Documentos FiscaisGestão de TransporteTransportadora

Via Fácil Sem Parar: Saiba tudo sobre o sistema de pagar pedágios

6 minutos de leitura
Via Fácil Sem Parar: Saiba tudo sobre o sistema de pagar pedágios
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 30 de março de 2023

A tecnologia trouxe grandes avanços para a gestão logística, e uma delas foi a facilidade no pagamento de pedágios nas estradas.

Uma dessas tecnologias é o Sem Parar Via Fácil. Saiba tudo sobre esse serviço que promete agilizar o transporte de cargas nas estradas!

    Como funciona o Via Fácil

    O Via Fácil Sem Parar é um sistema de pagamentos automáticos. Ele pode ser utilizado no pagamento de pedágios, estacionamentos, combustíveis, limpeza de veículos e até em drive-thrus, facilitando o dia a dia de quem viaja muito pelas estradas do Brasil.

    O sistema funciona de modo parecido a um cartão de crédito, pois você pode utilizá-lo para fazer pagamentos, bastando informar sua conta Via Fácil.

    Porém, em vez de um cartão, é oferecido um adesivo de identificação para colar em seu veículo.

    Assim que você contrata um dos planos disponíveis no sistema Via Fácil, recebe uma tag adesiva para colar em seu veículo. Essa tag é única e serve para identificar sua conta.

    É através dela que as praças de pedágio, postos de combustível e demais estabelecimentos repassam a cobrança para sua conta Via Fácil. 

    Tag adesivo da Via Fácil Sem Parar
    A tag adesiva deve ser colada no veículo para identificação da sua conta de pagamentos. 
    Foto: Divulgação.

    Como adquirir o Via Fácil

    O Via Fácil funciona através de planos mensais contratados de acordo com sua necessidade. 

    Você pode pedir o seu através do site Via Fácil ou dos revendedores autorizados espalhados por todo o Brasil, como em lojas de conveniência, farmácias e bancas de jornais. São oferecidos diferentes planos, que atendem a diferentes necessidades.

    Dentre as opções, estão: um plano mensal recorrente, um plano pago apenas no mês em que usar, um plano pré-pago e um plano voltado para pessoas jurídicas, com mais de um veículo. Os valores são a partir de R$ 19,90, podendo haver taxa de manutenção.

    Ao assinar o plano desejado, as cobranças começam a ser feitas em seu cartão de crédito ou débito, de acordo com o uso. Também é possível acessar o boleto Sem Parar Via Fácil através do site e realizar seu pagamento.

    Onde posso usar o Via Fácil

    É possível utilizar o sistema Via Fácil para o pagamento em diversos estabelecimentos, confira alguns deles:

    • Postos de combustíveis: rede Boxter, BR, Carrefour e Shell;
    • Drive-thrus: McDonald’s, Habib’s e Ragazzo;
    • Estacionamentos: Shoppings, Hospitais, Edifícios comerciais, Hotéis, Aeroportos, Restaurantes, Estacionamento de rua, dentre outros;
    • Pedágios: Rede CCR, Grupo OHL, SPMar, Autopista Fernão Dias, Rota das Bandeiras, EGR, EcoSul, Rota do Oeste, dentre outras dos estados de SP, RJ, ES, BA, PR, MT, MS, RS, SC, MG, GO e PE;
    • Lava-rápidos: Flipwash, AcquaZero e Lave Park.

    Como funciona o Via Fácil no pedágio

    O Via Fácil é aceito em pedágios de diversos estados brasileiros, dentre eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e Mato Grosso do Sul.

    Você pode conferir todas as praças que aceitam o vale pedágio Via Fácil Sem Parar clicando aqui.

    Ao identificar seu veículo com a tag adesiva Via Fácil, basta se aproximar da cancela de pedágio nas praças com a identificação Sem Parar e ela se abrirá automaticamente para você.

    Já nas praças sem cancela, basta informar que vai utilizar o vale pedágio Via Fácil Sem Parar para que liberem sua passagem.

    pedágio exclusivo para via fácil sem parar
    Pedágio exclusivo para rede Via Fácil
    Foto: Temporada Livre

    Dependendo do seu plano, o pagamento pode ser feito adiantado, através de créditos comprados para utilizar nos pedágios e demais estabelecimentos, ou pós-pago, o que gera uma fatura com o valor total dos pedágios e demais serviços utilizados.

