Gestão de Transporte

Como diferenciar a sua transportadora em um ambiente tão concorrido?

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Como diferenciar a sua transportadora em um ambiente tão concorrido?
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 25 de janeiro de 2021

Índice

    Em uma era marcada pela modernização de compras online com facilidades de receber mercadorias onde desejar, bem como o aumento de negociações B2B (Business-to-business), o aumento da demanda para empresas de transporte tem sido significativo.

    Paralelo a este crescimento está a entrada de novas empresas no ramo de transporte para darem conta desta demanda, assim como a especialização e expansão de transportadoras que já estão no mercado há algum tempo. Logo é possível observar que este é um mercado que tem crescido a cada ano, trazendo consigo também o aumento da concorrência. Alguns trazem melhores preços, outros melhores serviços, de qualquer modo é preciso estar atento a alguns fatores que possam diferenciar sua transportadora da concorrência:

    Prazos Reais

    Não existe nada mais frustrante para um cliente do que esperar pela entrega de uma mercadoria, no qual ele esta acompanhando o rastreamento, e no final do dia não receber a encomenda. Ter prazos reais e manter o cliente sempre informado com relação a supostos atrasos pode fazer toda a diferença, pois traz satisfação para o cliente. Portanto, se sua transportadora vai atrasar na entrega, deixe avisado sobre o novo prazo.

    Automatize a comunicação

    Uma opção para estar à frente dos concorrentes é investir em softwares de gerenciamento de logística, que realiza a comunicação entre os serviços de armazém e de faturamento, permitindo a entrega de atualizações em tempo real para o cliente. Isso simplifica significativamente todo o processo, desde a armazenagem através da expedição, e requer uma quantidade menor de mão de obra.

    Outro ponto a ser destacado está nas diversas maneiras em que o cliente poderá rastrear sua encomenda. Deste modo a transportadora poderá disponibilizar acompanhamentos via e-mail, via portal ou até mesmo via sms.

    Pós-vendas

    Além da venda, é notável que o pós-venda torna-se um processo de grande importância quando se pretende fidelizar o cliente e realizar novas parcerias. Deste modo, recomenda-se incentivar sempre o feedback de modo a saber se a mercadoria foi entregue conforme o serviço contratado, ou ainda se existe algum serviço adicional que o cliente gostaria que a empresa prestasse, ou até mesmo algo que possa ser mudado e melhorado.

    Crie vínculos

    Muitas transportadoras possuem contato direto com seus clientes somente quando firmam um novo contrato. Deste modo, enviam um representante comercial para agilizar a assinatura de contratos e posteriormente não mantêm os clientes por perto.

    Criar vínculos é uma maneira de se destacar da concorrência, além da fidelização, também poderá conseguir novos clientes por meio de indicações. Deste modo, criar pequenos eventos para seus clientes ou ainda simplesmente convida-los para um café pode fazer toda diferença.

    Envolva funcionários

    Além dos clientes, os funcionários de uma empresa também são peças chave para que a marca se destaque da concorrência. Para uma transportadora, este envolvimento por parte dos colaboradores também é de extrema importância. Deste modo, trabalhar para manter uma equipe unida é um dos passos a serem dados nas melhorias internas.

    Outro ponto importante que possa envolver os colaboradores está no pedido de feedback por parte destes. Uma dica simples é começar pedindo aos colaboradores para identificarem as tarefas que desempenham diariamente, detalhando no que estão envolvidos. Em seguida, perguntar-lhes o que eles acham que poderia ser melhorado.

    Diferencial marcante

    Ter um diferencial marcante significa ter alguma qualidade que a concorrência não possui e pode servir como um slogan alternativo. Deste modo, recomenda-se analisar o que ainda não existe no mercado no qual a empresa pode adotar como sua característica.

    Não é preciso ir longe para encontrar pequenas opções que possam diferenciar uma transportadora das demais. Por exemplo: Ser a única que faz entregas aos fins de semana, ou única que faz reembolsos em casos de atrasos, entre outras.

    Promova serviços

    As promoções no geral são pouco utilizadas pelas transportadoras para incentivar clientes e até mesmo conquistar novos. Por outro lado, este é um recurso que pode ser um diferencial de uma empresa de transportes.

    Promover mensalmente descontos, ou ainda promover frete grátis para um cliente que fizer cinco ou dez transportes de mercadoria com a empresa, por exemplo, pode ser uma ótima alternativa no qual a concorrência não faz ou ainda não pensou em fazer.

    Seja original

    Como vimos, por mais que a concorrência entre as transportadoras tenha crescido nos últimos anos, todos desejam se estabelecer no mercado de modo a também crescer com a movimentação da economia. Por outro lado, muitas transportadoras acabam enfrentando dificuldades simplesmente por atuarem em um mercado competitivo.

    Sendo assim, o diferencial muitas vezes está em não tentar seguir os mesmos passos dos concorrentes. Ou seja, a autenticidade e qualidade única na prestação do serviço de transportes pode ser a grande chave para manter os atuais clientes e conquistar novos públicos.
    Qual destas opções encaixa melhor com o seu negócio? Opine sobre suas preferências nos comentários.

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