Gestão de FretesTransporte de cargas

Unitização de cargas: o que é e quais as vantagens

5 minutos de leitura
Unitização de cargas: o que é e quais as vantagens
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 19 de janeiro de 2024

Na logística, diariamente nos deparamos com diferentes táticas para otimizar os custos e tornar as entregas mais ágeis. Nesse sentido, a utilização da unitização de cargas também pode ajudar.

Afinal, ela trata-se de uma prática que visa facilitar o agrupamento de mercadorias para o transporte.

Você sabe por que essa unitização é feita e quais as vantagens que sua transportadora pode ter?  Então este conteúdo é para você! Continue neste post.

    O que é Unitização de cargas?

    A unitização de cargas nada mais é que a reunião de diferentes mercadorias em um só volume. Dessa forma, ao invés de serem carregadas várias caixas soltas no veículo, são inseridos volumes maiores, formados por várias delas.

    Para aprender de maneira mais prática, é preciso compreender as modalidades de serviço praticadas pelas transportadoras, conhecidas como carga completa e a unitização. Confira abaixo o que cada uma representa:

    • Carga completa: quando o transporte é preenchido apenas com mercadorias de um mesmo embarcador. Normalmente é utilizada quando há muitos itens para serem transportados ou há urgência na entrega. O custo desse serviço é mais alto por conta de todas as despesas que envolvem essa prática.
    • Unitização: Nesse formato, o transporte é carregado com volumes unitizados de vários embarcadores. Dessa forma, cada volume é formado por diversas mercadorias unidas. 

    Quais os tipos de Unitização de cargas?

    A unitização de cargas se dá a partir de 3 tipos diferentes, são eles: Paletização, Pré-lingagem e Conteinerização. É importante você entender o que cada uma dessas estruturas significam, para fazer a melhor escolha para sua transportadora. 

    Paletização

    A paletização é feita a partir da organização de maneira uniforme dos volumes sobre pallets de madeira, como feito normalmente em armazéns e depósitos. 

    Essa estrutura de paletização torna os custos de logística e transporte mais baratos por ser tratar de uma estrutura mais simples. Ainda, podemos citar a facilidade em  manusear estas cargas, tanto no galpão, quanto no local de destino.

    Pré-lingagem

    Na unitização de pré-lingagem, todos os volumes são colocados juntos e envoltos por uma rede, seja de náilon ou de corda. Dessa maneira, se torna viável que guindastes e outras máquinas manuseiem as cargas com muito mais praticidade.

    Fazer o processo de pré-lingagem garante um valor mais acessível nos fretes marítimos e outras taxas relacionadas ao transporte, além de requerer uma menor quantidade de profissionais envolvidos no manuseio, tornando-se financeiramente muito mais vantajoso, devido ao seu baixo custo.

    Podemos citar como a desvantagem principal dessa prática, o fato da carga ficar mais exposta a impactos, uma vez que as lingas não agem de maneira protetora nas cargas frágeis.

    Conteinerização

    A conteinerização é o processo de unitização mais simples, pois é caracterizado pela organização dos volumes dentro de contêineres, reunindo-os de maneira muito mais eficaz e tornando prático o transporte a partir de um controle mais correto da equipe de logística.

    Vale ressaltar como os principais benefícios do uso da conteinerização, a grande capacidade de armazenamento e a segurança das cargas. Porém, como pontos negativos, podemos citar os custos de manuseio, reparo e aluguel. 

    Importância da Unitização de cargas

    A unitização de cargas acaba por ser muito importante por impactar diretamente no financeiro e comercial de uma transportadora, uma vez que todas as cargas estão padronizadas e isso facilitará bastante as negociações.

    Além disso, toda a sua operação ganhará agilidade, tanto no manuseio, quanto na estocagem das cargas. Sendo assim, seus resultados serão ainda melhores, já que as atividades serão concluídas com mais rapidez.

    Ainda podemos citar a questão do espaço. A unitização de cargas demanda muito menos espaço dentro do armazém, havendo menos gasto com movimentação e controle de armazéns.

    Por último e não menos importante, a unitização de cargas também proporciona uma queda brusca na quantidade de roubos e extravio, tendo em vista que aumenta a dificuldade em desviar grandes volumes, se comparados com as cargas menores.

    ➡ Saiba mais: Qual a importância da gestão logística para sua transportadora? 

    Vantagens e desvantagens do uso de Unitização de cargas

    Assim como tudo na logística, o processo de unitização de cargas também tem uma série de vantagens e desvantagens. Podemos citar algumas vantagens como: redução de custos de operação, mais qualidade e flexibilidade. Além dessas, separamos outras vantagens logo abaixo. Confira!                           

    Principais vantagens

    • Redução do número de volumes: Como tudo vai organizado, unido num só volume, há a facilidade para organizar de forma mais otimizada as cargas.
    • Melhor aproveitamento do espaço: Com o agrupamento das mercadorias, o espaço se torna melhor aproveitado. Sendo assim, os desperdícios são evitados e todos os espaços que estavam disponíveis se tornam preenchidos. Lembrando que isso vale tanto para os armazéns e centros de distribuição quanto para as unidades de transporte.
    • Redução de manuseios na carga: O manuseio de apenas um volume grande se torna muito mais prático se comparado com a movimentação de vários volumes menores. Por mais que o peso seja maior, o uso de máquinas ajuda na movimentação das cargas, facilitando o trabalho da equipe e reduzindo o tempo que gastariam nessa atividade.

    Principais desvantagens

    • Dificuldade para manusear as cargas: Como os volumes ficam muito pesados por estarem unidos, uma equipe não consegue manusear as cargas, sendo necessário o uso de maquinário para isso.
    • Investimentos na aquisição de materiais como pallets: Colocar em prática a unitização de cargas envolve alguns custos iniciais, por exemplo, a aquisição de materiais como pallets, lingas, entre outros.
    • Eventual exigência de modificações nos layouts: Pode acontecer de ter que transportar uma carga que necessite de um layout específico de organização – tanto no armazém, quanto no transporte, e modifique todo o modus operandi da transportadora. 

    Otimize sua gestão de transportes!

    Agora que você já compreende o que a unitização de cargas pode proporcionar para sua transportadora, que tal investir em mais um processo que vai facilitar a gestão dos seus transportes como um todo? 

    Com o Software TMS é possível gerenciar os transportes em um único lugar. Emita CTe, MDFe, tabelas de frete, CIOT, averbação automática, EDI e muito mais. 

    É hora de aumentar a produtividade e desempenho da sua transportadora!
    Quero conhecer agora mesmo o TMS