Gestão de Transporte

Sua operação é padronizada? Entenda a importância disso

2 minutos de leitura
Sua operação é padronizada? Entenda a importância disso
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 10 de dezembro de 2021

Índice

    Para uma operação ser bem sucedida, é preciso que haja continuamente uma avaliação dos processos implantados seja com armazenagem, transportes ou produção.
    Se você não revisa os processos para avaliar possíveis ajustes e fazer manutenções só a implantação de um bom sistema não irá atender as suas necessidades.

    É importante estar atento à operação para reduzir a variabilidade desses processos, sem prejudicar a flexibilidade. Seus serviços precisam sempre atender as expectativas dos clientes, e em muitos casos, ao menor custo possível. Isso pode ser feito através da padronização.

    Mas por que padronizar?

    Antes de tudo: Padronizar não implica em mudar as rotinas, torná-las monótonas aos trabalhadores ou estabelecer normas rígidas, perdendo a criatividade ou a flexibilidade. A definição de métodos de processo, formulários, documentação, facilitam nossa vida, reduzem o tempo e minimizam os erros. Quando padronizamos criamos uma identidade, mas é importante nenhuma padronização deve engessar uma atividade ou processo.

    Criar padrões é necessário para que um ou mais processos isolados possam desenvolver uma cultura de qualidade. Com a utilização da Tecnologia da Informação naatualidade, os processos produtivos e gerenciais mais complexos recebem o auxílio da automação das etapas, e se receberem padronização, os registros de forma física e eletrônica acabam introduzindo formalmente o treinamento no trabalho realizado.

    O estabelecimento de um padrão processual em uma transportadora traz benefícios importantíssimos. Listamos abaixo os quantitativos e os qualitativos:

    Qualitativos, que permitem:

    · Consistência de qualidade
    · Utilizar adequadamente os recursos (equipamentos, materiais e pessoas)
    · Uniformizar a produção
    · Facilitar o treinamento das pessoas, melhorando seu nível técnico
    · Registrar o conhecimento tecnológico
    · Salvaguardar o know-how da organização e
    · Facilitar a contratação ou venda de tecnologia

    Quantitativos, que permitem:

    · Aderência ao plano de entrega
    · Reduzir o desperdício
    · Padronizar componentes
    · Padronizar equipamentos
    · Reduzir a variedade de produtos
    · Aumentar a produtividade
    · Melhorar a qualidade e controlar processos

    É fundamental melhorar o fluxo de atividades para garantir a adequação da logística às mudanças que acontecem no mercado e apresentar os principais diferenciais competitivos de um prestador de serviços de transporte.

    Como saber se estou precisando de padronização?

    Separamos cinco itens abaixo para que você possa verificar se a sua operação está precisando de padronização dos processos:

    · Você está tendo duplicidade de conferências sobre a mesma atividade?
    · Quantas ocorrências erradas de entregas?
    · Quantos caminhões estão parados sem necessidade?
    · Você está tendo retrabalho na preparação e carregamento das cargas?
    · Sua ordem de prioridade de entregas está confusa?
    · Seus custos de pedido, manutenção e estoque aumentaram recentemente?

    Utilize o software ideal

    Parte de uma boa padronização é contar com um software adequado para manter o controle das informações sobre etapas, documentos e garantir aos seus clientes um acompanhamento em tempo real das operações e entregas. A Hivecloud possui softwares que visam otimizar a sua operação, garantir o seu diferencial competitivo e promover o crescimento da sua empresa. Conheça agora mesmo