tms

O que é e como funciona um TMS?

Gerenciar o transporte de cargas de forma eficiente é o maior desafio de operadores logísticos, transportadoras, empresas que fazem o próprio transporte e outras tantas que terceirizam este serviço. O TMS (“Transportation Management System”, Sistema de Gerenciamento de Transporte) é um dos principais softwares utilizados na gestão logística e uma ferramenta que promove a integração de toda a gestão, o que torna a empresa mais competitiva e satisfatória para aos clientes.

Este sistema tem inúmeras vantagens, mas podemos ressaltar a possibilidade de controlar todas as etapas relacionados à operação de transporte.

Com isso, os gastos são reduzidos, pois os investimentos são direcionados para os setores que precisam ser aperfeiçoados, na manutenção ou em alguma estratégia de ampliação dos serviços.

Se você ainda tem dúvidas sobre como funciona um software TMS, continue lendo este artigo para saber mais!

O que é TMS?

O TMS é uma solução que gerencia todo o processo de transporte e permite ao usuário visualizar e controlar a operação e as entregas de forma ampla e integrada. Este sistema confere uma visão geral de todos os processos, além de te ajudar com algumas atividades, como:

  • Emissão de conhecimentos e manifesto de cargas;
  • Visualização de embarques, coletas e entregas;
  • Cadastro de taxas e tarifas;
  • Andamento das entregas e controle das operações;
  • Controle das cargas e relatórios sobre as entregas;
  • Visualização do faturamento e prazo médio de recebimento.

Como um TMS funciona?

Um TMS é um sistema que funciona online e que vai permitir você transferir a gestão dos processos do transporte de cargas, antes realizada por meios de planilhas e anotações diversas, para um software, o que torna o gerenciamento muito mais simples.

Além de o monitoramento ser facilitado, os erros são reduzidos e o gestor passa a ter um controle maior sobre os processos, o que promove agilidade para as suas negociações.

Nos softwares mais completos, a confirmação de uma entrega pendente pode ser feita clicando e arrastando o cartão referente a ela para a coluna de embarques em execução, por exemplo.

Errou?

É só arrastar de volta. Simples, não é?

Quais são as funcionalidades de um TMS?

A gestão de transporte exige um controle completo de cada etapa do transporte de cargas para evitar que ocorram problemas, como atrasos nas etapas da operação e extravios da carga. Um TMS bem estruturado tem algumas funcionalidades, como:

  • Planejamento – controle orçamentário e análise das variáveis, montagem de orçamento do transporte, montagem das rotas, cálculo de dimensionamento de equipamentos e da renovação da frota;
  • Operação – controle de transbordo, de entrega e coleta e rastreamento lógico das cargas;
  • Custos – de operação e de manutenção;
  • Suprimentos – controle de materiais em oficinas próprias, de requisições e de compras;
  • Rastreamento – transmissão de dados via wireless, interface com rastreadores GPS e com tecnologias embarcadas nos veículos e leitores de código de barras;
  • Faturamento do transporte – requisição de transporte, registros de notas fiscais, cadastro (de clientes e terceiros, de taxas e tarifas, da rede de transportes), ordem de coleta, emissão de conhecimentos e manifestos de carga e emissão de fatura de cobrança dos clientes;
  • Controle de Estoque – controle dos produtos, dos pedidos, das compras e das movimentações, entre outros;
  • Expedição – controle do envio de uma mercadoria para algum destino;
  • Análise de Rentabilidade – informações sobre como cada cliente rende para a empresa.

Quem pode usar este software?

Este sistema é flexível e atende às necessidades de transportadoras, embarcadoras, empresas que fazem o próprio transporte ou empresas que terceirizam este serviço (contratando as transportadoras).

Ao contrário do que possa parecer, a tecnologia é fácil de usar e intuitiva, exigindo pouco tempo para a adaptação, por exemplo.

Conforme sua finalidade, o TMS pode ser personalizado, pois a organização escolhe os módulos mais adequados as suas atividades. Por isso, esta solução é a mais indicada para todas as empresas de gestão de transporte.

O TMS é uma solução completa!

Não dá para pensar em crescimento e geração de receita sem o uso desta tecnologia na logística.

O investimento em um TMS varia conforme às necessidades da organização e segmento, pois os módulos deste sistema são independentes, o que facilita a customização.

Se for bem implementada, esta solução ajuda a controlar melhor os recursos materiais, monetários e humanos.

Viu como um software TMS pode auxiliar na gestão da sua transportadora? Para ajudar você neste processo, separamos um eBook sobre Como Gerenciar uma Transportadora de Cargas. Fique atualizado e torne a sua gestão ainda mais eficiente!

Hive.Cloud
Sem Comentários

Deixe um comentário

Comentário
Nome
Email
Website