Gestão de TransporteTransportadora

Tecnologia no Transporte de Cargas: você pode estar ficando para trás

3 minutos de leitura
Tecnologia no Transporte de Cargas: você pode estar ficando para trás
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 12 de setembro de 2023

O transporte rodoviário de cargas é sem dúvidas uma das atividades fundamentais da cadeia de suprimentos nos dias atuais. Tanto destaque no setor agregou a implantação da Tecnologia de Informação como ferramenta primordial nas empresas de condutores.

A tecnologia ajudou a quebrar paradigmas na maneira como os negócios são concebidos, transformando radicalmente o campo de gestão, organização e distribuição de serviço ao cliente, nas empresas de transportes.

Em um cenário de grande competitividade no mercado, onde empresas buscam aperfeiçoar seus processos, é exigido aos donos de transportadoras que procurem alternativas para driblar a concorrência e se manterem ativos na qualidade de prestação de serviços.

Umas das principais soluções encontradas é a implementação de softwares, criados pelas Tecnologias da Informação (TI) e Comunicação (TC) que vem crescendo em muitas condutoras, pois além de ajudar na economia de redução de custos, também garante ganhos de operação logística com agilidade dos serviços.

As principais ferramentas de tecnologia no transporte de cargas se aplicam no Sistema de gerenciamento de transportes (TMS), Sistemas de rastreamento e monitoramento, Sistemas de roteirização de veículos e Sistemas de gerenciamento de armazéns (WMS).

    Sistema de gerenciamento de transportes (TMS)

    A principal função desta ferramenta é o controle e a medida de desempenho de cada operação, com fornecimento em tempo real através do GPS. O beneficio no gerenciamento de transportes se aplica à gestão de frotas e de fretes, permitindo ao usuário controlar as operações de custos de forma integrada.

    Desde o cadastro de documentações burocráticas como o controle de funcionários, estoque de peças, materiais de consumo, até o calculo de fretes, tabelas e emissão de relatórios de desempenho.

    Sistemas de rastreamento e monitoração

    Este sistema permite a instalação de um rastreador por satélite onde cada caminhão é rastreado através de uma central da própria transportadora, por meio de software instalado no escritório. O objetivo é o acompanhamento da frota em tempo real com controle do tráfego, velocidade percorrida do motorista e também, evitar atraso de entregas.

    Deste modo a média de entregas é mantida, garantindo assim segurança ao condutor em caso de roubos de cargas

    Sistemas de roteirização de veículos

    Possibilita alternativas de trajetos com mapas digitalizados, evitando rotas desnecessárias que podem acarretar prejuízos para a empresa e desgastes maiores aos caminhões. Auxilia também na redução da distância total percorrida para uma melhor precisão nos prazos de entrega.

    Sistemas de gerenciamento de armazéns (WMS)

    Administram fluxos de entregas, recebimentos, armazenagem, separação e expedição de mercadorias, definindo facilidade de localização dentro do deposito. É um sistema muito eficiente com softwares que melhoram as operações do armazenamento, com um alto nível de controle e rastreamento na movimentação das mercadorias.

    Por que investir em tecnologia no transporte de cargas?

    Apesar de algumas empresas apresentarem dificuldades em implementar a inovação tecnológica pela falta de infraestrutura e planejamento de longo prazo por parte de alguns empresários, é importante destacarmos a evolução da logística neste processo de qualidade de produção no ramo da tecnologia de transportes.

    A eficiência e a rapidez oferecidas auxiliam na redução de custos e na otimização do transporte rodoviário. Usar ferramentas adequadas que atendam às necessidades de cada empresa é primordial para um melhor desempenho da funcionalidade nas operações no dia a dia das transportadoras. Todas as ferramentas citadas na estratégia de operações promovem o controle de estoque com segurança nas restrições de circulação, horários e limite de peso.

    Para um melhor entendimento, conheça o sistema TMS e veja como ele garante a execução das principais necessidades no transporte de cargas.

    Faça sua primeira emissão de CTe grátis

    Experimente agora o emissor de CTe mais rápido do mercado!

    Faça sua primeira emissão de CTe grátis
    *Ao inscrever-se, você aceita nossos Termos de Uso.