Gestão de Transporte

Rastrear e monitorar entregas: conheça as vantagens

4 minutos de leitura
Rastrear e monitorar entregas: conheça as vantagens
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 26 de abril de 2023

A tecnologia tem avançado em um ritmo acelerado de modo a afetar e provocar mudanças em tudo o que fazemos. As empresas podem operar com maior eficiência devido a racionalização de seus processos internos que vieram como resultado dos avanços tecnológicos.

Um destes avanços refere-se a possibilidade de rastrear e monitorar entregas em tempo real. Veja a seguir os detalhes e as vantagens do monitoramento das entregas em tempo real:

    Paz aos clientes:

    Todo mundo já passou ou irá passar pelo papel de ser um cliente algum dia. Deste modo, é possível afirmar o quão elevado é o nível de ansiedade e até mesmo impaciência com a relação ao recebimento de uma mercadoria via transportadora.

    Em muitos casos, por mais que a transportadora cumpra seu prazo de entrega conforme combinado, a inexistência de um código de rastreamento para acompanhar a entrega da mercadoria causa um “vazio de informações” para o cliente. Logo, o tempo de espera sem informações da entrega pode ser fruto de insatisfações.

    A existência de um código de rastreamento que traga informações em tempo real, pode trazer paz de espírito ao cliente que estará ciente dos prazos.

    Programar recebimentos:

    Em uma era de avanços, as pessoas e empresas estão cada vez mais antenadas com seus trabalhos, e deste modo procuram cada vez mais organizarem suas atividades com certa antecedência para que haja melhor desempenho em seu dia a dia.

    Deste modo, a possibilidade de monitorar suas entregas em tempo real torna-se um grande aliado para se programarem. Além de pessoas físicas conseguirem organizar suas agendas, as empresas também conseguem uma melhor organização, visto que muitas delas precisam organizar seus estoques ou uma área específica para o recebimento de suas mercadorias ou ainda disponibilizar uma equipe de funcionários para receber a encomenda.

    O acompanhamento em tempo real é um grande benefício para estes controlarem melhor o tempo gasto com certas atividades por exemplo.

    Economia de tempo:

    Outro benefício que um sistema para rastrear e monitorar entregas pode proporcionar ao cliente está na economia de tempo. Isto porque com o código de rastreamento em mãos o cliente não terá mais a necessidade de entrar em contato com o fornecedor ou com a transportadora para ser notificado referente ao status da entrega de seu pedido.

    Já imaginou uma empresa que recebe dezenas de encomendas diariamente, entrando em contato a todo instante com as transportadoras? Seria um grande gasto de tempo e energia.

    Deste modo, com a possibilidade de monitoramento, sempre que precisar acompanhar suas entregas, o cliente poderá fazê-las via web ou até mesmo via celular, dependendo do tipo de recurso que a transportadora oferecer.

    Profissionalismo:

    Empresas de transporte que fazem uso do recurso de monitoramento de entregas possuem maior credibilidade em relação às empresas que ainda não adotaram tal recurso. Além disso, muitos clientes levam em consideração a possibilidade de rastrear suas encomendas como um fator para voltarem a fazer negócios com a transportadora.

    Além de todo benefício gerado ao cliente, as transportadoras que atuam com este recurso também são beneficiadas com a possível fidelização de clientes.

    Benefícios de rastrear e monitorar entregas:

    Além de beneficiar clientes (destinatários) e transportadoras, o recurso de monitoramento de entrega gera grande benefício aos fornecedores e lojistas (remetentes).

    O rastreamento gera grande credibilidade por parte dos clientes, no qual terão maior segurança na hora de comprar e ou indicar o fornecedor para terceiros.

    Os fornecedores também terão maior controle referente a entrega de suas remessas, e deste modo saberão se os prazos estão sendo cumpridos bem como se a encomenda foi realmente entregue caso haja questionamento por parte do cliente (destinatário).

    Sendo assim, quando um remetente opta por uma transportadora que disponibiliza o recurso de monitoramento de entregas, este ganhará maior credibilidade com seus clientes e maiores facilidades no controle de suas remessas.

    Citamos acima alguns dos principais benefícios que o recurso de rastrear e monitorar entregas pode gerar tanto para o cliente que irá receber, quanto para o remetente e até mesmo para a transportadora.

    Dentre tantos recursos, o maior beneficiado é o cliente que irá receber a encomenda, visto que o recurso de rastrear e monitorar entregas, além da inovação, traz também segurança, programação e satisfação com relação ao recebimento de suas encomendas.

    Sendo assim, este é um recurso praticamente obrigatório para transportadoras que desejam não só automatizar seus processos, mas também acompanhar o ritmo do mercado e estarem a frente de seus concorrentes.

    Você ainda tem dúvidas para adotar esta tecnologia em sua empresa? Nos conte nos comentários.