    > Entenda como fica o pagamento do pedágio na lei do CIOT para todos.

    Como funciona o Via Fácil nos demais estabelecimentos

    Em alguns locais, como pedágios e estacionamentos, a identificação da sua conta pode ser feita automaticamente, através de aparelhos capazes de ler a tag adesiva colada no veículo.

    Nesses casos, as cancelas se abrem automaticamente e o valor do pedágio ou estacionamento é adicionado de modo automático em sua conta.

    Nos demais casos, é preciso informar ao atendente que o pagamento será com o Via Fácil Sem Parar e aguardar que ele registre o valor do serviço em sua conta, usando os dados informados na tag adesivada.

    Como instalar a tag Via Fácil

    A tag Via Fácil é um adesivo que deve ser colado na área visível do vidro, próximo ao retrovisor central, com a seta do Sem Parar apontando para cima.

    Em caminhões, é indicado colar o adesivo na parte de dentro do vidro, com uma distância aproximada de 15 cm da base inferior do vidro.

    Você não deve dobrar este adesivo antes de colar, pois isso pode prejudicar o funcionamento da tag na hora de passar pelas cancelas automaticamente.

    Outra informação importante é que: colou, está colado. Caso retire a tag adesiva Sem Parar, ela ficará inutilizável. Você precisará solicitar um novo adesivo, caso ele seja retirado alguma vez de seu veículo.

    Se você tiver adquirido o Sem Parar em uma revenda, como lojas de conveniência, farmácias e bancas de jornais, precisa ativar a Tag através do site Via Fácil, do aplicativo, ou pelo televendas.

    > Conheça agora os erros mais comuns na gestão de frotas e como corrigi-los!

    Roteirizador Via Fácil

    tag adeviso Via Fácil colado na frente do carro
    O adesivo Via Fácil Sem Parar deve ser colado no vidro da frente do veículo.
    Imagem: Estadão.

    Outro serviço oferecido pelo sistema é o roteirizador Via Fácil. Através dele, é possível identificar quantos pedágios existem em sua rota que aceitam o Via Fácil Sem Parar.

    Com isso, você sabe previamente quanto custará o valor total dos pedágios e planeja melhor seu orçamento.

    Vantagens do Via Fácil

    O sistema Via Fácil traz benefícios para quem utiliza bastante as rodovias brasileiras.

    Auxilia na Gestão de Frota

    O plano empresarial Via Fácil ajuda a controlar os gastos de cada veículo da sua frota, uma vez que permite visualizar os custos com pedágio e combustível por veículo, a partir das tags adesivadas.

    Desse modo, o gestor pode avaliar quais veículos e rotas custam mais caro, permitindo assim uma gestão de frota mais assertiva.

    Redução do tempo nas estradas

    Dependendo da quantidade de pedágios que um veículo atravessa durante uma viagem, o ganho de tempo com o Via Fácil pode ser significante.

    Isso porque as cancelas identificadas com o Via Fácil se abrem automaticamente, reduzindo o tempo que o veículo espera para atravessar a praça de pedágio. 

    Maior controle dos custos

    Com a centralização dos custos da viagem em andamento, fica mais fácil visualizar quais as opções mais econômicas e saber, exatamente, para onde o dinheiro está indo.

    Com isso, o fluxo de pagamentos fica mais organizado, evitando pagamentos indevidos, atrasados e demais dores de cabeça.

    Quer conhecer outras tecnologias que existem para otimizar o transporte de cargas? Baixe o nosso infográfico com as 8 tecnologias mais importantes para otimizar o transporte de cargas.

    8 Tecnologias para Otimizar o Transporte de Cargas

    Entenda como as tecnologias podem auxiliar na eficiência de sua transportadora, numa gestão integrada, a reduzir os custos das operações e a reter seus clientes a longo prazo!

    8 Tecnologias para Otimizar o Transporte de Cargas

    *Ao inscrever-se, você aceita nossos Termos de Uso.