Gestão de TransporteTransportadora

Simplifique a gestão de sua transportadora com as ferramentas certas

4 minutos de leitura
Simplifique a gestão de sua transportadora com as ferramentas certas
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 29 de novembro de 2021

Índice

    Gerir uma transportadora pode ser uma tarefa bastante complicada não apenas para quem está começando a investir nesse tipo de mercado, mas também para aqueles que já estabilizaram seus serviços. Estar atento às novidades do mercado de transporte de cargas, com destaque ao sistema para transportadoras, é importante para manter em dia todas as possibilidades de atividades diferenciadas para, assim, conseguir se destacar no cenário de transportes regional ou nacional.

    Esse diferencial inclui o uso de plataformas que irão simplificar todos os passos de uma gestão, seja para reunir os dados financeiros, gerenciar a frota ou monitorar todos as etapas de suas operações. Essas plataformas são desenvolvidas principalmente para automatizar os processos que apresentam carências de opções práticas para utilizá-los, como os softwares de emissão de documentos como o CTe e o MDFe, por exemplo.

    Utilizar as ferramentas certas para agilizar uma gestão é o mais indicado a todos que procuram potencializar as operações de uma transportadora. Isso significa que conhecer as plataformas que auxiliam uma gestão é essencial para se atualizar nas novidades do mercado de transportes. É pensando nisso que nós listamos as 5 principais tecnologias que servem para automatizar as operações de uma transportadora. Confira:

    1 – Sistema de emissão de CTe e MDF-e

    Conhecimento de Transporte (CTe) e o Manifesto Eletrônico (MDFe) são documentos fiscais que existem apenas no cenário digital e suas emissões são obrigatórias para a realização de qualquer procedimento de transporte no Brasil. Para realizar suas emissões, o governo hoje disponibiliza uma opção gratuita que serve para cumprir todos os passos durante sua emissão. No entanto, foi confirmado que o governo irá descontinuar com a disponibilização desta plataforma aos gestores de transportadoras.

    Por isso, é de extrema importância utilizar alternativas para a emissão destes documentos, pois, sem eles, não é possível realizar qualquer serviço de transporte em acordo com os requerimentos fiscais nacionais. Os sistemas para realizar essa emissão geralmente contam com serviços completamente onlines desenvolvidos para agilizar todos os passos. 

    2 – Sistema de gestão de transportes (TMS)

    Essas tecnologias auxiliam os gestores na hora de controlar todas as etapas operacionais de uma transportadora. Com essa ferramenta, o usuário consegue acompanhar as operações como o faturamento, prazo médio de recebimento, andamento de entregas, coletas e muito mais em apenas alguns instantes. Esse tipo de informação reunida em apenas um único sistema consegue agilizar todos os passos da gestão para controlar os componentes da transportadora quando precisar. Essa ferramenta se destaca por ser um sistema para transportadoras de extrema importância.

    3 – Sistema de gerenciamento de armazéns (WMS)

    Uma tecnologia para gerenciar os componentes do armazém, como o sistema WMS, é uma parte importante da rede de softwares utilizados para auxiliar a gestão de uma transportadora. Basicamente, esse sistema possui a função de visualizar e controlar tudo que inclui a funcionalidade do armazenamento de mercadorias, como sua separação, extração, disponibilidade, etc. Tudo isso vai incluir para que seja possível maximizar ainda mais não apenas o espaço de distribuição dos produtos no armazém, mas também organizar e otimizar seus gastos, permitindo se ter ideia de tudo que envolve essa manutenção.

    4 –  Sistema de gestão de frotas

    Essa plataforma é responsável por reunir todas as informações importantes para gerenciar a frota de uma transportadora. Neles, é possível ter uma visão geral do conjunto de gastos, despesas e dívidas da empresa para organizar todos os componentes que fazem parte da frota. Além disso, esse tipo de ferramenta geralmente também registra todas as atividades dos veículos da frota, como uma infração de trânsito, quebra de peças, pausas, etc.

    5 – Sistema de integração de dados

    Apesar de ser a última das principais tecnologias indicadas desta vez, os sistemas de integração de dados são importantes para agilizar a comunicação de dados da transportadora com o embarcador. Esse tipo de plataforma possui como propósito reunir e automatizar todos os dados importantes para o gestor e suas operações, além de geralmente ter integração com outras tecnologias que auxiliam a gestão de transportadoras. Ao diminuir consideravelmente o tempo necessário para procurar dados, esse tipo de sistema certamente é o ideal para quem procura agilizar sua gestão com garantia de segurança.

    Você conhece as melhores formas de gerenciar uma transportadora? Nós sabemos que realizar a manutenção de uma empresa em um setor tão delicado pode ser uma grande dor de cabeça. Por isso, nós preparamos um conteúdo especial para que você conheça as melhores formas de gerenciar sua transportadora em nosso ebook completamente gratuito.

    Não deixe de ler nosso artigo sobre como reduzir os custos no transporte de cargas para descobrir as melhores estratégias do mercado. Em caso de alguma dúvida sobre essas tecnologias, não deixe de perguntar nos comentários abaixo que iremos ajudá-lo!