Gestão de TransporteTransportadora

Planilha para gestão de transporte: Como construir?

3 minutos de leitura
Planilha para gestão de transporte: Como construir?
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 17 de agosto de 2023

As planilhas para gestão de transporte fazem parte do dia a dia de muitas transportadoras que escolheram essa alternativa para otimizar a gestão de suas empresas de uma maneira mais prática.

Reunindo todas as informações essenciais para uma gestão menos complexa, essas planilhas são feitas de formas manuais e seguindo alguns critérios essenciais.

Nesse artigo, você vai aprender o que fazer para construir uma planilha para a gestão de transporte de sua empresa e poder gerenciar grande parte dos passos de seus serviços de uma forma consideravelmente mais prática.

    Como construir uma planilha de gestão de transporte?

    Antes de tudo, você precisa definir qual a utilidade da planilha e como ela será aplicada na gestão de sua transportadora. Seja para controle de desempenho, coletas, seguro de carga, negociações, entregas ou financeiro, todas elas precisam se adaptar de acordo com as necessidades e resultados de sua empresa.

    É a partir dessa definição que você vai dar início a construção de sua planilha na plataforma que preferir, como o Excel, por exemplo.

    A partir disso você poderá separar por tópicos, áreas e enquadramentos tudo que precisa manter um acompanhamento que fazem parte da gestão de sua transportadora e que acha importante destacar na planilha.

    No entanto, você também precisa entender que o uso de alternativas como essa acompanha vários riscos para a gestão de sua transportadora por não permitir uma eficiência completa do controle de todos os passos da manutenção de sua empresa. Entenda:

    Quais são os riscos do uso de uma planilha de gestão?

    Existem vários problemas que você pode enfrentar na hora de fazer a manutenção de sua transportadora com o uso de planilhas diversas. Seja por falta de segurança ou até mesmo erros de preenchimento que podem vir a acontecer na digitação manual de informações, nós explicamos detalhadamente todos esses riscos em nosso artigo específico sobre todos os riscos que você pode estar correndo.

    Entre eles, é importante ressaltar a precariedade de segurança que acompanha essas planilhas. Já imaginou o que pode acontecer caso você perca esses dados? Por serem riscos que podem acontecer, é por isso que evitar esses problemas deve ser o primeiro passo em sua gestão para impedir que suas atividades sejam prejudicadas.

    Outro ponto importante é a dificuldade em preencher esses dados da maneira incorreta, pois não é novidade que a legislação é repleta de especificações e obrigações que podem ser confusas quando nos referimos aos cálculos dos valores do frete e todos os impostos que incidem no transporte.

    No artigo, também citamos que uma das alternativas mais eficientes para contornar estes problemas e otimizar a gestão de sua transportadora é o uso de plataformas desenvolvidas exclusivamente para isso. Com elas, você conseguirá acelerar todas as etapas do dia a dia em diferentes telas de maneira simples e intuitiva.

    Nesse sentido, o Super TMS é uma dessas ferramentas que funcionam completamente online para que você controle o que precisar em apenas alguns toques e importe todos os dados que precisa facilmente pelo próprio sistema.

    Como você tem feito a gestão de sua transportadora?

    Saber como seguir cada passo da gestão de uma empresa de transporte de cargas é o primeiro passo. Por isso, existem uma série de regulamentações e maneiras que você pode aplicar em sua empresa que vão não apenas otimizar sua gestão, mas também garantir uma segurança ainda maior de sua transportadora.

    Baixe agora mesmo nosso ebook gratuito “Como gerenciar uma transportadora de cargas” e conheça as maneiras mais eficientes de tornar sua empresa mais produtiva e livre de riscos.

    Assista nosso minicurso gratuito “Guia prático do CTe” e garanta a segurança das atividades de sua transportadora entendendo como funciona as regulamentações do Conhecimento de Transporte no Brasil!

    Ainda tem alguma dúvida sobre como construir uma planilha para gestão de transporte ou quais são os riscos em sua utilização? Não deixe de perguntar logo abaixo para que possamos ajudá-lo!

    eBook: Como Gerenciar uma Transportadora

    Aprenda como funciona uma transportadora de cargas e saiba como realizar uma gestão eficiente de suas operações!

    eBook: Como Gerenciar uma Transportadora

    *Ao inscrever-se, você aceita nossos Termos de Uso.