Gestão de TransporteTransportadora

Software para Gestão de Frotas: como escolher o ideal?

4 minutos de leitura
Software para Gestão de Frotas: como escolher o ideal?
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 26 de abril de 2023

No cenário mercadológico atual, ter o auxílio de plataformas específicas contribui para otimizar e agilizar os processos que afetam uma gestão eficiente. Isso não é diferente na gestão de frotas. Está em dúvidas sobre os aspectos que mais precisam ser levados em conta para contratar um sistema específico para isso?

Leia o nosso artigo e tire todas as suas dúvidas para escolher o melhor software para sua empresa!

Realizar esse tipo de gerenciamento é algo complexo por se tratar de vários tipos de informações que precisam serem levadas em conta de acordo com suas respectivas importâncias.

Durante a gerência das frotas, o gestor precisa estar sempre atento a tudo que acontece – do prazo de manutenção, até os percursos corridos pelas frotas. Isso destaca a importância de utilizar um sistema específico para isso que irá auxiliar o gestor a realizar os passos da gestão com muito mais praticidade e agilidade.

    Como escolher o melhor para minha transportadora?

    Não resta dúvidas de que o uso de softwares pode facilitar e agilizar a gestão das frotas. É importante, no entanto, escolher a plataforma certa e que se adequa às necessidades da empresa. Se não, o efeito será exatamente o contrário: só vai ocasionar mais dor de cabeça.

    Para evitar isso, preparamos alguns pontos essenciais que você precisa levar em conta na hora de escolher o software certo para sua empresa! Confira:

    Considere suas necessidades

    Fique atento se os utilitários oferecidos pelo software irão servir corretamente à sua empresa. Avalie primeiro as suas necessidades e os pontos que mais precisam ser levados em conta. É a longa distância? Você precisa de mais recursos? É um pequeno negócio? Tudo isso tem sua importância única na escolha de um software.

    Verifique como funciona a plataforma de suporte

    Procure saber como é o funcionamento do suporte oferecido pela empresa fornecedora do software. É 24 horas? Semanal? O atendimento é rápido? É importante um suporte eficaz para que seja possível evitar problemas não apenas em questão de dúvidas, mas também sobre a funcionalidade do sistema.

    Um software que apresenta muitos problemas afeta diretamente o desempenho da gestão, pois os erros podem resultar em atrasos de documentos, perda de data importante, relatórios incompletos, etc.

    Leve em conta o longo prazo da empresa

    Na hora de adotar seu software de gestão de frotas, entenda que um contrato precisa ser feito a longo prazo. De nada adianta efetuar o cadastro de um serviço atualmente sem pensar nas demandas que podem surgir no futuro.

    Vai se adequar as atualizações? Existem boas recomendações? Quais são as empresas aliadas? Fique sempre em mente com essas perguntas para evitar qualquer tipo de problema que possa afetar os resultados ou o funcionamento de suas operações.

    Mais coisas não significa qualidade

    De nada adianta um software que ofereça vários utilitários se o ponto mais importante das plataformas de gestão seja levado em conta: a patricidade. Procure evitar plataformas que prometem soluções milagrosas ou ferramentas muito fantasiosas, pois, na prática, nem sempre é assim que acontece.

    Verifique como funciona o acesso ao software

    Permite acesso pelo celular? Precisa instalar? Onde é hospedado? Sempre leve em contas essas perguntas para levar em conta que nem sempre será possível estar com seu aparelho fixo para verificar dados ou realizar transições.

    Uma plataforma que não precisa ser instalado é um adicional que pode parecer simples, mas que faz uma enorme diferença na gestão, pois será possível realizar todos os procedimentos aonde você precisar e a hora que quiser.

    Dê preferência a armazenamentos na nuvem

    Esse talvez seja um dos pontos mais importantes na escolha do software. Preze por aqueles que possuem um armazenamento a distância não apenas para tornar os dados mais acessíveis, mas também garantir a sua segurança e que nenhum dado será perdido caso aconteça algum problema no sistema.

    Não fique em dúvidas

    O último ponto é algo bastante simples em uma visão geral: não deixe de perguntar à própria plataforma de suporte ou em redes sociais como é o funcionamento do software em caso de dúvidas. Se algo não estiver claro o suficiente, é importante tirar todas as dúvidas antes de fechar qualquer tipo de contrato e, assim, evitar arrependimentos que podem chegar a afetar suas operações.

    Tornar a gestão de sua frota é o desafio de muitas transportadoras na hora de encontrarem as melhores formas de aumentar suas lucratividades e cartela de clientes. É por isso que nós preparamos um conteúdo especial para ajudá-lo! Baixe agora mesmo nosso infográfico com 7 passos para tornar a gestão de sua frota mais eficiente e consiga resultados ainda melhores em sua empresa.

    Quer acrescentar alguma dica? Tem algo que queira perguntar? Não deixe de comentar sua opinião!

    7 Passos para uma Gestão de Frotas Eficiente

    Entenda todos os elementos que influenciam não apenas no desempenho geral de seus veículos, mas também aprenda como eles podem ajudar a reduzir os gastos totais em suas operações!

    7 Passos para uma Gestão de Frotas Eficiente

    *Ao inscrever-se, você aceita nossos Termos de Uso.