Gestão de TransporteTransportadora

O Canvas do Transporte de Cargas: a ferramenta ideal para monitorar os processos de sua transportadora

4 minutos de leitura
O Canvas do Transporte de Cargas: a ferramenta ideal para monitorar os processos de sua transportadora
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 22 de janeiro de 2024

Existem diversas formas de desenhar o funcionamento do seu negócio, e uma das mais utilizadas no mundo é o Business Model Canvas, ou simplesmente Canvas. Neste artigo, você vai conferir como nós criamos o Canvas do Transporte de Cargas e o que você pode aproveitar deste modelo. Confira!

    Organizando as Informações

    Uma das grandes dificuldades na gestão das transportadoras de carga é ter uma visão panorâmica de suas operações, com foco nas principais atividades. Isso porque as operações de transporte possuem características bastante variadas, algumas delas compostas por diferentes etapas que envolvem a participação de diferentes players.

    Apesar das particularidades, é possível identificar que algumas atividades merecem atenção especial do gestor de transportadora, por serem determinantes para o sucesso do negócio.

    É baseado nisso que funciona o Canvas do Transporte de Cargas. O Canvas é um quadro planejado para expor, de forma simplificada aos gestores de transporte, as informações gerenciais determinantes para o resultado de uma transportadora.

    Uma das maiores vantagens do modelo proposto pelo Canvas é a forma simplificada de visualizar as principais informações relacionadas ao negócio.

    É interessante que, em uma única interface, seja possível acompanhar o andamento de todos os processos cruciais para o sucesso da transportadora e, dessa forma, identificar onde existem gargalos e também aonde é possível otimizar as atividades para que a empresa renda mais. A maneira como este quadro funciona, você pode conferir a seguir.

    O Canvas do Transporte de Cargas

    O Canvas do Transporte de Carga é dividido em sete quadros das atividades estratégicas de uma empresa de transporte, sendo eles: Transferências em execução, Orçamentos pendentes, Coletas em execução, Entregas pendentes, Embarques em execução, Entregas confirmadas e Faturas em aberto.

    TMS e canvas

    Transferências em execução

    Esta é uma etapa exclusiva para transportadoras com mais de uma filial. O controle das transferências em execução é estratégico, pois o gestor de transportadora precisa conciliar as mercadorias transferidas com o espaço disponível no depósito, com os motoristas (terceirizados ou não), com os documentos fiscais necessários e muito mais.

    A agilidade empregada nesse processo pode representar mais capacidade para sua transportadora remanejar as cargas, e consequentemente, fechar mais contratos em menos tempo.

    Orçamentos pendentes

    O transportador que oferece orçamentos precisa controlar a evolução de cada uma das propostas que realizou. Essa atividade é estratégica, uma vez que ajuda a definir quantas cargas poderão ser transportadas e em qual espaço de tempo, de acordo com as propostas que se recebeu e que se realizou.

    É possível analisar a taxa de sucesso de cada orçamento, e assim melhorar as propostas ao longo do tempo, visando fechar contratos cada vez mais rentáveis.

    Coletas em execução

    O transportador que realiza coletas deseja fazê-las com o máximo de eficiência. Pensando nisso, é desejável conciliar a trajetória dos veículos com data e hora informadas para a coleta no expedidor, além de preparar o armazém para o recebimento da carga e ainda gerar todos os documentos necessários.

    Ao utilizar uma interface que simplifique o controle das coletas em execução, o gestor garante o alto desempenho de todo o processo, e, como conseqüência, aumenta sua rentabilidade.

    Entregas pendentes

    Visualizar as entregas pendentes de maneira simplificada auxilia o gestor de transportadora a tornar todo o processo de entrega mais eficiente e valioso para seus clientes.

    Uma entrega rápida e competente, sem atrasos ou danos à carga, gera um diferencial de mercado para o transportador, que assim pode conquistar clientes cada vez maiores e melhores para sua área de atuação.

    Embarques em execução

    Os embarques são estratégicos para a transportadora, uma vez que permitem aumentar a rentabilidade geral do negócio. Aumentar a eficiência no processo de embarque é possível quando a gestão consegue dar andamento a mais atividades em menos tempo, como a emissão dos documentos fiscais necessários para a entrega, o alinhamento de veículos e pessoal necessário para o embarque, a definição dos locais e horários de início e término do embarque, dentre outros.

    Por essa razão, a visualização em uma única tela torna-se grande aliada do gestor de transportadora, sendo possível controlar os processos relacionados ao embarque de maneira simplificada.

    Entregas confirmadas

    Acompanhar a confirmação das entregas é indispensável para o gestor do ramo dos transportes. Isso porque é geralmente após a confirmação da entrega que é gerada a fatura para o pagamento do frete pelo contratante do serviço.

    Além disso, para o contratante, obter a confirmação da entrega de maneira rápida e eficiente costuma ser considerado um ponto fundamental para a contratação de novos serviços de transporte, aumentando a confiança e a qualidade do relacionamento entre as partes.

    Faturas em aberto

    A importância do recebimento do frete dispensa apresentação. O transportador que não recebe pode ter um prejuízo que inviabilize parcial ou até completamente suas atividades.

    Por essa razão, é estratégico acompanhar as faturas em aberto e tomar as devidas providências para que seu pagamento seja efetuado sem maiores prejuízos.