Combustível

Fim do diesel S500: quando vai acontecer e como preparar sua frota

3 minutos de leitura
Fim do diesel S500: quando vai acontecer e como preparar sua frota
Roseane Oliveira
Escrito por:
Atualizado em 13 de junho de 2025

O diesel S500, usado por muitos caminhões mais antigos, será retirado gradualmente do mercado rodoviário. Com isso, a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) já começou a organizar o cronograma para essa mudança.

Continue a leitura e saiba como se preparar.

    Entenda melhor o diesel S500

    O nome diesel S500 já diz muito sobre por que ele está saindo de circulação.

    Afinal, o “S” vem de enxofre, que é um dos grandes vilões para o meio ambiente. E o número 500 mostra a quantidade desse componente no combustível: 500 partes por milhão (pmm), um número alto comparado ao diesel S10.

    Na prática, isso quer dizer que, a cada 10 kg de gases que saem do escapamento, 500 g são de enxofre. Logo, esse enxofre vai para o ar e se transforma em dióxido de enxofre (SO2), um gás poluente.

    Esse SO2 ajuda no aquecimento global e causa a chamada chuva ácida, que prejudica plantas, animais e o solo.

    Para você entender melhor: o diesel S10 (já obrigatório em caminhões fabricados a partir de 2012) emite apenas 10 g de enxofre para cada 10 kg de gases.

    Por isso, nos próximos meses, a ANP deve divulgar um cronograma para substituir o diesel S500 pelo S10 em todo o mercado.

    Com isso, se você tem caminhões fabricados antes de 2012, em muitos casos será possível usar o diesel S10, desde que seus veículos não tenham sistemas como EGR ou SCR. Caso tenham, ou se a adaptação não for possível, talvez seja necessário considerar a renovação da frota.

    O diesel S500 já tem data para acabar?

    Ainda não temos uma data exata. Porém, o processo já está em andamento.

    A partir de 31/07/2025, entra em vigor a Resolução ANP nº 968/2024, que define novos padrões de qualidade para os combustíveis vendidos no Brasil.

    Após essa data, a ANP deve divulgar um cronograma oficial para a descontinuação do diesel S500 no uso rodoviário.

    Por enquanto, você ainda pode continuar abastecendo normalmente com diesel S500.

    E, claro, assim que houver novas atualizações, a Hivecloud trará essas informações aqui no blog e em nossos canais.

    Posso usar diesel S10 no lugar do S500?

    Isso vai depender do seu caminhão:

    • Caminhões mais novos (a partir de 2012): devem usar diesel S10, o combustível mais indicado.
    • Caminhões mais antigos: o uso de diesel S10 pode gerar problemas, como entupimento de filtro, desgaste em bombas e bicos injetores.

    Por isso, se você possui caminhões mais antigos, converse com um mecânico de confiança antes de migrar para o S10.

    Em muitos casos, é possível fazer essa transição com uma limpeza completa do sistema de combustível.

    Por que o diesel S500 deixará de ser utilizado?

    O motivo principal é ambiental e de saúde pública. Afinal, o diesel S500 emite muito mais dióxido de enxofre (SO2), que também contribui para:

    • Problemas respiratórios;
    • Formação de chuva ácida;
    • Poluição do ar.

    Ou seja, essa transição para o diesel S10 faz parte do esforço para reduzir o impacto ambiental do transporte rodoviário no Brasil.

    O que você deve fazer agora?

    Se você já usa caminhões mais novos, continue abastecendo com diesel S10. Se você tem caminhões antigos, fique atento ao cronograma da ANP, converse com seu mecânico sobre a transição para o S10 e monitore com atenção o impacto nos custos de manutenção e combustível.

    Como acompanhar os custos da sua frota?

    A troca de combustível pode afetar diretamente os custos de operação da sua frota, tanto no consumo quanto nas manutenções.

    Uma ferramenta como o Bsoft TMS te ajuda a controlar tudo isso de forma simples e prática, direto do seu computador ou celular.

    Com ele, você sabe exatamente quanto cada caminhão está gastando e consegue tomar decisões com mais segurança, algo muito importante em um momento de transição como este.

    Entre em contato e saiba mais!