Você já deve ter percebido que muita coisa mudou na Logística nos últimos anos.
A transformação tecnológica, aliada às novas demandas do mercado são os maiores motores dessa mudança, que promete ficar ainda mais intensa no cenário pós-pandemia.
Uma das grandes tendências é a chamada logística integrada. Saiba agora o que significa esse novo modelo de gestão!
O que é Logística Integrada?
A logística integrada é um novo paradigma de gestão logística, baseada na interatividade entre todos os processos relacionados ao setor logístico.
Isso significa que, na gestão logística integrada, toda a cadeia de suprimentos é levada em consideração, desde os processos internos de gestão de fornecedores, passando pelo abastecimento do setor de produção, o transporte, o controle dos materiais, até o relacionamento com os clientes.
O processo é diferente de como costumava acontecer alguns anos atrás, quando a logística se concentrava no armazenamento e no transporte de mercadorias.
Por que a Logística mudou?
O conceito de logística integrada é considerado a união entre a Logística e o Supply Chain.
A mudança aconteceu porque o setor de logística vem ganhando cada vez mais importância nas organizações.
Num cenário de globalização, no qual fornecedores, parceiros e clientes podem estar em qualquer parte do mundo, a movimentação de materiais se tornou mais estratégica.
Por isso, realizar uma boa gestão de cargas, tanto para o planejamento da produção, quanto para o armazenamento e a distribuição dos produtos, se tornou um diferencial para empresas que atuam em uma ampla área geográfica.
Desse modo, o setor logístico incorporou mais responsabilidades, sendo o coração da cadeia de suprimentos atualmente, ganhando cada vez mais relevância nos resultados da empresa como um todo.
Como aplicar a Logística Integrada?
O conceito de logística integrada pode ser aplicado a todas as atividades relacionadas à logística, desde os processos inbound aos outbound.
Logística Inbound e Logística Outbound
Na logística inbound, controla-se toda a troca de informação e material com os fornecedores, incluindo: o planejamento de compra dos suprimentos, o transporte, o recebimento dos materiais, seu armazenamento e a gestão do estoque de matéria-prima.
Já na logística outbound, que se concentra nas etapas após a linha de produção, considera-se a distribuição da mercadoria, incluindo sua distribuição em armazéns ou centros de distribuição (CD), a contratação de transportadores, o monitoramento da entrega, o atendimento ao consumidor e a logística reversa.
Implantando a Logística Integrada
O processo de implantação da logística integrada em uma empresa começa com a avaliação dos processos que já existem e que se relacionam com a logística, seja ela inbound ou outbound.
Desse modo, é desenhado o cenário em que todos os processos se comunicam, incluindo em qual nível cada processo depende da troca de informação com outras atividades.
A partir disso, é elaborada a proposta de integração, que será realizada através de sistemas da informação capazes de compartilhar dados estratégicos entre os diferentes setores que utilizam a informação da Logística para produzir.
Esse processo pode ser realizado por uma equipe interna, devidamente capacitada, ou por uma empresa especializada em gestão integrada.
A escolha de um bom sistema
Os softwares que realizam a integração dos processos relacionados à Logística são o principal pilar para a existência da logística integrada.
Por essa razão, é essencial escolher bem os sistemas que serão utilizados para a gestão da informação, que permitam que a troca de informação aconteça de maneira rápida e precisa.
Um ponto importante é o software oferecer EDI (Eletronic Data Interchange), que permite que uma empresa se comunique com os softwares de outras empresas parceiras, fluindo assim a troca de informação.
Para escolher o melhor software, é preciso considerar quais atividades podem ser integradas à logística do seu negócio. Confira a seguir!
Principais áreas da Logística Integrada
As atividades relacionadas à logística integrada costumam ser divididas em algumas áreas principais.

1. Suprimentos
A área de suprimentos é responsável pelas atividades relacionadas à compra de insumos para a empresa, o que inclui prover tanto matéria-prima para a produção, quanto material para as atividades em geral.
Para isso, o setor tem sido integrado com a Logística, visando executar com mais agilidade atividades como transporte, recebimento dos materiais, armazenamento e gestão do estoque de suprimentos.
2. Distribuição
A área de distribuição já é uma responsabilidade do setor logístico há tempos.
Nela, são planejados e executados os processos relacionados ao envio das mercadorias aos clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.
Isso inclui a previsão de demanda, a utilização de centros de distribuição, a armazenagem, a contratação de transportadores, a roteirização e o controle de qualidade da entrega.
3. Atendimento ao Cliente
Com o aumento da exigência do cliente em relação à entrega das mercadorias, o setor de Atendimento ao Cliente passou a funcionar integrado à Logística.
Isso significa que essa área compartilha a responsabilidade pelo atendimento de ocorrências relacionadas à entrega, acompanhando KPIs como conformidade na entrega, pontualidade e entregas perfeitas.
Esta área também pode incluir o trabalho de Logística Reversa, quando o cliente devolve o produto, ou também quando o produto é devolvido pela loja ou centro de distribuição.
Aumentar o índice de satisfação do cliente é um grande desafio da área de atendimento ao consumidor e, para isso, o sucesso na entrega dos produtos tem sido um dos pontos mais importantes para conquistar a fidelidade dos compradores.
4. Gestão da Informação
Como já foi mencionado, a gestão da informação é essencial para a existência da Logística Integrada.
Por essa razão, algumas empresas integram o setor de tecnologia da informação (TI) com a Logística, com foco na eficiência.
A área pode prover aos gestores informação ampla e assertiva sobre os gargalos e atividades com melhor desempenho.
Para isso, é possível utilizar sistemas específicos, como SCM – Supply Chain Management.
Quais os benefícios da logística integrada?
Existem muitos benefícios de implantar a Logística Integrada em uma organização. Confira as principais!
1. Organização dos processos
Com a integração dos processos entre as diferentes áreas ligadas à Logística, é conquistada uma maior organização da informação.
Com isso, as atividades ficam mais rápidas e eficientes, contando sempre com informação de qualidade.
2. Maior produtividade
Com a organização dos processos, aumenta-se a produtividade do setor logístico, a partir da maior cooperação entre as áreas e da diminuição do índice de retrabalho.
3. Redução de custos
A integração das atividades permite uma maior eficiência operacional e a consequente redução de custos, uma vez que proporciona informação de qualidade para a tomada de decisão.
4. Melhor relacionamento com stakeholders
Com processos integrados, a logística é capaz de atender melhor às expectativas dos clientes, incluindo custos de frete mais baratos e melhores condições de entrega.
Além disso, também há uma melhora no relacionamento com os fornecedores e parceiros, que recebem demandas claras e participam de processos organizados, diminuindo assim frequentes dores de cabeça relacionadas ao setor logístico.
5. Vantagem Competitiva
Com processos mais eficientes e assertivos, a empresa conquista uma vantagem competitiva em seu mercado.
Além disso, a integração com fornecedores e parceiros aumenta as chances de fechar negócios, formando uma cadeia de valor.
Este artigo lhe foi útil? Compartilhe-o nas suas redes sociais.