Blog hivecloud

Roteirizador: o que é e como ele otimiza o transporte de cargas

Roteirizador: o que é e como ele otimiza o transporte de cargas

(atualizado em 30 de julho de 2020, às 11:43 am)

Índice

Diariamente, as empresas que distribuem mercadorias, tanto as transportadoras quanto as que transportam carga própria, precisam planejar suas viagens de frete. Porém, muitos negócios ainda sofrem com problemas de ociosidade ou sobrecarga de trabalho durante as atividades de entrega, não sabendo que um roteirizador pode mudar esse quadro. 

No artigo de hoje, vamos falar sobre essa ferramenta: o que é um roteirizador, o que ele faz e como ele tem ajudado diversas empresas a melhorarem a sua rotina de entrega das mercadorias.

O que é um roteirizador?

De forma bem objetiva, o roteirizador é um sistema que ajuda a definir a melhor rota de uma viagem. É a ferramenta ideal para o planejamento diário das operações de transporte e da distribuição de mercadorias.

Como toda viagem de transporte de cargas tem os seus custos e prazos de entrega, é importante fazer uso de um bom sistema para otimizar a rota a ser feita. Além desse motivo, as empresas no Brasil não podem definir qualquer rota de viagem, visto que a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) estabelece regras de rotas interestaduais. 

Logo, um roteirizador ajuda gestores de transportadoras e de empresas que transportam sua mercadoria a vencerem o desafio diário de planejar rotas para ganhar tempo, controlar melhor os custos e proporcionar bom atendimento aos clientes.

O que faz um roteirizador?

Muito mais que entregar a melhor rota para uma determinada viagem, o sistema tem outras funcionalidades que facilitam a rotina do gestor. A seguir, veja algumas das principais funções que podem ser encontradas em um bom sistema roteirizador.

Definição de rotas

No sistema de um roteirizador é possível inserir pontos de embarque e de desembarque da carga para que ele trace a melhor rota automaticamente. Ele pode fazer isso considerando os picos de congestionamento, o horário disponível de quem vai receber a mercadoria e as paradas obrigatórias que o motorista precisa fazer, conforme as leis da jornada de trabalho.

E como falamos anteriormente sobre as regras de rotas estabelecidas pela ANTT, um bom roteirizador também define a melhor viagem de acordo com as exigências da Agência para evitar multas e demais penalizações.

Programação de veículos

Outra funcionalidade bastante relevante de um roteirizador é que ele pode indicar o veículo mais adequado para determinada viagem, considerando os que estão disponíveis.

Pois, com os veículos da empresa registrados no sistema, assim como as suas dimensões e características de transporte, o software de roteirização vai considerar o tipo de carga e o volume que ela ocupa. Em seguida, ele seleciona o caminhão que mais atende às necessidades do transporte.

Determinação do tamanho da frota

Considerando importantes dados da sua empresa, como, por exemplo, o número de entregas mensais, as áreas de atendimento e as categorias de mercadoria que você transporta, o roteirizador pode montar um planejamento logístico. Ou seja, ele vai apontar o número de veículos necessários que a sua transportadora ou empresa embarcadora precisa para operar. 

Essa funcionalidade é fundamental não apenas para as empresas que estão começando com o transporte de cargas, mas também para as que necessitam saber se estão trabalhando com um tamanho de frota ideal de veículos.

Definição da jornada dos motoristas

Além de ajudar na gestão de frotas, o roteirizador é capaz de gerenciar os horários dos motoristas que estão realizando um transporte. Isso porque ele inclui no seu planejamento a jornada de trabalho do motorista, levando também em consideração as paradas obrigatórias para o descanso.

Desse modo, o trabalhador consegue ter mais disposição para dirigir e consequentemente, ter mais qualidade de vida. Isso pode evitar horas extras para a empresa pagar, além de garantir o cumprimento às leis trabalhistas e proporcionar mais segurança e agilidade na entrega.

Para qual empresa é recomendado?

