Blog hivecloud

Escolha o software de gestão financeira ideal para sua transportadora

Escolha o software de gestão financeira ideal para sua transportadora

Índice

Ter o setor financeiro organizado é importante para qualquer empresa. Para as transportadoras, torna-se um desafio manter a gestão financeira estruturada. Isso porque os atrasos no pagamento de fretes, a falta de registo de todas as operações e outras situações ainda fazem parte da rotina de muitas empresas de transporte, mas não deveriam.

São tantas atividades operacionais para uma transportadora acompanhar que isso pode prejudicar o financeiro, ainda mais se não é utilizado um sistema apropriado para o negócio e que se adapta às necessidades comuns de uma empresa de transporte. 

Por isso, trazemos no artigo de hoje algumas dicas para você escolher o melhor software de gestão financeira para transportadora. Saiba como deixar o departamento financeiro bem organizado com o sistema ideal para seu negócio, confira!

Principais problemas com a falta de gestão financeira

Um software de gestão financeira para transportadora ajuda a corrigir uma série de problemas que trazem dor de cabeça para qualquer gestor. A falta de um bom sistema causa prejuízos que vão além da desorganização, como dívidas e não conseguir fazer novos investimentos

São situações que acabam virando uma bola de neve quando não são resolvidas. Entenda no exemplo abaixo.

1. Quando a transportadora não controla o dinheiro de entrada e de saída, ela pode se perder nos prazos de pagamento e recebimento das contas;
2. Com isso, ocorrem atrasos nos pagamentos que podem acabar saindo mais caros;
3. Se essa realidade se torna constante, o caixa da transportadora fica no vermelho;
4. Consequentemente, a empresa começa a ficar inadimplente, com falta de recursos para realizar novos fretes e sem reserva de caixa para investimentos ou momentos de crise.

Consegue perceber todos os problemas gerados, se a transportadora não conta com um software que ajude a evitar essas ocorrências? Vamos agora te mostrar tudo o que você precisa saber antes de escolher o sistema que vai ajudar a gerir melhor as finanças da sua transportadora.

Escolhendo o melhor software de gestão financeira para transportadora

Antes de avaliar qualquer opção, é importante que você levante todas as necessidades que envolvem a gestão financeira da transportadora, para você escolher um sistema que atenda às expectativas.

Quais são os problemas no departamento financeiro que você tem atualmente? Falta de controle do fluxo de caixa, falta de integração com outro sistema de gestão, dificuldade para acompanhar os relatórios financeiros, programa difícil de usar? Essas são algumas complicações.

Por isso é importante que você liste todas elas! Feito isso, fica mais fácil procurar um bom software de gestão financeira que ajude a corrigir esses contratempos. Agora que você já levantou as necessidades da transportadora, é hora de avaliar as funcionalidades dos sistemas disponíveis.

1. Software especializado para transportadora

É certo que há uma diversidade de softwares de gestão financeira no mercado, mas não são todos os que vão atender às necessidades de uma transportadora. Lembra das dificuldades que falamos mais acima? Existem algumas que são específicas do setor de transporte.

Logo, o primeiro ponto de avaliação é procurar um software de gestão financeira para transportadora, pois somente um sistema específico ajudará a sanar problemas relacionados ao esse setor logístico de maneira eficaz e oferecer todas as funcionalidades que uma transportadora precisa.

Já imaginou ter a gestão financeira integrada ao sistema de gestão de fretes? Essa é outra funcionalidade de um software para transportadora que vale a pena saber.

2. Integração com o sistema de gestão de transporte

O gestor de transportadora que já trabalha com o sistema TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte) sabe o quanto ele melhora as suas atividades operacionais e como facilita ter o controle de tudo em um só lugar.

Hoje, é possível ter um software de gestão financeira integrado ao sistema de gerenciamento de transporte. Com isso, você tem o controle completo dos principais departamentos da empresa em um único sistema. 

Essa funcionalidade só traz benefícios. Com a integração, muitas informações não precisam ser cadastradas duas vezes e erros são evitados, além de proporcionar mais produtividade  no dia a dia e mais segurança usando um só software.

3. Facilidade de uso

Outro ponto que você deve analisar antes de escolher um software de gestão financeira para transportadora é a facilidade para utilizar o sistema. Isso porque a área financeira é um departamento que já necessita bastante atenção em suas atividades e ter que lidar com uma ferramenta onde as funcionalidades são tão complicadas, que às vezes apenas um funcionário consegue mexer, pode ser um prejuízo.

