Modais de transporteTransporte de cargas

Modal dutoviário: saiba tudo sobre o assunto 

3 minutos de leitura
Modal dutoviário: saiba tudo sobre o assunto 
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 28 de fevereiro de 2024

Existem diversos tipos de modais de transporte presentes em nosso país, um deles é o modal dutoviário. Embora pouco falado e utilizado no Brasil, é importante entender o que é esse modal como ele funciona na prática. Dessa forma, continue neste post para aprender sobre:

  • O que é o modal dutoviário
  • Quais as características do modal dutoviário
  • Por que no Brasil o modal dutoviário é pouco utilizado
  • Tipos de transporte dutoviário
  • Qual é a importância do modal dutoviário
  • Identifique as melhores práticas do transporte de cargas para sua empresa

    O que é o modal dutoviário?

    O modal dutoviário se dá pelo deslocamento de carga por meio de dutos , tubulações desenvolvidas para transportar petróleo, gás, álcool e variados produtos químicos, os quais podem ser subterrâneos, marítimos ou aparentes. O material é transportado através do processo de bombeamento, que gera pressão.

    Dessa forma, há diversos tipos de modais dutoviários e suas classificações, confira:

    • Oleodutos: Destinam-se ao transporte de petróleo bruto e seus derivados, dos terminais portuários e marítimos às refinarias ou centros de distribuição.
    • Gasodutos: Transporte de gás natural entre centros de distribuição e centros consumidores.
    • Minerodutos: São transportados os produtos de sal-gema, assim como minério de ferro e concentrado fosfático.
    • Polidutos: Transporte de produtos como vinho, água, cerveja, entre outros.

    Transporte Intermodal ou multimodal? Saiba quando escolher cada um!

    Quais as características do modal dutoviário?

    Em síntese, quando comparado com os modais ferroviário e rodoviário, o transporte dutoviário se destaca como um transporte econômico para grandes volumes.

    Assim, podemos citar algumas características do modal dutoviário como agilidade, segurança, baixa flexibilidade e capacidade de fluxo. Além disso, algumas vantagens e desvantagens podem ser destacadas para este modal. Saiba mais:

    Vantagens

    • Alta capacidade de transporte para longas distâncias;
    • Baixo custo operacional;
    • Baixo risco de furto;
    • Indicado para o transporte de cargas perigosas (petróleo, gás natural).

    Desvantagens

    • Investimento inicial elevado; 
    • Alta burocracia para instalação dos dutos;
    • Risco de acidentes ambientais;
    • Trajeto único.

    Por que no Brasil o modal dutoviário é pouco utilizado?

    O transporte dutoviário surgiu ainda na década de 50, mas continua sendo pouco utilizado se comparado com os outros. Dessa forma, segundo a Agência Nacional de Transporte Terrestres – ANTT, cerca de 60% dos transportes são realizados por rodovias, 20% por ferrovias, 13% por hidrovias e  apenas 4% por dutovias.

    Além disso, o modal dutoviário acaba por não ter tanta representatividade na logística de transportes do Brasil por ser um meio de transporte muito restrito a algumas operações, sendo a maioria dos produtos transportados pelos dutos no Brasil são realizados pela Petrobras.

    No Brasil, podemos destacar o Oleoduto São Sebastião/Paulínia (226 km) e de Angra dos Reis/Caxias (125 km); o mineroduto Paragominas/Barcarena, Pará (250 km); e o Gasoduto Brasil-Bolívia, com 3150 km de extensão (sendo 2593 km em território brasileiro), considerado o maior da América latina e um dos maiores do mundo.

    Tipos de transporte dutoviário

    Basicamente, o transporte dutoviário se divide em 4 tipos, sendo eles: subterrâneos, aparentes, aéreos e submarinos. Confira as classificações de cada um. 

    Subterrâneos

    São os dutos não visíveis, localizados abaixo da terra, para serem mais protegidos contra o mau tempo e acidentes provocados por outros veículos e máquinas.

    Aparentes

    Estes são dutos visíveis, encontrados geralmente nas estações de abastecimento.

    Aéreos

    Se classificam como aéreos, os dutos construídos suspensos no ar nos terrenos que apresentam relevo acidentado, bem como para atravessar um rio ou um vale.

    Submarinos

    São os dutos submersos no fundo do mar, geralmente utilizados para o transporte de petróleo nas plataformas marítimas.

    Qual é a importância do modal dutoviário?

    Podemos concluir que o modal dutoviário é essencial para transportar materiais delicados como petróleo, gás, álcool e outros vários produtos químicos. Dessa forma, esse modal é também responsável por diminuir o tráfego de substâncias perigosas e a incidência de desastres ecológicos, sendo bastante seguro e pode transportar grande quantidade de carga por longas distâncias.

    Identifique as melhores práticas do transporte de cargas para sua empresa! 

    Ter boas práticas com o transporte de cargas é essencial para reduzir gastos com logística, preparamos um conteúdo completamente gratuito que explica a composição dos custos com o transporte de cargas, sendo possível identificar onde é possível economizar em sua empresa.

    Quero saber quanto custa o transporte de cargas para minha empresa