O sistema roteirizador é recomendado tanto para a transportadora quanto para a empresa que transporta mercadoria própria. As configurações do software são adaptadas à realidade da empresa e cumpre a sua função de planejar a melhor rota para o transporte da mercadoria.

Ah! Para as empresas que trabalham com cargas fracionadas e com rotas abertas, ou seja, viagens que servem para fazer várias entregas em um mesmo percurso, o roteirizador também é uma excelente ferramenta.

Por que usar um roteirizador?

Lendo até aqui, já podemos perceber a importância de roteirizar cada operação de transporte e os benefícios que um roteirizador proporciona para a logística de um negócio, não é mesmo? Para que não restem dúvidas, listamos abaixo mais 6 vantagens desse sistema.

1. Economiza tempo e dinheiro

Já que o roteirizador planeja a melhor rota, considerando picos de congestionamento,  endereços dos destinatários e prazos de entrega, a empresa que tem essa ferramenta consegue economizar tempo e dinheiro.

Na prática, o motorista sai para fazer a entrega de acordo com o planejamento inteligente do sistema e, conforme o planejado, o trabalhador faz o frete dentro do prazo. Isso economiza nos gastos com combustível, horas extras e possíveis multas.

2. Atende ao horário de entrega

Ao mesmo tempo em que o transporte de cargas trabalha com horários restritos para carregamento e descarregamento de mercadorias, podem ser comuns nesse setor os atrasos durante a entrega ao destinatário final.

Para evitar esse tipo de problema, o roteirizador atua prevendo o horário certo, tanto para o início quanto para o fim do transporte. Então, além de proporcionar mais pontualidade, sua empresa evita fazer reentregas.

3. Gera mais satisfação ao cliente

Com um bom planejamento de rota, surge outra vantagem que faz diferença para que o cliente volte a fazer negócio: a satisfação com o serviço. Isso porque a logística organizada pelo sistema impacta na qualidade e na agilidade da entrega, seja ela feita para uma empresa ou para o consumidor final.

4. Aumenta a segurança da entrega

Os sistemas mais modernos são capazes de alertar sobre regiões consideradas perigosas para o transporte de cargas. Essa sinalização permite que você planeje melhor a sua rota evitando perdas, principalmente de cargas urgentes e com alto valor agregado, como eletrônicos.

5. Proporciona mais produtividade

Uma vez que o roteirizador programa as rotas de acordo com o modelo de veículo e a sua capacidade de transporte, a empresa consegue entregar mais mercadorias dentro do prazo estabelecido. Isso gera mais produtividade para a transportadora no dia a dia e evita a ociosidade de veículos na garagem.

6. Agiliza o redespacho e subcontratações

Nas situações em que a transportadora opera com redespacho e subcontratação, isto é, casos onde há o envolvimento de outra empresa de transporte, o planejamento logístico feito por um roteirizador torna-se essencial. Visto que ele ajuda a minimizar imprevistos com rotas, define horários bem estabelecidos, além de dar mais controle para a empresa responsável pelo transporte.

Como escolher um roteirizador?

Com todas as funcionalidades e vantagens oferecidas dentro de um sistema que roteiriza frotas, como mencionamos aqui, não há dúvidas sobre os ganhos para uma empresa. Entretanto, é preciso se atentar a alguns pontos importantes antes de escolher um fornecedor.

Levantar necessidades da sua empresa

Antes de contratar um roteirizador para seu negócio, faça um levantamento das necessidades que envolvem o seu serviço atualmente. Confira também o que você espera melhorar a partir da utilização da ferramenta. Precisa melhorar os prazos ou a qualidade da entrega? Necessita economizar nos gastos de combustível, horas extras? Ou quer ter mais controle sobre a operação?

Não importa a quantidade das necessidades nessa área da sua empresa. Pontue cada uma para analisar se o fornecedor disponível vai atender às suas expectativas oferecendo uma solução eficaz.

Comparar opções disponíveis no mercado

Após levantar as necessidades, é muito importante que você pesquise e compare os sistemas disponíveis no mercado. Busque pelos sistemas na internet, solicite a lista de funcionalidades de cada um para comparar melhor e, se possível, realize um teste gratuito para conhecer mais de perto. Dessa forma, é muito mais fácil analisar a melhor opção para sua empresa.

