Transportadora

Os prós e contras da terceirização no transporte de cargas

2 minutos de leitura
Os prós e contras da terceirização no transporte de cargas
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 12 de setembro de 2023

Neste post iremos apresentar alguns prós e contras sobre a terceirização do transporte de cargas que devem ser levados em consideração, antes de se tomar esta importante decisão que irá impactar diretamente na gestão eficiente ou desastrosa das atividades da sua empresa.

Isso significa que a depender do segmento do seu negócio, terceirizar o serviço de transporte pode significar uma redução considerável no orçamento. Já apresentamos algumas razões do porquê terceirizar o serviço de transporte de sua empresa aqui, e hoje iremos tratar dos prós e dos contras dessa medida.

Quando uma companhia seja de pequeno, médio ou grande porte passa a considerar a possibilidade de terceirização do serviço de entrega e envio de suas cargas, ela pensa obviamente na otimização das suas operações e na maior eficácia de seus serviços e satisfação do cliente final.

Muitas vezes visando uma diminuição dos custos, diversas empresas podem precipitar-se e contratar gato por lebre, e por esta razão, listamos para você algumas vantagens e desvantagens na hora de terceirizar o transporte de suas cargas:

    Vantagens

    • Diminuição dos custos ao deixar de manter frotas;
    • Redução de uma ou mais operações na própria empresa;
    • Possibilidade de contratação de seguros para cobrir possíveis sinistros com a carga; transportada

    Desvantagens

    • Falta de informações suficientes acerca das operações realizadas com a sua carga;
    • Mal atendimento dos prestadores de serviço ou ineficiência;
    • Atrasos nas entregas e envios das cargas;
    • Fretes mais onerosos devido aos altos custos de manutenção dos caminhões/navios/aviões

    Diante de tais ponderações, sugerimos 5 dicas para avaliar os riscos e as possibilidades de sucesso na terceirização do transporte de cargas:

    1. Pesquise muito o histórico das empresas antes de contratá-las para verificar se as mesmas já operaram anteriormente com cargas similares as suas;
    2. Realize viagens menores se possível antes de fechar contratos maiores e a longo e médio prazo para ir testando as capacitações da transportadora;
    3. Peça cotações em diferentes prestadoras e avalie se é mais vantajoso fechar negócio apenas com uma, ou com várias ao mesmo tempo;
    4. Certifique-se que a empresa de transportes tenha bons canais de comunicação inclusive pós-venda/contratação;
    5. Acompanhe se possível, pessoalmente ou através de algum representante competente, todo o processo de carga, descarga, manuseio e estocagem da empresa transportadora que deseja fechar negócio.

    Conheça aqui o Super TMS e gerencie o seu transporte de carga.

    Faça sua primeira emissão de CTe grátis

    Experimente agora o emissor de CTe mais rápido do mercado!

    Faça sua primeira emissão de CTe grátis
    *Ao inscrever-se, você aceita nossos Termos de Uso.