Gestão de Transporte

Como a análise adequada da ociosidade pode ajudar você a dobrar seus lucros

3 minutos de leitura
Como a análise adequada da ociosidade pode ajudar você a dobrar seus lucros
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 6 de dezembro de 2022

Nos dias atuais muitos fatores influenciam no tempo de permanência de uma empresa de transporte no mercado. Seja pela baixa demanda nas entregas, cobrança de frete alta ou ociosidade do tempo. Esta última tem sido a dor de cabeça de muitos empresários, pois o ócio significa prejuízo e gastos desnecessários com a manutenção da frota e dos empregados.

Mas, para alguns gestores, a ociosidade da operação acaba passando despercebida muitas vezes devido ao alto volume da carga fracionada. Para que a ociosidade do veículo não gere custos extras, as companhias precisar estar sempre procurando alternativas para driblar essa inatividade.

O uso de ferramentas tecnológicas tem sido um grande aliado para as empresas transportadoras otimizarem seus processos internos. Muitas empresas adotam sistemas de roteirização e instalação de GPS, que permitem aos empresários o monitoramento em tempo real do status do serviço.

Adquirir um bom sistema de informação específico para a área pode reduzir sensivelmente o tempo ocioso e improdutivo da frota, proporcionando em médio prazo o aumento de lucros.

O uso de ferramentas digitais adequadas aumenta a flexibilidade para decidir como, quando e onde os recursos podem ser utilizados para que se obtenha vantagem competitiva.

A fim de melhorar a ociosidade e performance das organizações, os indicadores de desempenho foram criados para mensurar o sucesso dos negócios e refletir um estado real sobre o impacto direto nas finanças das empresas. Abaixo listamos quatro pontos importantes que ajudam no aumento dos KPIs (Indicadores de Desempenho) e na medição de ociosidade:

    Percentual utilizado da capacidade do caminhão

    É o indicador que observa se a carga está sendo bem distribuída na utilização da capacidade total permitida no caminhão. Mede o aproveitamento da capacidade de carga útil dos equipamentos de transporte utilizados. Quanto maior for o uso dessa capacidade, menor será o tempo de ociosidade. Isto determinará mais ganho ou perda de lucro.

    Tempo de giro do caminhão

    Esse indicador calcula o tempo médio de chegada e saída do caminhão. O essencial é ter um tempo de entrega mais curto possível, pois, isso significa mais entrega de mercadorias em médio prazo. Caso este tempo seja alto, é necessário fazer uma analise nos processos de carga, descarga e quantidade de lotes.

    Coletas pontuais

    Mede o tempo de entregas (ou coletas) realizadas dentro do prazo combinado e atua diretamente na satisfação do cliente. Neste indicador é analisado o desempenho, qualidade e a pontualidade das coletas.

    Tempo em trânsito

    É medido pelo tempo decorrido entre o recebimento do pedido do cliente e data efetiva de entrega. Geralmente é comparado ao tempo em trânsito oferecido, condições da via, histórico de tempo gasto e pode sofrer variações de acordo com o modal escolhido pelo cliente.

    A medição de indicadores é imprescindível para alcançar níveis diferenciados de competitividade e aumento de lucro nos negócios. É necessário uma analise ampla para identificar o indicador que gere mais rentabilidade às financias da empresa.

    Monitorar todos os processos é uma estratégia que o mercado vem exigindo para uma melhor qualidade nos serviços prestados. A utilização de ferramentas tecnológicas tem se mostrado o caminho mais prático, simples e viável para as transportadoras.

    As plataformas digitais da Hivecloud oferecem praticidade no processo de mensuração de indicadores de forma rápida e gratuita. Acesse nosso site e faça o teste com alguns de nossos softwares.

    Saiba mais como otimizar a operação de sua empresa em nosso post sobre controle de ociosidade!