O que é EDI?

Você sabe o que é o EDI e quais são os seus impactos na gestão de transportadoras? Nós preparamos um vídeo completo com todas as informações que você precisa saber do porquê o EDI pode ser o primeiro passo para levar sua empresa de transportes a um novo nível.

 

 

Todas as empresas que prestam serviço de transporte para embarcadores já ouviram falar em EDI. O EDI é uma sigla que significa “Intercâmbio Eletrônico de Dados”. De uma forma muito simplificada, é um processo para troca de informações entre dois sistemas. Em geral, no segmento de transportes, essa troca de dados é realizada entre sistemas de embarcadores e transportadoras.

 

Algumas das informações que são normalmente trocadas entre esses dois players da gestão logística são:

 

  • Notas Fiscais;
  • Conhecimentos Eletrônicos;
  • Ocorrências de entrega;
  • Informações sobre a fatura;

 

Então, de forma muito simples, o EDI nada mais é que arquivos que contém informações e esses arquivos são intercambiados entre os sistemas de uma empresa de transportes de cargas e uma empresa embarcadora que contrata o prestador de serviço de transporte.

 

O grande objetivo dessa troca eletrônica de dados é evitar a digitação e acelerar o acesso à informação tanto para transportadora, como para o embarcador. A maior parte dos sistemas de gestão destinados à transportadoras já implementam os principais padrões de comunicação adotados na industria de transporte de cargas. Esses padrões são compostos pelo Padrão PROCEDA, que é composto por cinco tipos de arquivos diferentes, que são os NOTFIS, CONEMB, OCOREN, DOCCOB e PREFAT.

 

Obviamente, a troca eletrônica de dados pode ser feita para várias informações diferentes mediante à necessidade das empresas envolvidas. E elas não são utilizada exclusivamente para troca de dados entre transportadores e embarcadores, o EDI, por exemplo, é bastante utilizado para que se faça a averbação automática das cargas.

 

Além disso, a modalidade em que essas trocas acontecem não é necessariamente a mesma. Algumas empresas trocam esses arquivos através de e-mails, já outras utilizam a troca por meio de FPT, enquanto outras fazem isso de forma online.

 

Ainda tem alguma dúvida sobre o que é o EDI? Não deixe de perguntar nos comentários abaixo!

Rômulo Mello
No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website