer isso?

    Você deve estar pensando em alguma solução muito cara ou complicada não é mesmo? Na realidade, a resposta é muito simples! Trate as causas dos problemas, e não as consequências que ele causa!
    Ficou confuso? Eu explico: quando se trata as causas dos problemas, você vai no cerne da questão, e dessa maneira as consequências podem ser tratadas de forma eficiente.

    Por exemplo: Uma transportadora está com uma incidência alta de atrasos nas entregas numa rota X. Porém, ao invés de tratar o problema depois que ele já ocorreu, é mais eficiente que se olhe para as causas do problema antes que ele ocorra, pois além de ser mais efetivo, os custos serão menores.

    Uma entrega em atraso gera custos desnecessários como o despacho de cargas em caráter emergencial sem que haja a consolidação das cargas, ou seja, o acondicionamento de mais mercadorias num mesmo caminhão para otimizar a distribuição.

    Observando as causas dos atrasos a partir da análise dos índices de performance da transportadora, é possível identificar o que tem causado os problemas: Seria o trafego intenso?  A situação física da estrada? Os desvios de rota? Enfim, a partir da análise efetiva das causasdo problema a tratativa delas é o que fará com que a atividade desempenhada seja mais eficaz.

    Identifique os indícios antes do problema aumentar: monitore seus resultados

    Porém antes de implementar as soluções é imprescindível que a transportadora monitore seus resultados para que, a partir dos dados obtidos de sua performance, possa efetuar as correções e mudanças necessárias.

    No caso do atraso das entregas na rota X, o transportador deve se perguntar se está por exemplo, despachando os veículos no prazo correto de um entreposto para outro, ou se está levando mais tempo do que o necessário para a execução dessa atividade. Em nosso blog temos alguns textos que podem ajudar você, explicamos como monitorar o desempenho de uma transportadora e como o transportador deve realizar o monitoramento de ocorrências com as cargas.

    Mantenha o problema à vista

    Atentar para as estatísticas da sua transportadora é essencial no controle dos resultados. Um bom exemplo de monitoramento de performance é a possibilidade do acompanhamento do status das cargas em tempo real e acesso às notificações de ocorrências.

    Utilizar um software que permita a visibilidade global da operação – e consequentemente do status de cada carga – é primordial, para que os problemas sejam identificados rapidamente ou o ideal, antes mesmo que eles ocorram.

    A utilização de um software que permita a visibilidade desses problemas um uma única tela da interface é um grande ganho de tempo, além da otimização das atividades logísticas.