Entender diferenciais de cada ferramenta

Por mais que você esteja procurando apenas por um roteirizador, algumas dessas ferramentas oferecem serviços diferenciados, indo além da função principal. Logo, a variedade nas formas de pagamento disponíveis, a qualidade no atendimento do suporte e um treinamento para sua equipe são serviços que fazem diferença na utilização da plataforma.

Assim, você não vai receber apenas um sistema roteirizador em troca da contratação. Também terá qualidade no atendimento que otimiza a sua experiência com o software.

Roteirização manual x Roteirização digital

Para oferecer um bom serviço de frete, é preciso driblar o caos das médias e grandes cidades, trabalhar com entregas emergenciais, respeitar horários impostos pelo poder público para circulação de determinados tamanhos de veículos e controlar o trabalho dos parceiros contratados para o transporte. Além de tudo isso, é preciso entregar em tempo hábil, considerando o trânsito, as distâncias e o custo dessas viagens.

Agora imagine lidar com tudo isso fazendo o roteiro das operações de forma manual. Infelizmente, muitas empresas têm dificuldades para cumprir de forma eficaz essas atividades porque não contam com o auxílio de uma ferramenta especializada. São tantas informações que o gerenciamento torna-se mais lento, utilizando planilhas que precisam ser atualizadas constantemente com informações preenchidas, muitas vezes, por mais de uma pessoa.

Com a roteirização digital, a programação das operações diárias fica muito mais fácil de ser montada, já que o próprio roteirizador planeja a rota dos veículos, considerando diversos fatores, internos e externos. O sistema também utiliza os dados que envolvem determinado transporte de forma otimizada, já que ele puxa automaticamente os veículos disponíveis, traça as melhores rotas com mais rapidez e minimiza erros. Todas as informações ficam organizadas em um único sistema e disponíveis para toda a equipe.

Tecnologia para monitoramento de entregas

Assim como você planeja o transporte por meio do roteirizador, também é importante acompanhar seu andamento para conferir se a entrega está sendo feita conforme o planejado. Para isso, você pode utilizar uma ferramenta de monitoramento de entregas em tempo real.

A empresa que conta com um sistema responsável pelo monitoramento da mercadoria possui vantagens que atingem diretamente o seu cliente, como autonomia para ele saber onde a mercadoria se encontra e ganho de tempo para a empresa.

Trazendo isso para a prática, seja o cliente uma empresa ou um consumidor final, não é preciso dedicar equipe e tanto tempo para atendê-lo, apenas para informar o status da mercadoria, já que bons sistemas de monitoramento disponibilizam uma página exclusiva para isso. Basta a pessoa inserir o código de rastreio no campo e ela consegue saber o status da entrega. 

Isso permite ao recebedor se programar melhor para receber o produto na data prevista e gera para a transportadora a diminuição em reentregas. Além disso, a percepção positiva do cliente sobre a empresa proporciona mais credibilidade ao serviço prestado.

Gerenciamento de frota

Bom, podemos concluir que o roteirizador é uma ferramenta essencial para quem busca mais rapidez e eficiência na entrega, de modo a tornar esses pontos positivos um diferencial competitivo muito bem visto pelos consumidores.

Tudo o que falamos aqui pode ser ainda mais otimizado quando você cuida de tudo que envolve a gestão de frotas, que é uma atividade primordial para se tornar uma empresa mais competitiva.

Pois, quando você gerencia de forma global esse setor, é possível economizar em diversos custos relacionados aos veículos e aumentar significativamente o desempenho do seu negócio.

E para ajudar nessa tarefa, separamos um infográfico com 7 passos para sua gestão de frotas ser mais eficiente. Nele, você vai conhecer quais elementos são importantes para melhorar o gerenciamento dos seus veículos e como você pode reduzir os custos com as operações de transporte. Baixe grátis clicando no banner abaixo.

infográfico sobre gestão de frotas

Conteúdo relacionado