NFe

Chave NFe: o que é e como consultar 

5 minutos de leitura
Chave NFe: o que é e como consultar 
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 27 de setembro de 2023

A chave NFe consiste em um conjunto de 44 dígitos obrigatório em todas as Notas Fiscais Eletrônicas (NFe). Além disso, ela pode ser localizada no arquivo XML da nota fiscal e no DANFE, o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. 

O governo brasileiro estabeleceu a Chave NF-e em 2006 com o propósito de aprimorar o controle, a segurança e a organização dos documentos fiscais.

Embora todas as emissões de NF-e incluam a Chave NF-e, muitas pessoas comumente têm dúvidas sobre como gerar essa chave ou quais precauções devem ser tomadas em relação a ela.

Por isso, neste texto você compreenderá o que é essa chave de identificação da nota fiscal, como realizá-la e para quais finalidades ela pode ser utilizada. 

    O que é a Chave NFe? 

    A chave NFe é um código alfanumérico composto por 44 dígitos, obrigatório em todas as Notas Fiscais Eletrônicas (NFe) emitidas no Brasil. Ela serve como identificação única para cada NFe e pode ser encontrada no arquivo XML da nota e no DANFE. 
     
    Criada pelo governo brasileiro em 2006, a Chave NFe desempenha um papel crucial no controle, na segurança e na organização dos documentos fiscais.

    Afinal, por meio dela, é possível consultar, validar e rastrear as NF-e, garantindo a autenticidade das transações comerciais e auxiliando no cumprimento das obrigações fiscais. 

    Qual é a finalidade da Chave NFe? 

    A Chave NFe (Nota Fiscal Eletrônica) é um código numérico e alfanumérico que identifica de forma única cada documento fiscal eletrônico emitido por empresas. Sua finalidade principal é garantir a autenticidade e integridade das informações contidas na nota, facilitando o controle fiscal e evitando fraudes.  

    Através da Chave NFe, é possível consultar e validar a nota fiscal, permitindo que órgãos governamentais, empresas e consumidores verifiquem a procedência e veracidade dos documentos, garantindo, também, a conformidade tributária e auxiliando no combate à sonegação fiscal.

    Além disso, a Chave NF-e simplifica a gestão de documentos fiscais, agilizando processos empresariais. 

    Como a Chave NFe é gerada? 

    A geração da Chave NFe envolve um cálculo que utiliza diversos elementos da nota fiscal eletrônica, como CNPJ da empresa emissora, data de emissão, tipo de emissão, número da nota fiscal, série, entre outros.

    Esses dados são combinados e submetidos a um algoritmo específico, resultando em uma sequência alfanumérica única para cada documento fiscal.

    Essa chave serve como um identificador único e permite a validação da nota junto à Receita Federal e outros órgãos fiscalizadores.  

    Além disso, ajuda a evitar duplicidades e fraudes, garantindo a autenticidade e integridade das informações contidas na NFe. 

    Onde encontrar a Chave NFe? 

    Basicamente, essa chave encontra-se na parte superior da versão impressa da Nota Fiscal, frequentemente situada imediatamente abaixo do código de barras. Reconhecê-la no documento é simples, pois o número aparece acompanhado da descrição “chave de acesso”. 

    Passo a passo para consultar uma NFe usando a Chave de acesso 

    Você pode obter uma Nota Fiscal Eletrônica de forma gratuita através da Sefaz. Porém, desde julho de 2020, essa ação passou a requerer o uso do certificado digital.  

    Caso você já possua um, basta seguir as instruções abaixo: 

    1. Acesse o portal da Fazenda. Clique em “Serviços” e, em seguida, em “Consultar NF-e”; 
    1. Digite a Chave de Acesso do  Danfe, que é uma sequência de 44 números localizada no canto superior direito do documento. Após digitá-la no campo “Chave de Acesso da NF-e”, clique em “Continuar”; 
    1. Baixe a Nota Fiscal. Acima das informações da NFe, selecione o botão de “Download do documento”. Depois clique em “Ok” no pop-up que abrirá para confirmar o uso do certificado digital. 

    Qual a importância da consulta da NFe? 

    Consultar NFes é de extrema importância por diversas razões: 

    • Validação Fiscal: permite que você verifique a autenticidade e integridade da NF-e, garantindo que não haja falsificações e que os dados não tenham sido alterados;
    • Comprovação de Transações: Serve como comprovante de uma transação comercial, sendo fundamental para questões legais e contábeis;
    • Recuperação de Documentos: Facilita o acesso a documentos fiscais, ajudando na organização e recuperação de informações para fins contábeis e auditorias;
    • Rastreabilidade: Permite rastrear o histórico de uma mercadoria desde a sua origem até o destino, auxiliando no controle de estoque e na prevenção de fraudes;
    • Controle Tributário: Possibilita às autoridades fiscais monitorar e fiscalizar as operações comerciais, evitando a sonegação de impostos;
    • Facilita a Conferência: Os destinatários podem verificar se a mercadoria ou serviço recebido corresponde ao que foi registrado na NF-e.
    • Economia de Tempo: Agiliza processos administrativos, evitando a necessidade de lidar com documentos físicos. 

    O que fazer em caso de problemas com a Chave NFe? 

    Em caso de problemas com a Chave da NFe, é importante adotar algumas medidas. Primeiramente, verifique se você inseriu a Chave corretamente, evitando erros de digitação.

    Se o problema persistir, entre em contato com o emissor da NFe, seja a empresa que lhe forneceu o produto ou serviço, ou a Secretaria da Fazenda do estado correspondente. Eles podem auxiliar na resolução de problemas técnicos ou fornecer informações adicionais.  

    Nesse sentido, manter registros detalhados do ocorrido, como datas e mensagens de erro, é crucial para facilitar a solução. Lembre-se de que a correta resolução de problemas com a Chave NFe é essencial para evitar complicações fiscais futuras. 

    Precisando fazer consulta de chave NFe para emitir CTe? 

    No Hivecloud CTe você consegue fazer isso de forma super prática através do plano consulta. Assim, você ganha tempo para emitir seu conhecimento de transporte com ou sem os arquivos das notas fiscais.

    Faça um teste gratuito agora mesmo.  

    Faça sua primeira emissão de CTe grátis

    Experimente agora o emissor de CTe mais rápido do mercado!

    Faça sua primeira emissão de CTe grátis
    *Ao inscrever-se, você aceita nossos Termos de Uso.