Gestão de Transporte

Segredos para um monitoramento adequado do processo de entrega

2 minutos de leitura
Segredos para um monitoramento adequado do processo de entrega
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 30 de janeiro de 2024

O processo de entrega é um dos pontos mais importantes no transporte de cargas. Dependendo de como essa experiência for recebida pelo seu cliente, poderá determinar se você terá um novo contrato ou não. Por isso, é fundamental que esse processo seja adequadamente monitorado pelos gestores da empresa.

    Como monitorar adequadamente o processo de entrega?

    Hive.cloud AR - Segredos para um monitoramento adequado do processo de entrega

    Muitas empresas fazem o monitoramento de forma manual, por questões de custo e demanda. Essa modalidade pode funcionar muito bem, porém, está sujeita a diversos riscos causados por erro humano. Vale salientar também que quanto maior a sua empresa for, mais arriscado e difícil se torna realizar esse monitoramento de forma manual.

    Portanto, se você deseja eficiência no seu processo de entrega, considere investir em uma plataforma informatizada que realize esse monitoramento. Atualmente existem diversas empresas no mercado que oferecem soluções capazes de monitorar todo o processo de entrega de forma automatizada, algumas até com acompanhamento em tempo real e armazenamento em nuvem (cloud).

    Segredo #1: Elimine as falhas de comunicação

    Especialmente as empresas que optam por controlar as entregas de forma manual podem sofrer prejuízo e penalidade na produtividade da empresa devido às falhas de comunicação. As características e particularidades do cliente devem ficar bem claras desde o momento inicial da operação, além de, é preciso que o gestor esteja sempre em contato com todos os envolvidos no processo, a fim de evitar quaisquer contratempos.

    Segredo #2: Facilite a troca de informações

    Já diz o ditado: tempo é dinheiro. Para que a entrega seja efetuada no tempo estimado, facilite a troca de informações entre os envolvidos no processo de entrega, tornando sua operação muito mais eficiente e evitando erros.

    O uso de protocolos e documentos específicos para o armazenamento e troca de informações é muito utilizado no transporte de cargas com essas finalidades.

    Segredo #3: Capacite a sua equipe

    Não adiantará ter uma boa ferramenta de gestão de entregas ou um excelente sistema de controle manual se os funcionários responsáveis não forem capazes de extrair o melhor delas. Muitos gestores veem a capacitação dos colaboradores como um desperdício de recursos mas, quando bem aplicado, é exatamente o contrário.

    Uma equipe capacitada é uma equipe mais motivada que, consequentemente, produz mais e de forma mais eficaz.

    Segredo #4: Acompanhe em tempo real

    Embora seja a realidade de muitas empresas, o monitoramento do processo de entrega de forma manual não é o mais adequado. Além de aumentar a taxa de erros, o monitoramento em tempo real da entrega torna-se quase impossível.

    A utilização de um software que proporcione acompanhar em tempo real proporciona aos gestores a prevenção de qualquer contratempo no processo, aumentando a confiabilidade da sua empresa e possibilitando o direcionamento da equipe para algum “plano B”, caso haja a necessidade.

    Você conhece as melhores formas de gerenciar uma transportadora? Nós sabemos que realizar a manutenção de uma empresa em um setor tão delicado pode ser uma grande dor de cabeça. Por isso, nós preparamos um conteúdo especial para que você conheça as melhores formas de gerenciar sua transportadora em nosso ebook completamente gratuito.

    Quais desses segredos você já implementa na estratégia da sua empresa? Tem mais algum segredo? Compartilhe conosco nos comentários!

    eBook: Como Gerenciar uma Transportadora

    Aprenda como funciona uma transportadora de cargas e saiba como realizar uma gestão eficiente de suas operações!

    eBook: Como Gerenciar uma Transportadora

    *Ao inscrever-se, você aceita nossos Termos de Uso.