Você sabe o que é e para que servem os sistemas de rastreamento e monitoramento de entregas? Se você ainda tem dúvidas sobre esse tipo de software tão utilizado por grandes empresas de transporte, leia o nosso artigo completo, entenda sua importância e tire todas as suas dúvidas!
O que é?
Os sistemas de rastreamento e monitoramento da entregas são responsáveis pela consolidação e distribuição das informações sobre uma determinada entrega para todos os envolvidos. A distribuição dessas informações pode ocorrer através de um site, e-mail ou até mesmo SMS.
O tempo de entrega e o cumprimento dos prazos são alguns dos diferenciais mais valorizados neste mercado. Isso destaca a importância do auxílio de um software que permita gerenciar e monitorar o processo de entrega de forma prática e ágil.
Quando um consumidor realiza uma compra através da internet, muitas vezes recebe um link direcionado onde ele pode rastrear toda movimentação relacionada ao seu pedido e sua entrega. Através desses sistemas, é possível monitorar quando a carga foi despachada para transportadoras, quando a mesma é transferida entre centros de distribuição e até mesmo quando ela sai para realização da entrega.
Principais recursos e funcionalidades
Controle de entregas
Esse tipo de sistema permite que o gestor tenha o controle total dos processos de transporte, tendo conhecimento de todas as etapas da entrega até sua finalização. Isso torna possível saber do horário que foi realizado as entregas, facilitando imensamente na hora que for necessário criar relatórios ou planilhas específicas.
Visão completa do transporte
Os sistemas de rastreamento e monitoramento de entregas geralmente contam com uma plataforma intuitiva que detalha de forma simples uma visão completa do transporte. Isso é, o gestor possui a capacidade de identificar todos os componentes que influenciam o processo de entrega: pausas, retornos, rota, andamento, etc.
Monitoramento de motoristas
A plataforma também permite com que o gestor possa realizar o monitoramento dos motoristas. Ter conhecimento da forma como é feita a condução dos veículos, horário de paradas, quantidade de pausas e muitos outros componentes que influenciam o transporte é essencial para otimizar as entregas corretas a partir de suas necessidades e escolhas.
Controle de devolução
O gestor ainda consegue ter uma visão geral não apenas dos processo de entrega, mas também para gerar um relatório completo da realização e necessidade de devolução, como os motivos que levaram a isso, por exemplo. Isso termina se destacando como algo importante para ter conhecimento do que está afetando a satisfação dos clientes a ponto de solicitarem a devolução do produto. Estar atento a tudo isso é tarefa primordial de qualquer gestor de empresas de transporte.
Benefícios e resultados
Acompanhamento do transporte em tempo real
Muitas empresas descartam a necessidade de realizar um monitoramento completo do andamento de suas entregas, seja por não achar viável investir em uma plataforma para isso ou apenas não enxergam suas necessidades nesse tipo de sistema.
Isso termina fazendo com que a análise da satisfação dos clientes termine sendo parcialmente ignorada, visto que não será possível ter um acompanhamento completo das entregas para entender o que pode estar influenciando em casos de atraso, devoluções frequentes, etc.
Em virtude desses problemas, essas empresas correm sérios riscos não apenas de perderem possíveis clientes ou contratos específicos por não seguirem os prazos requeridos corretamente, mas também perdem a oportunidade de verificar seus andamentos justamente para poder criar uma nova abordagem em cima desses dados.
Tendo um acompanhamento das entregas em tempo real, o gestor tem ideia de tudo que está acontecendo durante a realização do transporte das mercadorias. Isso torna possível entender o que é mais viável para o seu tipo de transporte, além de também podem ter uma análise mais confiável de seus motoristas para, assim, gerir melhor sua frota.
Ficar atento aos prazos das entregas
Não é nenhuma novidade que entregar o produto transportado no tempo estimado é a chave para se dar bem em um mercado como esse. No entanto, por mais que o tempo seja primordial para o sucesso de uma transportadora, muitas empresas ainda acreditam que não seja tão importante se dedicar para investir em uma plataforma específica para monitorar e rastrear suas entregas diretamente.
A perda desses dados importantes termina gerando vários problemas, como os anteriormente citados, que podem vir a se tornar uma grande dor de cabeça para qualquer gestor de uma empresa de transportes.
Não ter ideia das melhores rotas e o que influencia para o cumprimento do prazo das entregas pode resultar na perda do mais importante para uma empresa que se inclui setor de transportes: seus clientes. Entregar mercadorias no prazo estimado é algo de extrema importância não apenas para quem contrata o serviço de transporte, mas também para quem está na espera de receber este produto na data marcada – caso não seja o mesmo cliente.
O fato desse tipo de sistema ter uma visão completa do transporte torna possível, principalmente, acompanhar as entregas e ter uma ideia como será feito o processo para seguir corretamente o prazo de entregas, além de poder evitar aquelas rotas que não se mostrarem tão favoráveis durante o transporte.
Aumento da produtividade
A capacidade de aumentar a produtividade é uma das chaves que torna satisfatória a gestão de uma empresa em qualquer tipo de negócio. Isso não é diferente no mercado de transportes de cargas. Apesar disso, muitas empresas ainda se deparam com várias dificuldades na hora de buscarem meios para aumentarem sua produtividade.
Essa falta de entender o que deve ser otimizado para conseguir um aumento na capacidade operacional termina por prejudicar a empresa a modo em que ela não consiga aprimorar suas operações a partir de seus próprios investimentos e relatórios gerados através de negociações.
Não tendo essa ideia do que pode vir a se tornar como algo favorável para a empresa ainda prejudica sua capacidade de crescer no mercado, cenário este em que o uso de sistemas de auxílio durante a gestão se tornou o primeiro passo para conseguir se destacar em meio a tantas opções de empresas que realizam o transporte de cargas.
Através de um sistema para realizar o rastreamento e monitoramento de entregas, é possível gerar relatórios do que se apresenta como favorável – ou não – para as empresas de modo que os gestores possam analisar os dados e otimizarem suas operações a partir deles, além de poder rastrear as entregas lado a lado.
Principais fornecedores
Atualmente existem diversas empresas desenvolvedoras no mercado onde cada uma possui suas características próprias. Através do conhecimento dos objetivos de sua empresa, é preciso adequá-la às ferramentas mais adequadas.
Apesar da possibilidade de se integrar com outras plataformas para coletar dados, esses sistemas também podem funcionar de forma independente, isso pois o nível de flexibilidade é algo opcional pela empresa fornecedora.
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Restou alguma dúvida sobre os sistemas de rastreamento e monitoramento de entregas? Não deixe de perguntar nos comentários!
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