Documentos Fiscais

Quais as obrigações fiscais de uma transportadora?

2 minutos de leitura
Quais as obrigações fiscais de uma transportadora?
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 10 de abril de 2023

Hoje em dia é muito comum ver pessoas abrindo pequenas transportadoras para ter um subsídio mais concreto e definitivo na renda familiar.

Afinal, é recorrente a busca por transportes de cargas em pequenas e grandes cidades e especialmente, por empresas e multinacionais que ficam espalhadas pelo país.

Mas, antes de tomar qualquer atitude é preciso entender as obrigações fiscais de uma transportadora, além de definir qual será o setor do seu negócio e em que segmento o transporte irá ser benéfico para a população e para os clientes.

Os tipos mais comuns de transportadoras são: cargas pesadas, mercadorias, medicamentos, veículos e de mudanças e todos eles devem estar atentos às obrigações fiscais.

    Atenção ao fisco

    Com o objetivo de que o seu ofício seja legalizado por lei, um contador pode lhe explicar todas as questões envolvendo documentos e alvarás para que seja permitida a veiculação da transportadora nos municípios e estados brasileiros.

    Algumas destas obrigações fiscais são: registro na junta comercial, alvará do corpo dos bombeiros, autorização da prefeitura municipal e criação do CNPJ.

    É muito importante que o empresário e dono da transportadora fique atento ao fisco, isto é, a fazenda pública. Quando a transportadora não possui os documentos legalizados ou não tem permissão para transportar o segmento, a fazenda pública pode proibir a circulação e até mesmo multar o proprietário.

    Afinal, dependendo do segmento que você escolher, por exemplo, transportadora de cargas perigosas, é preciso de fiscalização para evitar prejuízos e até mesmo consequências futuras.

    Investimento e infraestrutura

    Para abrir mesmo que seja uma pequena transportadora, é preciso investir uma boa quantia para ter o capital de giro e conseguir fazer a empresa lucrar. Geralmente, é comum que o investimento inicial seja a partir de R$250 mil, podendo chegar a mais de R$1 milhão de reais.

    Sem contar que é necessária a infraestrutura correta para abrigar a transportadora no que diz respeito ao setor administrativo, motoristas, fornecedores e estacionamentos.

    Logo, é muito relativo fechar um preço específico de investimento porque tudo vai depender do tipo de negócio, do tamanho da sua frota, da quantidade de veículos e funcionários. Além disso, não se pode esquecer os custos com a publicidade, divulgação e legalização de todo o processo.

    Perfil do empresário

    Na maioria das vezes, é comum observar que uma pessoa que tenha vontade de empreender socialmente e deseja sobreviver frente à concorrência e o mercado, acabe atuando como chefe de uma transportadora para abrigar subsídios e conseguir ofertar o melhor preço, garantindo mais clientes e mais pessoas dispostas a confiar no negócio.

    Entretanto, não é qualquer pessoa que pode transportar cargas perigosas, por exemplo.

    É necessário, nesse caso, o Curso de Condutores de Veículos Transportadores de Produtos Perigosos, ou como é chamado hoje em dia, Mopp (Movimentação e Operação de Produtos Perigosos).

    Então, antes de sair por aí investindo em uma transportadora própria, é preciso verificar os documentos e as obrigatoriedades de cada segmento para evitar problemas com a lei.

    As transportadoras estão crescendo muito devido à grande demanda por este tipo de serviço, mesmo em época de crise. Continue acompanhando o blog da Hivecloud e tenha mais informações para sua transportadora!

    Leia também nosso post com os erros mais comuns que as transportadores comentem com as obrigações fiscais!