Gestão de Transporte

7 dicas para criar um roteiro de entregas eficiente

2 minutos de leitura
7 dicas para criar um roteiro de entregas eficiente
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 24 de abril de 2023

Grande parte do sucesso dos procedimentos de logística depende do planejamento. Neste sentido, planejar o roteiro das entregas a serem realizadas pela empresa em determinado período de tempo permite aumentar a eficiência destas, diminuir os erros e otimizá-las financeiramente.

Alguns princípios simples podem ser adotados pela equipe de operações, de forma a encontrar soluções satisfatórias no que se refere à roteirização e programação das entregas.

Confira algumas dicas que podem trazer grandes contribuições para o desenvolvimento de rotas e cronogramas eficientes na sua empresa:

    7 passos para melhorar seus roteiros de entregas

    1. Atente às paradas próximas

    Organizar um roteiro de entrega com base no agrupamento das paradas localizadas mais próximas entre si é uma ótima solução para minimizar o tempo de tráfego entre elas. Procure carregar os caminhões com volumes a serem entregues em destinos próximos.

    2. Faça um planejamento semanal

    As paradas a serem realizadas em dias diferentes também devem ser agrupadas de forma a evitar superposições nos roteiros. Assim, diante da necessidade de realizar diferentes paradas em diferentes dias da semana, procure programar cada um deles, segmentando os roteiros e combinando os destinos.

    3. Comece pela parada mais distante

    Iniciar o planejamento dos roteiros pelas paradas mais distantes do depósito é uma boa dica para o desenvolvimento de roteiros mais eficientes. Selecione estas paradas e agrupe as demais em torno delas de acordo com a carga do veículo utilizado para a entrega.

    Esta medida contribui para o planejamento dos agrupamentos, minimizando os tempos de viagem e as distâncias a serem percorridas.

    4. Monte roteiros em forma de lágrima

    Ao olhar para os roteiros dos veículos de entrega em um mapa, é ideal que os pontos de parada sequenciados assumam a forma de uma gota. Salvo os casos em que ocorram restrições de tempo ou paradas para a coleta, esta forma faz com que sejam evitadas as superposições nos roteiros.

    5. Utilize os maiores veículos disponíveis

    O ideal para o planejamento de um roteiro de entregas eficiente é que seja adotado um único veículo com capacidade para servir todas as paradas. Assim, alocar os veículos com maior capacidade é uma boa dica para minimizar as distâncias a serem percorridas e o tempo total para a realização das entregas.

    6. Combine as coletas nas rotas de entrega

    As coletas tendem após a realização de todas as entregas, quando as paradas são servidas. O ideal, porém, é que sejam realizadas ao longo do andamento do roteiro, de forma a minimizar as superposições. Para realizar esta combinação, é importante estar atento aos diferentes veículos utilizados, bem como ao tamanho e grau de obstrução das mercadorias a serem transportadas.

    7. Adote meios de entrega alternativos

    É muitas vezes interessante avaliar a possibilidade de se adotar um meio de entrega alternativo para paradas que se encontrem muito fora dos agrupamentos de rota planejados. Principalmente para aquelas de menor volume, podem ser adotados veículos menores, ou até mesmo contratadas empresas terceirizadas. Procure avaliar, assim, para casos específicos, a viabilidade econômica desta opção.

    E na sua empresa, como vem sendo realizado o planejamento dos roteiros de entregas? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

    Quer saber quais são as vantagens de usar a tecnologia no processo de entrega? Confira em nosso post sobre o uso da tecnologia para rastrear e monitorar entregas.