Gestão de Transporte

Conheça as principais necessidades dos embarcadores

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Conheça as principais necessidades dos embarcadores
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 25 de abril de 2023

Quais são as principais necessidades dos embarcadores quando contratam uma empresa de transportes de cargas? O que eles esperam desse tipo de serviço? O que faz com que esses embarcadores fidelizem-se a uma empresa?

Essas são algumas perguntas recorrentes entre os prestadores de serviço de transporte de cargas que desejam atender da melhor forma as demandas de seus clientes. Mas, afinal, o que os embarcadores querem quando contratam transportadores?

    Principais necessidades dos embarcadores

    Segundo uma pesquisa recente realizada e publicada no final do ano passado por empresas do ramo de logística, existem alguns pontos essenciais para a satisfação dos embarcadores em relação ao serviço prestado pelos seus operadores logísticos.

    Diferentemente do que a maioria dos profissionais do ramo podem pensar, o preço não é o ponto principal na hora de contratar uma empresa de transporte de cargas.

    1. Prazos de entrega

    Entre os embarcadores entrevistados, a maioria citou os prazos de entrega como uma necessidade crucial para manterem um vínculo mais extensivo com seus prestadores de serviço logístico. Uma das maiores queixas dos embarcadores está no atraso da entrega dos produtos, o que acaba gerando um ônus maior e transtornos com seus clientes finais.

    2. Agilidade no transporte

    A agilidade no transporte é mais uma das necessidades dos embarcadores que mais são valorizadas. Embora seja necessário lembrar que no Brasil, 61% do transporte de cargas é realizado via modal rodoviário, segundo dados da última Pesquisa CNT de Rodovias, publicada no final do ano passado.

    A CNT avaliou mais de 100 mil quilômetros de vias pavimentadas, e entre elas 57,3% das estradas avaliadas apresentaram algum problema de infraestrutura (pavimentação, sinalização, geometria da via) sendo destas 6,3% classificadas como péssimas, 16,1% ruins e 34,9 regulares. Isso significa que as estradas brasileiras ainda são muito precárias e deficitárias.

    3. Precisão nas informações

    Outra necessidade apontada pelos embarcadores é a falta de informações precisas sobre a rota das cargas e posicionamento das entregas. Esta foi apontada como uma necessidade imprescindível para a satisfação com o serviço das transportadoras, o que impacta diretamente na percepção sobre a qualidade das atividades desempenhadas pela empresa de logística contratada.

    Apesar do estado das vias rodoviárias no Brasil deixarem muito a desejar, existem modos de driblar esses inconvenientes através do uso da tecnologia da informação.

    Atualmente a aplicação de softwares de roteirização permitem que o usuário tenha uma noção detalhada do trajeto a ser desenvolvido pela sua carga, bem como calculam os melhores caminhos para que as encomendas cheguem sem prejuízos de tempo e avarias.

    Através dessa tecnologia inovadora, o problema de falta de informações sobre o posicionamento das cargas também é eliminado, deixando o embarcador mais seguro e tranquilo com o destino de suas encomendas.