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Qual a diferença entre logística inbound e logística outbound?

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Qual a diferença entre logística inbound e logística outbound?
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 30 de março de 2023

Logística inbound e outbound: você já ouviu falar desses modelos logísticos? A cada ano que passa, os investimentos nessas áreas trazem mais resultados positivos às empresas, como redução de custos, aumento da produtividade, mais eficiência nos processos, etc.

Continue lendo este artigo para aprender sobre esses termos: confira a diferença entre logística inbound e logística outbound e conheça os seus impactos no dia a dia da gestão de fretes!

    Antes de tudo: o que é logística?

    Vamos começar pelo início? Vale sempre a pena lembrar que logística é o processo de movimentação, armazenagem e transporte de uma mercadoria. Ela está presente no ciclo de um produto para garantir que o mesmo chegue nas condições previstas, no local certo e no tempo combinado.

    >> Saiba mais: o que é logística, quais são os tipos e como gerenciar na sua empresa

    Qual é a diferença entre logística inbound e outbound?

    Já é possível destacar a primeira diferença entre logística inbound e outbound pelos seus próprios nomes. O termo inbound traduzido para o português significa “entrada”, enquanto outbound quer dizer saída.

    De forma literal, logística de entrada e logística de saída. Mas os conceitos e as diferenças entre elas vão muito além. Confira a seguir.

    Logística inbound

    A logística inbound é responsável pelo fluxo de mercadorias dentro de uma empresa, desde o recebimento da matéria-prima numa fábrica até a movimentação do produto pelos setores internos.

    Cabe à logística inbound organizar procedimentos como:

    • gestão de fornecedores para fabricação do produto;
    • administração e transporte dos insumos que chegam à indústria;
    • movimentação dos produtos entre um setor e outro;
    • armazenamento e estocagem das mercadorias na fábrica;
    • e gestão das embalagens que retornam.

    Logística Outbound

    No caso da logística outbound, é gerenciado todo processo logístico que acontece fora da fábrica, por exemplo. Ou seja, desde a saída da mercadoria até a distribuição para chegar ao consumidor.

    Na verdade, o gerenciamento da logística outbound começa na produção final do produto, isto é, no processo de embalagem. Envolve os seguintes procedimentos:

    Por que é importante saber a diferença entre esses termos?

    Embora a logística inbound e outbound tenham processos e objetivos diferentes, é importante falar que os dois modelos devem receber a mesma atenção para serem eficientes a ponto de trazerem os resultados esperados.

    Isso porque uma logística depende da outra na cadeia de suprimentos, de maneira que a falha em um processo interno pode prejudicar o externo. Se um fornecedor atrasa na entrega de insumos e comete outras falhas, ele pode comprometer seriamente as etapas posteriores como o prazo de entrega que a fábrica tem com seus clientes.

    Esses e outros problemas não podem ser comuns numa empresa. É preciso que o gestor logístico conte com estratégias e ferramentas para fazer a gestão de cada modelo conforme as necessidades de cada um.

    Estratégias como a aplicação de indicadores-chaves de desempenho (KPIs), por exemplo, difere para cada processo.

    Enquanto na logística inbound é preciso estar atento ao nível de serviço dos fornecedores de matéria-prima ou à qualidade do transporte desses insumos que chegam à fábrica, no outbound é necessário monitorar o tempo e qualidade das entregas, a satisfação dos clientes ou o nível de devoluções.

    Quais são as vantagens de uma boa gestão logística inbound e outbound?

    Para colher os frutos de uma boa gestão dessas duas logísticas, é preciso que haja integração entre todos os processos relacionados ao setor logístico da empresa.

    É que numa cadeia de suprimentos, quando as etapas de logística estão integradas e há uma interação eficiente desde o transporte de insumos até a entrega ao consumidor final, a eficiência de todo sistema da empresa só aumenta.

    >> Saiba mais sobre Logística Integrada

    Confira a seguir os benefícios que o gerenciamento eficaz das logísticas inbound e outbound traz para uma organização.

    Organização dos setores logísticos

    Cada etapa logística acaba sendo melhor compreendida e a comunicação entre as áreas ocorre de uma maneira mais clara e ágil, tanto internamente quanto com os fornecedores e transportadoras contratadas, por exemplo.

    Gestão de estoque otimizada

    O estoque, que é um ponto em comum entre os dois processos logísticos, pode ser melhor administrado e erros de entrada e saída dos produtos são mais evitados, assim como também melhorados o gerenciamento e identificação dos insumos e produtos estocados. 

    Mais produtividade

    Com uma interação eficiente entre as etapas, os funcionários do setor logístico da empresa ganham mais produtividade ao executar suas funções, o que diminui o nível de erros e otimiza a integração logística.

    Redução de custos

    Ao aplicar uma boa gestão na logística inbound, é possível reduzir custos fazendo parcerias com fornecedores de insumos que cumpram com os prazos e entreguem os materiais livres de falhas que podem trazer prejuízos financeiros a longo prazo.

    Já na logística outbound, é possível economizar através da contratação de sistema para gestão de frete, que ajuda na contratação automática de fretes, no monitoramento das entregas terceirizadas e principalmente na auditoria de faturas para reduzir custos indevidos com transporte.

    Relacionamento saudável com fornecedores

    A gestão eficiente das etapas internas e externas ajuda a empresa a construir relações sólidas com toda base de fornecedores, principalmente com as transportadoras, que são consideradas um braço da indústria e fazerem um serviço de entrega com a qualidade esperada.

    Boa experiência para clientes

    Por fim, uma boa logística inbound e outbound contribui para uma experiência positiva que o consumidor final terá ao receber seu produto, graças ao trabalho eficiente de todos os processos logísticos anteriores.