Gestão de Transporte

4 dicas para fazer um rastreamento efetivo das suas entregas

2 minutos de leitura
4 dicas para fazer um rastreamento efetivo das suas entregas
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 24 de abril de 2023

A competitividade entre as empresas de transportes no Brasil vem crescendo a cada dia e isso fez com que muitos empreendedores procurassem alternativas de se manterem de forma ativa e eficiente no mercado.

Com isso, o auxilio da tecnologia (hardware, softwares relacionados) principalmente nos serviços de distribuição de cargas e gerenciamento de produtos, serviu de estratégia para o controle de qualidade.

Essa necessidade ajudou muitas empresas a dotar sistemas de rastreamento de mercadorias. Isto facilitou aos usuários visualização em tempo real na localização do veículo, através do GPS. Esta tecnologia de monitoramento é sem dúvida uma ótima escolha no processo, para que ambas as partes (prestador e contratante) tenham o controle e segurança na entrega correta ao destinatário.

Mas para que haja um rastreamento ágil e efetivo levantamos quatro pontos importantes na qualidade do serviço:

    Registrar alterações

    Qualquer alteração seja ela de percurso, nome, transações, coleta e entrega, deverá ser informada no sistema para que haja um controle de registro na operação. O malote de mercadoria no momento da entrega deverá constar todos os dados corretos e detalhados.

    Notificar envolvidos

    Dispor de ferramentas necessárias que notifiquem por email ou mensagem de texto quando as remessas são retiradas ou entregues ao destinatário é de extrema importância. Isto possibilita tranquilidade e independência ao cliente na atualização do controle do status da carga.

    Acesso em tempo real

    Através do processo de roteirização é possível fornecer um alto nível de serviço para seus clientes a um menor custo operacional e capital possível. A atualização do status do pedido é necessária para obter informações de localização de um objeto rastreado, através de numeração do A.R. que acompanha no momento de entrega.

    Registrar e verificar dados do recebedor

    Após receber o pedido da mercadoria, o transportador deverá registrar as informações com atenção na plataforma, bem como importar automaticamente as entregas em sistema, para que não ocorra desconforto com erro de trocas de objetos, além de causar aumento de custos e perda de tempo gasto com o transporte da mercadoria.

    Também é importante coletar assinatura de entrega final ao destinatário e verificar com atenção nome do responsável pelo recebimento da carga.

    A parte tecnológica do rastreamento de mercadorias vem crescendo a cada ano e com isso surgem soluções para monitoramento de entregas a qualquer momento. Existem ferramentas que incorporam todos os recursos citados no texto que facilitam a logística do prestador e contratante.

    Busque a que melhor se encaixa na sua operação e aproveite as vantagens.