vantagens do tms

Confira 10 vantagens do TMS para transportadoras

Durante muito tempo, muitos documentos e informações sobre o transporte de cargas eram registrados manualmente. Porém, isso está mudando!

Hoje, transportadoras contam com a tecnologia para ter uma visão integrada do negócio. A área do transporte de cargas é afetada por mudanças na legislação, medidas fiscais e outros indicadores que geram inúmeras informações e documentos.

Por um bom tempo, tudo isso foi registrado manualmente em planilhas. Felizmente, com a chegada do TMS (“Transportation Managment System” ou Sistema de Gerenciamento de Transporte) o processo passou a ser informatizado.

Continue lendo este artigo para descobrir as principais vantagens do TMS para a sua transportadora!

Descubra as vantagens do TMS

As vantagens do TMS são inúmeras, já que o sistema possui diversos módulos que atendem às necessidades de todos os setores da transportadora. Com isso, a solução agiliza a comunicação e facilita a tomada de decisão.

Confira outros benefícios:

1 – Possibilita um maior controle das operações

O TMS foi desenvolvido com o intuito de atender às particularidades da operação de transporte. Com isso, o sistema oferece controle das operações, pois consegue gerenciar grandes volumes de informações, como veículos, documentações fiscais, acompanhamento de cargas, custos e todas as etapas de sua operação, entre outros.

2 – Otimiza as suas negociações

As suas negociações são aperfeiçoadas, pois o TMS facilita a visualização do valor de comissão dos vendedores, por exemplo. Além disso, é possível garantir uma melhor gestão de vendas, pois o módulo informa quais clientes estão sendo atendidos e como está o desempenho dos colaboradores, entre outras informações.

3. Promove um aumento da sua rentabilidade

A rentabilidade é conquistada por toda a facilidade de verificar informações que o sistema oferece. Entre as vantagens mais importantes do TMS, figura o conhecimento sobre como está o processo da operação de entregas, os sinistros, ocorrências e tudo sobre as atividades de transporte. Com isso, é possível garantir a rentabilidade da operação e aumentá-la fazendo os ajustes corretos e otimizando o setor correto, sem perder investimentos.

4. Permite analisar os seus processos

A análise dos processos é outra das vantagens do TMS, pois a geração de relatórios entrega aos gestores conhecimentos sólidos que fomentam a tomada de decisão. Com essa opção, torna-se possível identificar falhas nos processos, suas causas e criar planos de ação mais precisos, além de apontar quais etapas podem ser aprimoradas.

5. Facilita o monitoramento dos carregamentos

O monitoramento dos carregamentos é facilitado, pois o TMS controla as programações das cargas conforme a capacidade dos itinerários e veículos. A solução também emite o manifesto, despachos e romaneio, entre outros. Além disso, é possível fazer a mensuração da quantidade inicial do pedido e da quantidade realizada para gerar o CT-e com os dados corretos.

6. Agiliza o recebimento do frete

Com a digitalização das CT-es e integração via EDI, as informações vão chegar mais rapidamente aos clientes, reduzindo drasticamente os erros comuns no processo manual. Como você deve saber, esta é uma das maiores causas do atraso no recebimento do frete.

7. Facilita a visualização do seu faturamento

Como o sistema oferece a visualização de diversas informações nos módulos que o compõe, é possível saber o faturamento. Com isso, o seu setor financeiro pode se programar melhor para realizar pagamentos, planejar os valores gastos com manutenção e investir no que realmente precisa.

8. Possibilita verificar o status da mercadoria

Verificar o status da mercadoria, o processo de entregas e monitorar a viagem (sinistros e imprevistos, por exemplo) evita que ocorram atrasos e garante a satisfação dos clientes. A mercadoria precisa chegar ao cliente com sua integridade preservada, respeitando as expectativas de quem as adquiriu.

9. Pode ser integrado com outros softwares

As ferramentas tecnológicas oferecem ganho de tempo e produtividade, o que libera os colaboradores e gestores para focarem seus esforços nas estratégias e soluções de problemas. O TMS pode ser integrado a outras soluções, como o WMS, pois a integração entre os sistemas otimiza os fluxos de trabalho.

10. Expande os seus negócios

Entre outras vantagens do TMS, está o atendimento às exigências dos principais embarcadores, como a integração de documentos e processos na cadeia logística, otimização de serviços e custos e gerenciamento de operações.

Com este sistema é possível gerenciar, por meio de módulos, um enorme volume de dados, documentos fiscais, compras, emissão de boletos, fluxo de caixa, fatura, controle de terceiros, expedição, entregas e muito mais. Isso não só melhora a percepção que o cliente tem da sua transportadora, como também permite o crescimento do seu negócio.

Você nunca usou um TMS e não sabe se essa solução vai funcionar na sua transportadora? O que acha de testar gratuitamente? Você pode fazer isso acessando a página do Hive.cloud TMS!

Hive.Cloud
2 Comentários
  • Posted at 09:00, 21 de fevereiro de 2018

    É um sistema muito importante e útil para a gestão de transportadoras.
    Nós usamos o sistema Web System Provias muito bom também.

    • Rômulo Mello
      Responder
      Posted at 15:57, 21 de fevereiro de 2018

      Olá, Darci, tudo bom?
      Realmente é um sistema que faz grande diferença na gestão de transportadoras!
      Sempre conte conosco para continuarmos levando facilidades e informações para o seu dia a dia.
      Abraços.

Deixe um comentário

Comentário
Nome
Email
Website