CTeDocumentos Fiscais

Sua transportadora pode parar dia 04/12

3 minutos de leitura
Sua transportadora pode parar dia 04/12
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 25 de abril de 2023

Não se manter atualizado sobre as regras que afetam as gestões de transportadoras é um alto risco que pode chegar a afetar até mesmo a funcionalidade de suas operações. No dia 04/12, este risco está mais alto do que nunca.

Isso pois as atualizações nos documentos fiscais estão sendo colocadas em vigor e estas mudanças colocam em risco as operações de milhares de transportadoras que podem não estar atentos a atualização destes documentos fiscais.

    O que vai acontecer?

    O dia 04 de dezembro de 2017 está marcado como o último dia em que a atual versão do CTe é válida no Brasil. Por causa disso, é importante que as transportadoras estejam preparadas para não sofrerem nenhum tipo de risco por não seguirem todos os requerimentos fiscais corretamente.

    O objetivo da atualização é minimizar o número de informações e dados inclusas no CTe para tornar mais prática a emissão de cada documento envolvido na operação de entrega, uma vez que não será mais necessário definir todas as informações antes de se emitir cada um.

    É recomendado que todos os prestadores de serviço, independente do modal ou tipo de transporte, deverão se adequar ao novo modelo do CTe 3.0.

    Quais são as mudanças com a atualização?

    • Novo documento fiscal digital: CTe OS (Conhecimento de Transporte eletrônico para Outros Serviços);
    • Mudança nos dados requeridos para emissão de cada CTe;
    • Detalhamento completo de alguns modais não são mais necessários;
    • Retirada de campos para registrar informações do modal Rodoviário, como data de previsão de entrega (dPrev), indicador de lotação, etc.

    A exclusão de certas informações necessárias promete mais praticidade na emissão do CTe, simplificando os dados requeridos para realizar sua emissão. No entanto, essas mudanças também trazem consequências para o MDFe, pois alguns dados sofreram a transição de um documento para o outro.

    Para mais informações sobre todas as mudanças do CTe 3.0 e no MDFe, é recomendado conferir também nossa publicação que destaca tudo que sofrerá atualização nos dois documentos fiscais. Bastar clicar aqui para conferir o post.

    Com a mudança, alguns dados, que anteriormente eram cadastrados no CTe, foram para o novo modelo do MDFe. Isso destaca a importância de se manter sempre atualizado às necessidades fiscais requeridas.

    Como faço para atualizar meu documento?

    É importante destacar que a emissão dos documentos só é realizada através de um software específico para isso. Existem diversas opções para realizar esta emissão, no entanto é válido ressaltar a importância em optar pela plataforma que garante a formalidade de seus documentos e automatize as operações para agilizar o processo.

    A escolha por um emissor gratuito pode parecer o mais vantajoso em primeira mão, no entanto, pode resultar na utilização de uma ferramenta mais lenta e sem muitos recursos adicionais que não facilitam a vida dos gestores, o que pode afetar desempenho de uma gestão pelo atraso de documentos e outros serviços.

    Através do Hive.cloud CTe, é possível realizar automaticamente todos os procedimentos para a emissão de seu documento fiscal. Tudo isso acompanhado de um suporte 24h/7 dias por semana para auxiliá-lo em todos os passos para não correr o risco de realizar nenhum tipo de engano no documento. Para as mudanças do requerimento, a plataforma será automaticamente atualizada com o novo modelo do CTe 3.0. Teste gratuitamente!

    Alguma dúvida sobre a atualização do CTe? Deixe nos comentários!