Então busque um sistema de gestão financeira que cumpra verdadeiramente uma de suas principais funções: facilitar a rotina e as atividades dos funcionários. Faz toda a diferença no dia a dia quando você trabalha com um software completo, mas sem abrir mão de praticidade e facilidade de uso.

4. Gestão financeira de qualquer lugar

Como falamos no ponto anterior, uma função importante das ferramentas digitais é facilitar a rotina do funcionário. Mas se o software de gestão financeira não permite que ele utilize o sistema em qualquer computador, de qualquer lugar, essa funcionalidade não faz muito sentido.

Ter que trabalhar com um software que só pode ser usado em apenas uma máquina do trabalho não só limita a produtividade. Prejudica também o trabalho do setor financeiro em crises como a vivida com a pandemia de Covid-19, onde as pessoas tiveram que trabalhar de casa.

Mas hoje é possível contar com sistemas onde todo armazenamento de dados é na nuvem! Ou seja, você não precisa baixar nenhum programa e pode acessar o software de gestão financeira para transportadora de qualquer lugar, basta ter internet no computador.

5. Treinamento para funcionários

Por mais que você contrate um software de gestão financeira descomplicado, treinar os funcionários antes de utilizar o sistema é sempre necessário. Afinal de contas, sua equipe estará lidando com uma nova ferramenta e leva-se um tempo para adaptação. Porém, esse período pode ser menor quando os funcionários são treinados.

Escolher um sistema que oferece treinamento completo aos funcionários torna-se essencial porque a empresa não diminui sua produtividade e ganha bons resultados com a ferramenta rapidamente. Além disso, diversas dúvidas podem ser tiradas durante o treinamento e muitos erros ao utilizar o software são evitados.

6. Suporte de atendimento

Mesmo com os funcionários treinados para utilizar o sistema, é normal que existam dúvidas ou problemas que surgem no dia a dia. Para resolvê-los, contar com suporte de atendimento é bastante útil.

Ter à disposição uma equipe de suporte técnico que dê assistência 24 horas à transportadora não só ajuda a resolver problemas, como evita que novos aconteçam, a partir do momento em que riscos ao usar executar determinada ação são gerenciados.

Testando o software antes da contratação

Uma grande decepção que muitas empresas sofrem após contratar o sistema é perceber que o software não era como o esperado. Acabam comprando uma ferramenta que não funciona para o setor de transporte, não ajuda a resolver nem metade das necessidades, é difícil de usar ou a assistência do suporte fica a desejar.

Todas essas frustrações podem ser evitadas quando a empresa tem um período de teste gratuito com o software. Dessa forma, os funcionários conhecem todo o sistema e as funcionalidades para definir se a ferramenta corresponde às expectativas da transportadora.

Em todas as soluções para transportadora da Hivecloud, por exemplo, é possível experimentar por um período gratuito cada sistema. Todas as demonstrações são feitas online para os funcionários testarem em qualquer horário, de qualquer lugar.

Experimente o Hivecloud Cash

Agora que você já sabe de tudo que é preciso avaliar antes de contratar um sistema, é hora de você conhecer o Hivecloud Cash: uma solução especializada para transportadoras que querem otimizar sua gestão financeira.

Com o Hivecloud Cash, o setor financeiro da sua transportadora fica muito mais organizado porque você tem o controle total sobre as finanças. É possível cadastrar contas bancárias, fornecedores, clientes e ainda gerar relatórios personalizados para medir o desempenho da empresa. Tudo isso em único software fácil de usar.

software Hivecloud Cash gestão financeira para transportadora
Com o software de gestão financeira Hivecloud Cash, a transportadora pode ter controle total sobre suas finanças em um sistema integrado à gestão de transporte.

Conte com um software de gestão financeira para transportadora que só vai trazer benefícios para o seu negócio.

  • Sistema financeiro completo para transportadoras.
  • Funcionalidades que atendem às necessidades do setor de transporte.
  • Controle total sobre o dinheiro de entrada e de saída.
  • Integração com ferramentas de gestão de transporte.
  • Gerenciamento das finanças de qualquer lugar.
  • Software tecnológico e fácil de usar.
  • Suporte 24 horas em todos os dias da semana.
  • Treinamento de equipe.

Ficou interessado? Então experimente gratuitamente o Hivecloud Cash com a assistência dos nossos especialistas em sistema de gestão financeira para transportadora e tire qualquer dúvida que você precisar.

Conteúdo relacionado