Você sabe o que é e para que servem os sistemas de gestão de frotas? Se você ainda tem dúvidas sobre esse tipo de software tão utilizado por grandes empresas de transporte, leia o nosso artigo completo, entenda sua importância e tire todas as suas dúvidas!
O que é?
Esse software reúne todas as etapas do planejamento e controle dos veículos, integrando as atividades de manutenção, rastreamento e monitoramento dos meios de transporte da empresa, além do acompanhamento dos motoristas. Seu principal benefício é o acompanhamento direto dos gastos através da indicação dos gastos relativos à frota
A gestão de frotas auxilia na hora de poupar tempo dos gestores e torna possível obter uma melhor economia dos custos das operações. Essa ferramenta é mais um exemplo de como a tecnologia tem se empenhado em desenvolver soluções específicas e integrais para facilitar a vida dos gestores das empresas de cargas.
Principais recursos e funcionalidades
Gestão de manutenções
Esse tipo de sistema permite com que o transportador tenha acesso às etapas de manutenção das frotas para ter um controle melhor sobre seus componentes. Isso possibilita a redução dos custos totais das operações, assim como o aumento da disponibilidade da frota por buscar otimizar sua utilização.
Controle de receitas
As plataformas geralmente contam com muito mais do que apenas visualizar as receitas e documentos que influenciam as operações de uma transportadora. A própria ferramenta possibilita realizar o controle das receitas para auxiliar na otimização de seus gastos e serviços.
Visualização ampla de dados da frota
É comum nesses sistemas que o transportador consiga ter uma visão ampla dos dados de sua frota para ter um maior controle sobre seus componentes, como veículos, condutores, pneus, rotas, etc.
Gestão de documentos
Os software proporcionam o controle absoluto sobre todos os documentos fiscais da frota: CNH, IPVA, licenciamento e muitos outros que possuem suas importâncias específicas para o funcionamento de uma frota de transporte de cargas.
Integração de dados
Esse tipo de sistema geralmente conta com a disponibilidade da integração de seus dados com outras plataformas e serviços, para, assim, reduz o tempo gasto durante a gestão, além de garantir muito mais segurança na hora de consultar ou emitir documentos ou dados.
Benefícios e resultados
Detectar pontos de melhorias
Atualmente, reconhecer os pontos que precisam de melhorias é uma tarefa complicada para diversos gestores em qualquer empresa. Isso não é diferente no transporte de cargas.
Muitas vezes, identificar o que tem se mostrado desfavorável é algo que precisa ser avaliado a partir de todos os pontos que influenciam a gestão de uma frota. Não entender esses pontos pode causar diversos problemas que se refletem diretamente nos gastos operacionais da frota.
Isso evidencia a necessidade de prestar atenção nos pontos que se mostrarem favoráveis para evitar qualquer tipo de problema que afetaria o serviço ou o custo total de suas alterações, como rotas problemáticas que podem vir a causar danos excessivos aos pneus e exigirem reparos com mais frequência.
Com um sistema de gestão de frotas, você tem uma visão ampla de tudo que está dando certo e também o que vem se mostrando como um prejuízo em sua frota. Através disso, você conseguirá administrar o que precisa ser feito para mudar essa realidade e, assim, conseguir otimizar as operações de sua frota.
Automatização de processos
Por mais que muitas empresas de transporte ainda não achem importantes o suficiente possuírem um serviço dedicado à automatizar os processos, eles possuem sua importância na hora de gerir uma transportadora.
Em um cenário onde a praticidade se tornou a chave para o sucesso de muitas gestões, realizar os processos manualmente é caminhar pelo caminho contrário ao sucesso, visto que ter praticidade e agilidade contribui para uma gestão com resultados ainda mais favoráveis.
Além disso, realizar os procedimentos de forma manual ainda possui as chances de ocorrerem vários erros de digitação que podem vir a atrapalhar sua gestão na hora de validar documentos importantes e outros componentes do tipo que necessitam os dados corretos.
Utilizando um sistema de gestão de frotas, esses tipos de elementos que fazem parte da gestão iriam ser automatizados para minimizar os erros que envolvem todos os componentes da frota.
Aumento da disponibilidade da frota
Por mais que seja parte do desejo de todo os gestores conseguirem otimizar suas operações de forma em aumentar a disponibilidade de sua frota sem precisar aumentarem seus gastos, isso ainda é uma dificuldade por muitas empresas.
É comum durante o transporte de cargas que os gestores façam a distribuição de sua frota de acordo com as rotas que serão destinadas à cada veículo. No entanto, ainda assim é difícil encontrar formas eficazes para reduzir seus gastos sem afetar o desempenho geral da frota.
Com um sistema específico para isso, você conseguirá distribuir melhor a disponibilidade dos componentes de sua frota a partir de suas necessidades de acordo com as rotas planejadas.
Principais fornecedores
Existem muitas ferramentas que auxiliam na gestão de frotas que oferecem várias funcionalidades diferentes. O ideal é identificar o software que mais se adequa às necessidades de sua empresa.
Você sabe o que é EDI? Já utilizado por muitas transportadoras que multiplicaram suas atividades, essa ferramenta tem sido o divisor de águas na gestão de muitas empresas em todo o mundo. É por isso que preparamos um conteúdo especial – e gratuito – para que você entenda de uma vez por todas: para que serve o EDI no transporte de cargas?
Alguma dúvida sobre os sistemas de gestão de frotas? Não deixe de comentar abaixo!